Comentário Bíblico
Adventista
Sétimo selo - (cba)
Apocalipse 8:1
Apocalipse 6 relata a abertura dos seis primeiros selos, de um total de sete. O cap. 7 é um parêntese, pois interrompe a abertura dos selos para mostrar que Deus tem um povo verdadeiro, que conseguiria resistir aos terrores retratados (ver com. de Apocalipse 6:17). Então, a visão volta para a abertura dos selos.
Silêncio no céu - (cba)
Apocalipse 8:1
Em contraste com os acontecimentos espetaculares que sucedem a abertura dos outros selos, um silêncio aterrador paira após a abertura do sétimo. Tal silêncio recebe pelo menos duas explicações. Alguns defendem que este silêncio no Céu, depois dos eventos terríveis que ocorrem na Terra pouco antes da segunda vinda (Apocalipse 6:14-16), é causado pela partida das hostes celestiais, que deixam a corte do Céu para acompanhar Cristo à Terra (ver Mateus 25:31).
- 14 E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares. 15 E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; Apocalipse 6:14-16 31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31
Outra perspectiva explica que este silêncio no Céu se deve à aterradora expectativa (cf. PE, 15, 16; DTN, 693). Até aqui, as cortes celestiais foram retratadas como repletas de cânticos e louvor. Então, tudo fica quieto, na silenciosa expectativa das coisas prestes a acontecer. Compreendido dessa maneira, o silêncio do sétimo selo forma uma ponte entre a abertura dos selos e o toque das trombetas, pois sugere que, com o sétimo selo, a revelação ainda não está completa. Há mais para ser explicado a respeito da programação divina de eventos no grande conflito (ver com. de Apocalipse 8:5).
Meia hora - (cba)
Apocalipse 8:1
Alguns intérpretes compreendem esta informação com base na fórmula de tempo profético segundo a qual um dia representa um ano literal (ver com. de Daniel 7:25). Segundo essa fórmula, “meia hora” corresponderia a uma semana literal (cf. PE, 16). Outros argumentam que não há provas claras nas Escrituras para considerar tempos proféticos inferiores a um dia inteiro e preferem compreender que “cerca de meia hora" significa tão somente um curto período não especificado.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
silêncio
Apocalipse 8:1
Contrasta com o alto louvor no cap. 5. O ato final da história fica sem ser dito, para ser apresentado depois.
Referências cruzadas
Apocalipse 8:1
Apocalipse 6:1.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 8:1-6
Abre-se o sétimo selo. Houve um profundo silêncio no céu por um espaço de tempo; todos estavam calados na Igreja, porque cada vez que a Igreja da terra grita pela opressão, esse grito chega ao céu; ou é um silêncio de expectativa. Foram dadas trombetas aos anjos, que deveriam tocá-las. O Senhor Jesus é o Sumo Sacerdote da Igreja, e tem um incensário de ouro e muito incenso, plenitude de mérito em sua gloriosa pessoa.
É desejável que os homens queiram conhecer a plenitude que há em Cristo e se proponham a familiarizar-se com a sua excelência. Que eles sejam verdadeiramente persuadidos de que Cristo tem o ofício de Intercessor, e que o desempenha com profunda simpatia. Nenhuma oração assim recomendada jamais deixou de ser ouvida e aceita. Estas orações, assim aceitas no céu, produziram grandes mudanças na terra.
A adoração e a religião cristã, puras e celestiais em origem e natureza, quando são enviadas à terra e entram em conflito com as paixões e os projetos mundanos dos homens pecadores, produzem notáveis tumultos, aqui expressos em linguagem profética, como declarou o próprio Senhor Jesus (Lucas 12:49).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos. 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; Apocalipse 5:1,9 1 E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem! 3 Quando ele abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: Vem! 5 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: Vem! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que estava montado nele tinha uma balança na mão. 7 Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: Vem! 9 Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. 12 E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue; Apocalipse 6:1,3,5,7,9,12 16 Parou ele, mas não pude discernir a sua aparencia; um vulto estava diante dos meus olhos; houve silêncio, então ouvi uma voz que dizia: Jó 4:16 7 Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Salmos 37:7 1 Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 20 Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra; cale-se diante dele toda a terra. Habacuque 2:20 13 Cale-se, toda a carne, diante do Senhor; porque ele se levantou da sua santa morada. Zacarias 2:13