Comentário Bíblico
Adventista
Por que [...]? - (cba)
2 Samuel 14:13
Uma vez que Davi havia seguido essa conduta no caso apresentado pela mulher, que razão tinha ele para não segui-la em outro caso? Se ele tinha agido certo concedendo o perdão para o filho dela, que era digno de morte, o que o impedia de perdoar Absalão, que era culpado de assassinato?
Contra o povo - (cba)
2 Samuel 14:13
Contra Absalão e todo o Israel. Absalão era o herdeiro do trono. Portanto, ele pertencia ao povo, e o povo, a ele. Um crime contra ele era um crime contra todo o Israel. Ao recusar permissão ao herdeiro do trono para que voltasse a seu país, Davi estava privando o povo de seu to de ter consigo seu futuro rei. O mal cometido contra Absalão era um mal cometído contra a nação que ele iria governar. A mulher ainda estava apenas dando pistas do que desejava dizer, mas suas palavras foram suficientemente claras para que Davi não mais pudesse deixar de entender seu significado.
Condena-se a si mesmo - (cba)
2 Samuel 14:13
A mulher, então, foi diretamente ao ponto. Davi tinha acabado de provar que estava em falta em seu trato com Absalão pelo veredito que dera no caso do filho da mulher. Ele concordara que não era certo que ela fosse privada de seu herdeiro, mas ele estava privando Israel do herdeiro deles. Ao se pronunciar favoravelmente em relação ao filho dela, ele se condenou na conduta que seguira em relação a Absalão.
Não quer fazer voltar - (cba)
2 Samuel 14:13
Estas palavras mostram claramente que Davi era responsável pela persistência do exílio de Absalão. Tudo o que era necessário para trazê-lo de volta era que Davi lhe fizesse o convite. O povo o desejava, Absalão estava ansioso para retornar, e até a casa real o receberia de volta. Davi, porém, estava impedindo que isso acontecesse. Isso foi interpretado como uma injustiça, não só para com Absalão, mas para com a nação em geral.
Desterrado - (cba)
2 Samuel 14:13
Do heb. nadah, “impelir”, “empurrar”. A raiz desse verbo é usada na descrição do fato de o povo de Deus ser levado à força para uma terra pagã (Deuteronômio 30:3-5; Jeremias 40:12; Miquéias 4:6; Sofonias 3:19).
- 3 o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todos os povos entre os quais te houver espalhado o senhor teu Deus. 4 Ainda que o teu desterro tenha sido para a extremidade do céu, desde ali te ajuntará o Senhor teu Deus, e dali te tomará; 5 e o Senhor teu Deus te trará à terra que teus pais possuíram, e a possuirás; e te fará bem, e te multiplicará mais do que a teus pais. Deuteronômio 30:3-5 12 voltaram, então, todos os judeus de todos os lugares para onde foram arrojados, e vieram para a terra de Judá, a Gedalias, a Mizpá, e colheram vinho e frutos do verão com muita abundância. Jeremias 40:12 6 Naquele dia, diz o Senhor, congregarei a que coxeava, e recolherei a que tinha sido expulsa, e a que eu afligi. Miquéias 4:6 19 Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem; e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que têm sido envergonhados. Sofonias 3:19
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 14:1-20
Aqui, destacamos a maneira pela qual esta viúva roga pela misericórdia de Deus, e a sua demência para com os pobres pecadores culpáveis. o estado dos pecadores é de estarem destituídos de Deus. Ele não perdoa a quem desonre a sua lei e a sua justiça, a quem seja impenitente, nem os que estimulem o delito, nem o que causa dano ao seu próximo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Então disse Natã a Davi: Esse homem és tu! Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, livrei-te da mão de Saul, 2 Samuel 12:7 40 E estando o teu servo ocupado de uma e de outra parte, eis que o homem desapareceu. Ao que lhe respondeu o rei de Israel: Esta é a tua sentença; tu mesmo a pronunciaste. 41 Então ele se apressou, e tirou o turbante de sobre os seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, que era um dos profetas. 42 E disse ele ao rei: Assim diz o Senhor: Porquanto deixaste escapar da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida responderá pela sua vida, e o teu povo pelo seu povo. 1 Reis 20:40-42 42 Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais? 43 Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Lucas 7:42-44 8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel; 2 Samuel 7:8 2 Os homens principais de todo o povo, de todas as tribos de Israel, apresentaram-se na assembléia do povo de Deus; eram quatrocentos mil homens de infantaria que arrancavam da espada. Juízes 20:2 37 Absalão, porém, fugiu, e foi ter com Talmai, filho de Amiur, rei de Gesur. E Davi pranteava a seu filho todos os dias. 38 Tendo Absalão fugido para Gesur, esteve ali três anos. 2 Samuel 13:37,38