Comentário Bíblico
Adventista
A fim de que - (cba)
Atos 3:20
Do gr. hopõs an. Lexicógrafos e gramáticos são unânimes em afirmar que hopõs an revela propósito, não tempo (como na KJV). Hopos, com ou sem o an ocorre 56 vezes no NT. É traduzido por “como” (Mateus 22:15; Lucas 24:20), “de sorte que” (Lucas 16:26) e “porque” (Atos 20:16). Mas a tradução mais frequente é “para que” ou outra expressão de propósito (Atos 8:15; Atos 9:12,17,24; Romanos 3:4).
- 15 Então os fariseus se retiraram e consultaram entre si como o apanhariam em alguma palavra; Mateus 22:15 20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades e entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. Lucas 24:20 26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. Lucas 16:26 16 Porque Paulo havia determinado passar ao largo de Éfeso, para não se demorar na Ásia; pois se apressava para estar em Jerusalém no dia de Pentecostes, se lhe fosse possível. Atos 20:16 15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Atos 8:15 12 e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. 24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, Atos 9:12,17,24 4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. Romanos 3:4
A conversão em relação ao pecado tem poder para acelerar o cu mprimento dos propósitos do Senhor e, consequentemente, apressar a vinda de Seu reino em plenitude.
Pedro sugere uma sequência temporal na experiência da conversão. Ele chamou os ouvintes a se arrependerem e se converterem. Tais atos, segundo ele, seriam sucedidos por: (1) o cancelamento dos pecados, (2) a chegada de “tempos de refrigério” e (3) o glorioso advento de Jesus Cristo.
Em qualquer discussão da sequência de tempo nas palavras de Pedro é importante manter dois pontos em mente: (1) Assim como os outros discípulos, Pedro não conhecia “tempos ou épocas” (Atos 1:7; cf. João 21:20-23). Ele tinha uma visão limitada do futuro e esperava o breve retorno do Senhor (ver Nota Adicional a Romanos 13). (2) Por iluminação divina, Pedro reconheceu que certas profecias sobre os “últimos dias” estavam se cumprindo em sua época. Na verdade, a ilu minação do Espírito pode tê-lo capacitado a enxergar apenas esse cumprimento imediato e limitado, embora tal ideia não seja fundamental para esta discussão. Por exemplo, no dia de Pentecostes, ele citou a profecia de joel de que “nos últimos dias” Deus derramaria Seu Espírito sobre toda carne e afirmou que ela estava se cumprindo (Atos 2:14-18). De fato. houve um cumprimento limitado da profecia de derramamento de poder divino. Conlorme já explicado, também é verdade que, em certo sentido da palavra, os pecados dos conversos tenham sido cancelados, pois eles foram cobertos pelo sangue salvador de Jesus Cristo.
- 7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade. Atos 1:7 20 E Pedro, virando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o mesmo que na ceia se recostara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o que te trai? 21 Ora, vendo Pedro a este, perguntou a Jesus: Senhor, e deste que será? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? Segue-me tu. 23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso? João 21:20-23 14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja- vos isto notório, e escutai as minhas palavras. 15 Pois estes homens não estão embriagados, como vós pensais, visto que é apenas a terceira hora do dia. 16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17 E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos; 18 e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Atos 2:14-18
Mas na perspectiva do desenrolar dos planos de Deus, sobretudo no cumprimento das profecias, pode-se perceber que os “últimos dias”, em seu sentido mais literal e completo, são o tempo presente, quando os servos de Deus, com toda propriedade, podem aguardar o retorno de Cristo. De igual modo, pode-se reconhecer que o grande derramamento do Espírito, nos “tempos de refrigério”, pertencem mais especificamente à presente época, no contexto da chuva serôdia (ver com. de Joel 2:23). Com a mesma propriedade, pode-se considerar o cancelamento dos pecados como um evento do presente, em vista da expiação em andamento no Céu. Por que separá-lo por completo dos outros dois eventos que Pedro mencionou? Aliás, quando se estuda o tempo do apagamento dos pecados no contexto da obra de Cristo no santuário celestial (ver com. de Daniel 8:14), descobre-se que o verdadeiro cancelamento ocorre nos últimos dias, pouco antes da vinda de Cristo (ver PP, 357, 358; GC, 421, 422; ver com. de Ezequiel 18:24). O elo entre os três acontecimentos fica evidente na tradução feita pela ARA (Atos 3:19,20).
- 23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus; porque ele vos dá em justa medida a chuva temporã, e faz descer abundante chuva, a temporã e a serôdia, como dantes. Joel 2:23 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 24 Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniqüidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá. Ezequiel 18:24 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, 20 e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus, Atos 3:19,20
Portanto, está claro que a declaração de Pedro (Atos 3:19,20), quando analisada como um todo, contém um elemento temporal definido. Sob a inspiração divina, além de sua compreensão finita, ele fala de forma concisa de dois grandes eventos dos últimos dias: (1) o derramamento do Espírito de Deus e (2) o cancelamento definitivo dos pecados dos justos. Ambos estão ligados a um terceiro evento, o clímax de tudo: o segundo advento de Cristo.
Da presença - (cba)
Atos 3:20
Literalmente, “da face”. O “relrigério” vem diretamente do trono de Deus.
Envie - (cba)
Atos 3:20
O tema dominante dos autores do NT é o retorno de Cristo (ver com. de Atos 3:19).
Já vos foi designado - (cba)
Atos 3:20
Esta leitura é atestada por evidências textuais. Na mente de Deus, o plano da redenção foi definido desde a eternidade (ver Mateus 25:34; Efésios 1:4; Apocalipse 13:8) e foi executado mesmo em face da resistência de Satanás e de homens pecadores. Resta aos envolvidos no plano cumprir suas condições por meio da obediência (cf. Lucas 22:42; Hebreus 10:7).
- 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25:34 4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4 8 E adora-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Apocalipse 13:8 42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. Lucas 22:42 7 Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. Hebreus 10:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Atos 3:19-21
A absoluta necessidade de arrependimento deve pesar solenemente na consciência de todos aqueles que desejam que seus pecados sejam apagados e que possam ter parte no refrigério que nada pode dar, senão o sentimento do amor perdoador de Cristo. Bemaventurados são aqueles que têm sentido isto. Não era necessário que o Espírito Santo desse a conhecer os tempos e as estações desta dispensação. Estes temas ainda estão obscuros, e quando os pecadores tiverem convicção de seus pecados, clamarão ao Senhor por perdão; o penitente convertido e crente terá tempos de refrigério na presença do Senhor. Em um estado de tribulação e prova, o glorioso Redentor estará fora do alcance da vista, porque devemos viver por fé nEle.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 485

O Grande Conflito, Pág. 612
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31 27 Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Mateus 16:27 3 E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31 E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. 32 Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. 33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. 34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. 35 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. 36 Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai. Mateus 24:3,30-36 26 Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. 30 Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam. 31 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. 33 Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo. 34 É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36 para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. 37 O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai. Marcos 13:26,30-37 11 Ouvindo eles isso, prosseguiu Jesus, e contou uma parábola, visto estar ele perto de Jerusalém, e pensarem eles que o reino de Deus se havia de manifestar imediatamente. Lucas 19:11 27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Lucas 21:27 2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 2 Tessalonicenses 2:2,8 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. 12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. 14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. 15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Apocalipse 19:11-16