Comentário Bíblico
Adventista
Quadrangular - (cba)
Apocalipse 21:16
Há beleza inerente na proporção correta, no equilíbrio perfeito e na congruência (ver vários itens quadrados em Êxodo 27:1; Êxodo 28:16; Êxodo 30:2; Êxodo 39:9; 2 Crônicas 3:8; Ezequiel 41:21; Ezequiel 43:16; Ezequiel 45:2; Ezequiel 48:20).
- 1 Farás também o altar de madeira de acácia; de cinco côvados será o comprimento, de cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e de três côvados a altura. Êxodo 27:1 16 Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura. Êxodo 28:16 2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado; e de dois côvados será a sua altura; as suas pontas formarão uma só peça com ele. Êxodo 30:2 9 Quadrado e duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo, sendo ele dobrado. f Êxodo 39:9 8 Fez também a câmara santíssima, cujo comprimento era de vinte côvados, correspondendo à largura da casa, e a sua largura era de vinte côvados; e a revestiu de ouro fino, do peso de seiscentos talentos. 2 Crônicas 3:8 21 As ombreiras das portas do templo eram quadradas; e diante do santuário havia uma coisa semelhante Ezequiel 41:21 16 E a lareira do altar terá doze côvados de comprimento, e doze de largura, quadrado nos quatro lados. Ezequiel 43:16 2 Desta porção o santuário ocupará quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, em quadrado, e terá em redor um espaço vazio de cinqüenta côvados. Ezequiel 45:2 20 A oferta inteira será de vinte e cinco mil canas por vinte e cinco mil; em quadrado a oferecereis como porção santa, incluindo o que possui a cidade. Ezequiel 48:20
Doze mil estádios - (cba)
Apocalipse 21:16
Um estádio (sta-dion) tem cerca de 185 metros (ver vol. 5, p. 38). Logo, doze mil estádios seriam equivalentes a cerca de 2.218 quilômetros. O texto não informa se esta é a medida do perímetro ou de um lado. Se for a primeira opção, cada lado da cidade terá por volta de 551 quilômetros (sobre o costume de medir a cidade pelo perímetro, ver a Carta de Aristeias, 105). É importante notar que stadion não equivale ao comprimento de um estádio atual.
Iguais - (cba)
Apocalipse 21:16
Já foram feitas várias tentativas de explicar as dimensões da cidade. É difícil visualizar uma cidade com doze mil (ou três mil) estádios de altura (ver acima no com. sobre "doze mil estádios”). Alguns, embora não neguem que a cidade seja real, creem que as medidas fornecidas aqui, assim como as das muralhas, sejam uma “medida [...] de anjo” (ver com. de Apocalipse 21:17). Defendem que, por isso, é improvável que haja a intenção de se referir a dimensões humanas. Outros apontam para a semelhança entre o tamanho da cidade descrita aqui e a vislumbrada pelos judeus. Este assunto é abordado da seguinte forma na Midrash: “Qual é o tamanho, a largura e a altura [de Jerusalém]? Ela cresceu e se expandiu para cima (Ezequiel 41:7). Tem-se ensinado, R. Eliezer b. Jdaqob disse: Jerusalém subirá até atingir o trono da glória e dirá a Deus: 'Mui estreito é para mim este lugar; dá-me espaço em que eu habite’ (Isaías 49:20)” (Pesiqtha, 143a, citado por Stracke Billerbeck, Kommentar zuni Neuen Testament, vol. 3, p. 849).
- 17 Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo. Apocalipse 21:17 7 Também as câmaras laterais aumentavam de largura de andar em andar, ao passo que se aprofundava a reentrância da parede de andar em andar em volta do templo; e havia ao lado do templo uma escadaria pela qual se subia do primeiro ao terceiro andar mediante o segundo. Ezequiel 41:7 20 Os filhos de que foste privada ainda dirão aos teus ouvidos: Muito estreito é para mim este lugar; dá-me espaço em que eu habite. Isaías 49:20
Outros ainda atribuem à palavra aqui traduzida por "iguais” (isos) o sentido de “proporção". Por isso, acreditam que embora a largura e o comprimento possam ser iguais, a altura será proporcional às outras dimensões. Isso é possível, mas é difícil demonstrar tal definição com base em fontes bíblicas ou clássicas. Outra interpretação permite que isos mantenha seu significado normal, mas observa que a palavra traduzida por altura (hupsos) também pode significar “a parte alta”, “o topo”, “o cume", "a coroa ". Se hupsos for compreendido nesse sentido, João estaria dizendo que a distância ao redor da parte de cima das muralhas é a mesma da parte de baixo.
Por mais incerta que seja a proporção exata ou o tamanho da cidade celestial, é certo que suas glórias excederão em muito nossa mais ousada imaginação. Ninguém precisa se preocupar, pois haverá espaço suficiente para todos que desejarem morar ali. Na casa do Pai, há “muitas moradas" (João 14:2).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
doze mil estádios
Apocalipse 21:16
Cerca de 2.200 km. Não fica claro se esta é a medida de cada lado da cidade ou a soma dos quatro lados.
iguais
Apocalipse 21:16
A cidade tem formato cúbico. O único outro cubo na Bíblia é o lugar santíssimo do santuário no AT (1 Reis 6:20).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 21:9-21
Deus tem várias ocupações para seus santos anjos. Às vezes, tocam a trombeta da providência divina e advertem a um mundo indiferente; às vezes revelam fatos de natureza celestial aos herdeiros da salvação. Os que desejam ter uma clara visão do céu devem aproximarse tanto quanto puderem do céu, por meio do monte da meditação e da fé. O tema da visão é a Igreja de Deus em estado perfeito, triunfante, reluzindo em seu brilho; gloriosa em relação a Cristo, o qual mostra que a alegria do céu consiste no relacionamento com Deus, e na conformidade com Ele.
A troca dos símbolos de esposa para cidade mostra que só devemos fazer idéias gerais desta descrição.
O muro é para segurança. O céu é um lugar seguro, e os que ali se encontram estão fora do alcance de todos os males e inimigos, e assegurados contra eles. Esta cidade é enorme; nela há lugar para todo o povo de Deus. O alicerce do muro; a promessa e o poder de Deus e a aquisição de Cristo são os fortes fundamentos da segurança e da felicidade da Igreja. Estes fundamentos eram feitos de doze tipos de pedras preciosas, o que denota a variedade e a excelência das doutrinas do Evangelho, das virtudes do Espírito Santo ou da excelência pessoal do Senhor Jesus Cristo.
O céu tem porta; há entrada livre para todos os que são santificados; eles não serão excluídos.
As portas são pérolas. Cristo é a Pérola Preciosa, e Ele é o caminho que nos leva a Deus. A praça da cidade era de ouro puro, como cristal transparente. Os santos do céu pisam em ouro. Os santos estão em repouso ali, mas este não é um estado de sono e ócio; eles têm comunhão não só com Deus, mas também uns com os outros. Todas essas glórias são somente uma frágil representação do céu.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 17 Os arrabaldes, que a cidade terá, serão para o norte de duzentas e cinqüenta canas, e para o sul de duzentas e cinqüenta, e para o oriente de duzentas e cinqüenta, e para o ocidente de duzentas e cinqüenta. 18 E, quanto ao que ficou do resto no comprimento, de conformidade com a santa oferta, será de dez mil para o oriente e dez mil para o ocidente; e corresponderá à santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem a cidade. 20 A oferta inteira será de vinte e cinco mil canas por vinte e cinco mil; em quadrado a oferecereis como porção santa, incluindo o que possui a cidade. 35 Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová-Samá. Ezequiel 48:17,18,20,35 8 Junto ao termo de Judá, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental, será a oferta que haveis de fazer de vinte e cinco mil canas de largura, e do comprimento de cada uma das porções, desde a fronteira oriental até a fronteira ocidental. O santuário estará no meio dela. 9 A oferta que haveis de fazer ao Senhor será do comprimento de vinte e cinco mil canas, e da largura de dez mil. 10 Será para os sacerdotes uma porção desta santa oferta, medindo para o norte vinte e cinco mil canas de comprimento, para o ocidente dez mil de largura, para o oriente dez mil de largura, e para o sul vinte e cinco mil de comprimento; e o santuário do Senhor estará no meio dela. 11 Sim, será para os sacerdotes consagrados dentre os filhos de Zadoque, que guardaram a minha ordenança, e não se desviaram quando os filhos de Israel se extraviaram, como se extraviaram os outros levitas. 12 E o oferecido ser-lhes-á repartido da santa oferta da terra, coisa santíssima, junto ao termo dos levitas. 13 Também os levitas terão, consoante o termo dos sacerdotes, vinte e cinco mil canas de comprimento, e de largura dez mil; todo o comprimento será vinte e cinco mil, e a largura dez mil. 14 E não venderão nada disto nem o trocarão, nem transferirão as primícias da terra, porque é santo ao Senhor. 15 Mas as cinco mil, as que restam da largura, defronte das vinte e cinco mil, ficarão para uso comum, para a cidade, para habitação e para arrabaldes; e a cidade estará no meio. 16 E estas serão as suas medidas: a fronteira setentrional terá quatro mil e quinhentas canas, e a fronteira do sul quatro mil e quinhentas, e a fronteira oriental quatro mil e quinhentas, e a fronteira ocidental quatro mil e quinhentas. 17 Os arrabaldes, que a cidade terá, serão para o norte de duzentas e cinqüenta canas, e para o sul de duzentas e cinqüenta, e para o oriente de duzentas e cinqüenta, e para o ocidente de duzentas e cinqüenta. 18 E, quanto ao que ficou do resto no comprimento, de conformidade com a santa oferta, será de dez mil para o oriente e dez mil para o ocidente; e corresponderá à santa oferta; e a sua novidade será para sustento daqueles que servem a cidade. 19 E os que servem a cidade, dentre todas as tribos de Israel, cultivá-lo-ão. Ezequiel 48:8-19
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
