Comentário Bíblico
Adventista
Atenta - (cba)
Eclesiastes 12:12
Ou, "adverte".
Não há limite para fazer livros - (cba)
Eclesiastes 12:12
Salomão poderia estar pensando em livros que não foram feitos com a fin alidade de transmitir sabedoria prática, mas para glorificar seus autores ou aqueles sobre quem foram escritos. Quão pouco do que foi escrito é realmente digno de ser lido! Sem dúvida , Salomão leu todos os "livros" que encontrou, possivelmente até a extensa literatura cananita (ver também com. de Juízes 1:11) e a literatura ele sabedoria elo Egito, já famosa em sua época (ver 1 Reis 4:30).
- 11 Dali partiu contra os moradores de Debir, que se chamava outrora Quiriate-Sefer. Juízes 1:11 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 1 Reis 4:30
Muito estudar - (cba)
Eclesiastes 12:12
Estudar somente pelo prazer ou como um fim em si mesmo, como fez Salomão durante grande parte de sua vida, se mostrou inútil. Não era prático e, por isso, era "vaidade". Somente qu ando o estudo se torna um meio para alcançar um fim ma ior do que ele mesmo é que pode evitar que se torne um "cansaço da carne". Quando o Autor de toda a verdade é reconhecido como o "princípio da sabedoria" (Salmos 111:10) e o estudo se torna um meio de alcançar Seus pensamentos, a fim de que a vida se conforme com o propósito divino, então o estudo se torna um prazer edificante. As especulações filosóficas dos escritores pagãos não contribuem em nada com o pensamento cri stão (ver CPPE, 444).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Eclesiastes 12:8-14
Salomão repete o seu texto: VAIDADE DE VAIDADE, É TUDO VAIDADE. Estas são as palavras de alguém que podia falar por experiência própria sobre a vaidade deste mundo, que nada pode fazer para aliviar os homens da carga do pecado. Ao considerar o valor das almas, esteja atento ao que Salomão disse e escreveu: palavras de verdade, que sempre serão aceitáveis. As verdades de Deus são como aguilhões para os torpes e distantes; e cravos para os que andam desgarrados e desviados; são meios de estabilizar o coração, a fim de que nunca nos apartemos de nosso dever nem sejamos tirados dele. O Pastor de Israel é o Doador da sabedoria inspirada. Todos os mestres, bem como os seus servos, recebem as suas instruções.
As Escrituras aplicam esse título ao Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Os profetas inquiriram e diligentemente indagaram que pessoa e tempo indicava o Espírito de Cristo, que estava neles, quando de antemão anunciaram os sofrimentos do Senhor e as glórias que viriam em seguida.
Escrever muitos livros não era adequado para a curta vida humana, e seria cansativo para o escritor e seu leitor; isto valia para ambos muito mais do que é agora. Todas as coisas seriam vaidade e aflição, a menos que conduzissem a esta conclusão: temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos é tudo o que o homem precisa fazer. O temor de Deus inclui em si todos os afetos da alma, os que são produzidos pelo Espírito santo. Pode haver terror onde não há amor, e sim ódio. Porém, isto é diferente do gracioso temor de Deus, como os sentimentos de uma criança carinhosa. Frequentemente, coloca-se o temor de Deus no coração, como o todo da religião verdadeira, o que compreende os seus resultados práticos na vida. Atendamos à única coisa necessária, e vamos a Ele como Salvador misericordioso, que virá, como juiz Todo-poderoso, quando trouxer à luz as coisas das trevas e expuser os conselhos de todos os corações. Por que Deus registra em sua Palavra que TUDO E VAIDADE, senão para impedir que nos enganemos, para a nossa própria ruína? Ele faz com que o nosso dever seja de nosso próprio interesse. Que seja gravado em nossos corações: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é tudo que o homem precisa.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 80

Minha Consagração Hoje, Pág. 133
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. 31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. Lucas 16:29-31 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; João 5:39 31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:31 25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem. João 21:25 19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:19-21 18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza. Eclesiastes 1:18 32 Proferiu ele três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. 1 Reis 4:32