Comentário Bíblico
Adventista
Do trono - (cba)
Apocalipse 19:5
Esta é a voz do próprio Deus ou de alguém falando por Ele (ver com. de Apocalipse 16:17).
Louvores - (cba)
Apocalipse 19:5
Literalmente, "continuar louvando". A reação a este convite é o coro de vozes de Apocalipse 19:6,7.
Os Seus servos - (cba)
Apocalipse 19:5
Ver com. de Apocalipse 1:1.
Os que - (cba)
Apocalipse 19:5
Ou, “inclusive vós”, “vós que temeis”, equivalente a “vós, os Seus servos”.
Temeis - (cba)
Apocalipse 19:5
No sentido de contrição reverente (ver com. de Apocalipse 11:18).
Os pequenos e os grandes - (cba)
Apocalipse 19:5
Comparar com Apocalipse 11:18.
Nota Adicional a Apocalipse 19 - (cba)
Apocalipse 19:1-21
Em Apocalipse 12:17, João fala que uma das marcas identificadoras do remanescente é o “testemunho de Jesus”, que corresponde ao "espírito da profecia” (ver com. ali).
A palavra "profecia" representa qualquer mensagem inspirada comunicada por Deus por intermédio de um profeta (ver com. de Mateus 11:9). A profecia pode consistir na predição de acontecimentos; contudo, o mais comum é que não seja. A expressão “espírito da profecia” se refere especificamente à “manifestação do Espírito” na forma de um dom especial do Espírito Santo que inspira aqueles que o recebem e os capacita a falar com autoridade como representantes de Deus (1 Coríntios 12:7-10), quando “movidos pelo Espírito Santo” a assim fazerem (2 Pedro 1:21). O contexto da expressão em Apocalipse 19:10 define “o testemunho de Jesus” e “o espírito da profecia" nesse sentido. Considerando que “os restantes” de Apocalipse 12:17 constituem uma referência específica à igreja após o fim dos 1.260 dias proféticos de Apocalipse 19:6-14, isto é, após 1798 (ver com. de Daniel 7:25), a passagem demonstra ser uma predição clara da manifestação especial do “espírito ou do "dom de profecia na igreja em nossos dias. Os adventistas do sétimo dia acreditam que o ministério de Ellen G. White atende às especificações de Apocalipse 12:17 de maneira única.
- 9 Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. Mateus 11:9 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:7-10 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:21 10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Apocalipse 19:10 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. 7 Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. 10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. 12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. 14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. Apocalipse 19:6-14 25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25
Os autores bíblicos se referem a mais de vinte de seus contemporâneos que exerceram o dom de profecia, muito embora suas mensagens não tenham sido incorporadas ao cânon, como Natã, Gade, Ido, Ágabo e outros (2 Samuel 7:2; 1 Crônicas 29:9; 2 Crônicas 9:29; Atos 11:27,28; Atos 21:10). Além disso, é evidente que o dom de profecia não se restringia aos homens, tanto no AT quanto no NT, pois houve profetisas como Débora (Juízes 4:4), Hulda (2 Crônicas 34:22) e as quatro filhas de Filipe (Atos 21:9).
- 2 disse ele ao profeta Natã: Eis que eu moro numa casa de cedro, enquanto que a arca de Deus dentro de uma tenda. 2 Samuel 7:2 9 E o povo se alegrou das ofertas voluntárias que estes fizeram, pois de um coração perfeito as haviam oferecido ao Senhor; e também o rei Davi teve grande alegria. 1 Crônicas 29:9 29 Ora, o restante dos atos de Salomão, desde os primeiros até os últimos, porventura não estão escritos na história de Natã, o profeta, e na profecia de Aías, o silonita, e nas visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate? 2 Crônicas 9:29 27 Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia; 28 e levantando-se um deles, de nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome por todo o mundo, a qual ocorreu no tempo de Cláudio. Atos 11:27,28 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; Atos 21:10 4 Ora, Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Juízes 4:4 22 Então Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Hasra, o guarda das vestiduras (ela habitava então em Jerusalém na segunda parte); e lhe falaram a esse respeito. 2 Crônicas 34:22 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Atos 21:9
Em nenhuma passagem do NT, os autores sugerem que o dom de profecia terminaria com a igreja apostólica. Ao contrário, Paulo declara que, juntamente com os outros dons do Espírito (Efésios 4:11), ele continuaria “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Apocalipse 19:13). Todos os outros dons especiais mencionados em Apocalipse 19:11 ainda são necessários na igreja; homens e mulheres continuam a ser qualificados pelo Espírito Santo a exercer tais funções. Por que o ofício do profeta seria considerado uma exceção?
- 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, Efésios 4:11 13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. Apocalipse 19:13 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Apocalipse 19:11
Têm ocorrido manifestações falsificadas do dom profético. Isso aconteceu não só na época do AT (ver 2Cr 18; Jr 27-29), mas nosso Senhor advertiu à igreja cristã que ela também seria perturbada por falsos profetas, sobretudo, à medida que Seu segundo advento se aproximasse (Mateus 24:11,24). O poder de engano desses falsos profetas seria tão grande que enganariam, “se possível, os próprios eleitos". O fato de Cristo ter advertido contra uma falsa manifestação do dom profético antes de Sua segunda vinda é um forte argumento de que também ocorreria uma manifestação genuína do dom. Caso contrário, Ele poderia simplesmente ter advertido contra todo e qualquer profeta que surgisse.
Em harmonia com a advertência de Cristo, João aconselha a igreja a testar aqueles que afirmam ter recebido dons espirituais (1 João 4:1), a fim de verificar se eles são genuínos. As Escrituras especificam alguns padrões que servem para avaliar aqueles que alegam falar em nome de Deus: (1) a vida pessoal do profeta deve estar em harmonia com os ensinos das Escrituras (Mateus 7:15-20); (2) suas mensagens também devem estar em concordância com a Bíblia; (3) seu ministério deve exaltar a Cristo como Filho de Deus e Salvador da humanidade (1 João 4:2); e (4) seu ministério é confirmado por predições cumpridas (Jeremias 28:9; 1 Samuel 3:19). Também é razoável esperar que a mensagem proferida por ele proporcione benefícios práticos para a igreja, que será anunciada na hora certa e da maneira apropriada, que não sofrerá influência de seres humanos e, quando estiver em visão, sua experiência será semelhante à dos profetas bíblicos. A vida, o ministério e os escritos de Ellen G. White cumprem todos esses requisitos.
- 1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 1 João 4:1 15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:15-20 2 Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 1 João 4:2 9 Quanto ao profeta que profetuar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta. Jeremias 28:9 19 Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra. 1 Samuel 3:19
Os adventistas do sétimo dia não consideram os escritos de Ellen G. White um substituto, nem um acréscimo ao cânon sagrado. Para eles, a Bíblia é o único teste supremo da fé e prática cristãs (ver PE, 78). Por sua vez, os escritos de Ellen G. White servem, nas palavras dela, como “uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior" (Ellen G. White, RFI, 20/01/1903). Os escritos do espírito de profecia não apresentam uma nova forma de salvação, mas têm o propósito de levar as pessoas a entender e apreciar a Bíblia, ajudando-as a se apropriar da fonte de salvação ali revelada.
Alguns especulam que há graus de inspiração. Por isso, afirmam que profetas como Débora, Natã e Ágabo possuíam um tipo de inspiração inferior ao dos escritores canônicos. Com base na mesma premissa, consideram que Ellen G. White possuiu um grau menor ou inferior de inspiração. Todavia, a Bíblia não fala nada sobre graus de inspiração, nem confere qualquer tipo de apoio a essa ideia. Os adventistas creem que tais especulações, além de vãs, são perigosas. De que maneira a mente finita espera entender o mistério de como Deus, por intermédio do Espírito, ilumina de forma singular a mente dos porta-vozes por Ele escolhidos? (sobre alguns questionamentos levantados acerca de Ellen White, ver Francis D. Nichol, Ellen G. White and Her Critics; ver também Herbert Douglass, Mensageira do Senhor).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 19:1-5
Detalha a celebração pela queda da Babilônia em Apocalipse 18:20. As ações que destruiram Babilônia no cap. 18 levaram ao livramento do povo de Deus.
Referências cruzadas
Apocalipse 19:5
Salmos 134:1; Apocalipse 11:18.
- 1 Eis aqui, bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor. Salmos 134:1 18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:18
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 19:1-10
Louvar a Deus pelo que possuímos é orar por aquilo que Ele ainda fará por nós. Há harmonia entre os anjos e os santos neste cântico triunfal.
Cristo é o esposo de sua Igreja resgatada. Esta segunda união será completada no céu, mas o início do milênio glorioso (o qual significa o reino de Cristo, ou o estado de alegria por mil anos na terra) pode ser considerado como a celebração da cerimónia pré-nupcial na terra. A Igreja de Cristo, purificada de erros, divisões e corrupções de doutrina, disciplina, adoração e prática, estará preparada para ser publicamente reconhecida por Ele como o seu deleite e sua amada. A Igreja apareceu, não com vestes alegres e impudicas como as da mãe das prostitutas, mas com linho fino, limpo e branco. São as vestes da justiça de Cristo, imputada para a justificação e repartida para a santificação. As promessas do Evangelho, as verdadeiras palavras de Deus, abertas, aplicadas e seladas pelo Espírito de Deus em santas ordenanças, serão o festejo nupcial. Isto parece referir-se à abundante graça e ao consolo que os cristãos receberão nos dias felizes que virão.
O apóstolo ofereceu honras ao anjo, que as rejeitou. Dirigiu o apóstolo ao único objeto verdadeiro de adoração religiosa: adora a Deus, e somente a Ele. Isto claramente condena a prática dos que adoram os elementos do pão e do vinho, e santos, e anjos e os que não crêem que Cristo é Deus verdadeiramente e por natureza; porém, lhe rendem um tipo de adoração. São declarados réus de idolatria por um mensageiro do céu. Estes são os verdadeiros ditos de Deus: do que deve ser adorado como um com o Pai e com o Espírito Santo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles. Apocalipse 7:15 19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada. Apocalipse 11:19 17 O sétimo anjo derramou a sua taça no ar; e saiu uma grande voz do santuário, da parte do trono, dizendo: Está feito. Apocalipse 16:17 20 Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! 21 Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade! 22 Bendizei ao Senhor, vós todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio! Bendizei, ó minha alma ao Senhor! Salmos 103:20-22 1 Eis aqui, bendizei ao Senhor, todos vós, servos do Senhor, que de noite assistis na casa do Senhor. Salmos 134:1 1 Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor, 19 Ó casa de Israel, bendizei ao Senhor; ó casa de Arão, bendizei ao Senhor; 20 ó casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós, os que temeis ao Senhor, bendizei ao Senhor. Salmos 135:1,19,20 11 reis da terra e todos os povos; príncipes e todos os juízes da terra; 12 mancebos e donzelas; velhos e crianças! 13 Louvem eles o nome do Senhor, pois só o seu nome é excelso; a sua glória é acima da terra e do céu. Salmos 148:11-13 6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor! Salmos 150:6 18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:18 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Apocalipse 20:12 23 Vós, que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, filhos de Jacó, glorificai-o; temei-o todos vós, descendência de Israel. Salmos 22:23 13 abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes. Salmos 115:13