Comentário Bíblico
Adventista
Antes - (cba)
Eclesiastes 12:2
As imagens altamente figuradas de Eclesiastes 12:2-6 têm sido interpretadas de várias maneiras. Diversos comentaristas, tanto judeus como cristãos, explicaram esta sequência como uma descrição do esgotamento das faculdades físicas no ocaso da vida, e viram as imagens específicas como uma refe rência a detalhes anatômicos do corpo. Com excelente habilidade literária Salomão descreve a velhice e a morte, como especificamente declaradas em Eclesiastes 12:1,5,7. O sentido da alegoria como um todo é claro: "lembrar-se" do Criador antes que a velhice chegue, e dedicar a vida às atividades adequadas a este conceito de dever e destino. Este é o tema de todo o livro.
- 2 antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; 3 no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, 4 e as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas; 5 como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; 6 antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna, Eclesiastes 12:2-6 1 Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles; 5 como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; 7 e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu. Eclesiastes 12:1,5,7
Salomão, felizmente, "lembrou-se" de seu Criador quase no final de uma longa vida dedicada a se esquecer de Deus e seguir a loucura, que ele descreveu tão vivi damente por todo o livro. Olhando para trás, para os anos desperdiçados, Salomão encoraja a outros que evi tem os desapontamentos que teve na vid a enquanto em vão buscava a felic idade. Quando se trata da interpre tação de detalhes da alegoria é bom usar de cautela, pois as Escrituras não fornecem uma explicação clara dos símbolos utilizados. Qualquer interpretação reflete apenas uma opinião pessoal. O com. de Eclesiastes 12:2-6 é sugestivo.
O sol - (cba)
Eclesiastes 12:2
O desvanecer dos luminares do céu são utilizados aqui para ilustrar os "maus dias" de Eclesiastes 12:1, a chegada da velhice. Alguns comentaristas aplicam à deterioração da visão. Comenta ristas judeus foram a extremos q uanto à aplicação dos detalhes fazendo com que o "sol" representasse a testa ; a "luz", o nariz; a lua, a "alma"; e as estrelas, as "bochechas".
Tornem a vir as nuvens - (cba)
Eclesiastes 12:2
Os comentaristas judeus entendem que o significado deste verso é que a visão é enfraquecida pelo choro em tempos de angústia . É preferível tomar esta imagem como um quadro geral da velhice e o decorrente embotamento das faculdades naturais.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Eclesiastes 12:1-7
Devemos nos lembrar dos pecados cometidos contra o nosso Criador, arrependermo-nos, e pedirmos perdão. Devemos nos lembrar de nosso dever e cumpri-lo, e buscar no Senhor a graça e o poder. Isto deve ser feito o mais cedo possível, enquanto o corpo é forte e o espírito, ativo. Um homem sente pesar revisando uma vida mal empreendida, marcada pela permanência no pecado e nas vaidades deste mundo, de maneira que se vê obrigado a dizer: "Eu não tenho neles contentamento".
Logo segue uma descrição figurada da velhice e suas doenças, a qual tem certas dificuldades; porém, o significado é claro: mostrar quão incômodos são, geralmente, os dias da velhice. Como em Eclesiastes 12:2-5 são uma descrição figurativa das enfermidades que habitualmente acompanham a velhice, Eclesiastes 12:6 aborda as circunstâncias que acompanham a hora da morte, se o pecado não tivesse entrado no mundo, tais enfermidades não seriam conhecidas. Então, o idoso deve refletir sobre o mal do pecado.
- 2 antes que se escureçam o sol e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; 3 no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas, 4 e as portas da rua se fecharem; quando for baixo o ruído da moedura, e nos levantarmos à voz das aves, e todas as filhas da música ficarem abatidas; 5 como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho; e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e falhar o desejo; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; Eclesiastes 12:2-5 6 antes que se rompa a cadeia de prata, ou se quebre o copo de ouro, ou se despedace o cântaro junto à fonte, ou se desfaça a roda junto à cisterna, Eclesiastes 12:6
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Doce é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol. 8 Se, pois, o homem viver muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo lembre-se dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. Eclesiastes 11:7,8 1 Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho! Ele lhe respondeu: Eis-me aqui! Gênesis 27:1 10 Os olhos de Israel, porém, se tinham escurecido por causa da velhice, de modo que não podia ver. José, pois, fê-los chegar a ele; e ele os beijou e os abraçou. Gênesis 48:10 2 Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado ne seu lugar (ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver), 1 Samuel 3:2 15 Ora, Eli tinha noventa e oito anos; e os seus olhos haviam cegado, de modo que já não podia ver. 18 Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos. 1 Samuel 4:15,18 7 Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Salmos 42:7 20 Tu, que me fizeste ver muitas e penosas tribulações, de novo me restituirás a vida, e de novo me tirarás dos abismos da terra. Salmos 71:20 16 As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. Salmos 77:16 30 E bramarão contra eles naquele dia, como o bramido do mar; e se alguém olhar para a terra, eis que só verá trevas e angústia, e a luz se escurecerá nas nuvens sobre ela. Isaías 5:30 10 Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. Isaías 13:10 7 E, apagando-te eu, cobrirei o céu, e enegrecerei as suas estrelas; ao sol encobrirei com uma nuvem, e a lua não dará a sua luz. 8 Todas as brilhantes luzes do céu, eu as enegrecerei sobre ti, e trarei trevas sobre a tua terra, diz o Senhor Deus. Ezequiel 32:7,8 15 O sol e a lua escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. Joel 3:15 29 Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Mateus 24:29