Comentário Bíblico
Adventista
Vigésimo quarto dia - (cba)
Ageu 1:15
A mensagem anterior de Ageu fora dada no "primeiro dia do mês" (Ageu 1:1). Considerando o tempo necessário para o planejamento e a coleta de materiais, a resposta do povo de Jerusalém e de Judá foi rápida.
Sexto mês - (cba)
Ageu 1:15
Ver com. de Ageu 1:1. O segundo ano de Dario foi 520/519 a.C., contando-se tanto a partir do outono como da primavera. Entretanto, seAgeu calculou a data pelo ano do calendário civil judaico, que começa no sétimo mês, no outono, o "sexto mês" seria em 519.
Num início de ano na primavera, o sexto mês ocorreria em 520. Se a afirmação de Ageu de que a reconstrução teve início no "segundo" ano de Dario for equiparada à de Esdras, de que o templo ficou paralisado até o "segundo" ano de Dario (Esdras 4:24), e se Esdras empregou a contagem de ano de outono a outono (ver S. H. Horn e L. H. Wood, The Chronology of Ezra 7 [A cronologia de Esdras 7], ed. rev., 1970), então, deve-se concluir que Ageu empregou a contagem a partir do outono.
Contudo, ao utilizar o calendário anual começando no outono, assume-se que o texto apresenta as mensagens de Ageu fora de ordem cronológica, um arranjo que, embora não seja totalmente impossível nem desconhecido em outras partes da Bíblia (cf. Nota Adicional a Esdras 4), é tido pela maioria dos comentaristas como contrário à força do conteúdo das mensagens do profeta. Por esse motivo, é quase universalmente aceito que Ageu tenha empregado uma contagem a partir da primavera.
Assim, o 24° dia do sexto mês do segundo ano de Dario seria, aproximadamente, 21 de setembro de 520 a.C.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ageu 1:12-15
O povo se voltou a Deus pelo caminho do dever. Ao assistirmos os ministros de Deus, devemos respeitá-los. A Palavra do Senhor apenas tem êxito quando, por sua graça, Ele desperta os n,ossos espíritos para cumpri-la. É no dia do poder divino que nos tornamos voluntários.
Quando Deus tem uma obra a ser realizada, encontrará os homens certos, ou os tornará aptos para fazê-la. Cada um ajudou de acordo com a sua habilidade; e fizeram isto com respeito ao Senhor seu Deus.
Aqueles que têm perdido tempo devem redimi-lo; e quanto mais tempo tenhamos perdido com ações néscias, mais apressados devemos estar. Deus os encontrou no caminho da misericórdia.
Aqueles que trabalham para Ele, têm a Ele consigo, e se Ele é por nós, quem poderá estar contra nós? Isto deveria nos incentivar a ser diligentes.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá, filho de Sealtiel, e a Josué, o sumo sacerdote, filho de Jeozadaque, dizendo: Ageu 1:1 1 No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 10 Ao vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Ageu, dizendo: 20 Veio pela segunda vez a palavra do Senhor a Ageu, aos vinte e quatro do mês, dizendo: Ageu 2:1,10,20