Comentário Bíblico
Adventista
Senaá - (cba)
Esdras 2:35
É interessante encontrar no final da lista de todas as famílias não eclesiásticas e grupos de cidades, a maior de todas as unidades - 3.630 homens com o nome estranho de "filhos de Senaá". O fato de esse grupo ser mencionado por último, pode indicar que fosse considerado menos importante que os outros. Por terminar com desinência feminina, já se cogitou tratar-se de um nome de cidade, mas não é comum que uma cidade, com um número tão expressivo de habitantes, jamais tenha sido mencionada em outro lugar. Como um local assim poderia ter desaparecido sem deixar traço algum de sua antiga existência? Por essa razão, alguns comentaristas consideram que seja o nome de uma unidade familiar. Se for assim, por que o nome ocorre sozinho, no fim de vários grupos de cidades, a despeito de seu grande número? Parece razoável considerar que os 3.630 "filhos de Senaá" eram de casta inferior, como E. Meyer e R. Kittel sugerem. O nome Senaá ocorre também em formas variantes (Neemias 11:9; 1 Crônicas 9:7).
- 9 Joel, filho de Zicri, superintendente sobre eles; e Judá, filho de Senua, o segundo sobre a cidade. Neemias 11:9 7 dos filhos de Benjamim: Salu, filho de Mesulão, filho de Hodavias, filho de Hassenua; 1 Crônicas 9:7
Alguns pensam que esse nome foi dado às pessoas que não podiam provar sua ascendência e que não pertenciam a nenhuma grupo profissional, tais como o dos perfumistas e o dos ourives (Neemias 3:8,31). Parece que eram homens sem um lugar estabelecido na sociedade, sem linhagem ou direitos herdados. Eles se uniam em um grupo comum e podem não ter sido bem-sucedidos em Babilônia e talvez tenham retornado em grande número na esperança de melhores oportunidades na Palestina.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Esdras 2:1-35
Foi feito um registro das famílias que regressaram do cativeiro. Observe quanto o pecado reduz uma nação, mas quanto a justiça a exalta!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |