Comentário Bíblico
Adventista
Palavra do SENHOR - (cba)
Ageu 1:3
Ver com. de Sofonias 1:1.
Profeta - (cba)
Ageu 1:3
Tanto Ageu como seu contemporâneo Zacarias se referem a si mesmos como profetas (Zacarias 1:1; ver com. de Habacuque 1:1).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ageu 1:1-11
Observe o pecado dos judeus depois de regressarem do cativeiro na Babilônia. Aqueles que estão ocupados na obra de Deus podem ser tirados de sua obra por uma tormenta, porém, devem retornar a ela. Não disseram que não construiriam um templo; eles o fariam, mas não naquele momento. Deste modo, os homens não dizem que nunca se arrependerão, nem se consertarão, nem serão religiosos, e sim que não o farão agora, Desta maneira o grande trabalho para o qual fomos mandados ao mundo para realizarmos, fica por fazer. Existe em nós a tendência de pensar mal dos desalentos que surgem em nosso dever, como se fossem uma exoneração de nosso dever, quando são somente para provar a nossa coragem e fé. Se descuidaram da edificação da casa de Deus para terem mais tempo e dinheiro para as coisas mundanas.
Para que o castigo correspondesse ao pecado, a pobreza que pensaram evitar não edificando o templo foi-lhes trazida por Deus por não o terem edificado, Muitas boas obras têm sido idealizadas, mas não têm sido feitas porque os homens supuseram não ser o tempo apropriado, Assim, pois, os crentes deixam passar as oportunidades de serem úteis, e os pecadores retardam os benefícios para as suas almas, até que seja tarde demais. Se trabalhamos somente pela comida que perece, conto os judeus fizeram aqui, corremos o risco de perder o nosso esforço; porém, estamos certos de que não será em vão no Senhor, se trabalharmos pela comida que permanece para a vida eterna. se desejamos ter o consolo e a continuidade dos gozos temporais, devemos ter a Deus como nosso Amigo. Veja também Lucas 12:33.
Quando Deus interfere em nossos assuntos temporais, e nos deparamos com problemas e desilusões, descobrimos que a causa é que a obra que temos que fazer para Deus e por nossas almas, fica por fazer e buscamos mais os nossos interesses pessoais do que os de Cristo, Quantos dizem que não podem se dar ao. luxo de dar algo para as obras de piedade e caridade, costumam dar dez vezes mais para gastos desnecessários em suas casas e para si mesmos! Alheios aos seus próprios interesses são aqueles que se preocupam muito em adornar e enriquecer as suas casas, enquanto o templo de Deus em seus corações está desperdiçado.
O grande interesse de cada um é aplicar-se ao dever necessário de examinar-se a si mesmo, e ter comunhão com o próprio coração acerca de seu estado espiritual. O pecado é aquilo pelo que devemos responder, o dever é o que devemos fazer. Muitos dos que são rápidos em observar os caminhos alheios, são negligentes com o próprio, se temos descuidado de um dever, não há razão para continuar descuidando-o.
Qualquer que seja a obra na qual Deus se compraz que seja feita, devemos comprazermo-nos em fazê-la. Que aqueles que postergam o seu retorno a Deus retornem com todo o seu coração enquanto há tempo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram. Esdras 5:1 1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, dizendo: Zacarias 1:1