Comentário Bíblico
Adventista
Mandou perguntar quem era - (cba)
2 Samuel 11:3
Quando surgiu a tentação, Davi não resistiu e desceu do eirado com a determinação de colocar em prática os maus pensamentos de seu coração. O tentador sugeriu o pecado, e Davi devia tê-lo repelido com um “Arreda, Satanás!” (Marcos 8:33). Ao contrário, deu ouvidos ao tentador, e obedeceu à voz de Satanás em vez de obedecer à de Deus. Se Davi tivesse parado por um momento, se tivesse elevado os pensamentos ao Céu em oração, se tivesse permitido que sua mente se ocupasse com as responsabilidades de seu ofício real ou se tivesse se dedicado aos assuntos do reino, o encantamento do inimigo teria sido quebrado. A conduta de Davi neste caso é uma triste ilustração do que uma pessoa piedosa pode se tornar quando abandona a Deus, mesmo que seja por um momento. A experiência é registrada como uma lição para quem venha a ser tentado. Não é plano de Deus encobrir ou desculpar o pecado, mesmo que este seja cometido pelos mais elevados heróis ou modelos de virtude. O pecado de Davi foi seguido por profundo arrependimento e pelo perdão divino. Contudo, os maus resultados toldaram o resto de sua vida.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 11:1-5
Observe a ocasião em que aconteceu o pecado de Davi; o que o conduziu à queda:
1. Descuidou-se de sua ocupação, permanecendo em jerusalém. Quando nos desviamos do caminho do nosso dever, estamos em tentação.
2. O amor ao ócio. A preguiça dá muita vantagem ao tentador.
3. Um olho errante. Assim como jó, Davi não fizera um pacto com os seus olhos, ou esqueceu-se de tê-lo feito em alguma ocasião.
Observe os passos do pecado. veja como o caminho dele vai costa abaixo; quando os homens começam a fazer o mal, não podem deter-se. Os agravantes do pecado devem ser observados, como é que Davi poderia agora repreender ou castigar os demais, no que ele mesmo tinha consciência de ser culpado?
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Como cavalos de lançamento bem nutridos, andavam rinchando cada um à mulher do seu próximo. Jeremias 5:8 6 Pois têm preparado o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite dorme a sua ira; pela manhã arde como fogo de chama. 7 Eles estão todos quentes como um forno, e devoram os seus juízes; todos os seus reis caem; ninguém entre eles há que me invoque. Oséias 7:6,7 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:14,15 5 Estes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, Sobabe, Natã e Salomão; estes quatro lhe nasceram de Bate-Sua, filha de Amiel. 1 Crônicas 3:5 39 Urias, o heteu; trinta e sete ao todo. 2 Samuel 23:39 41 Urias, o heteu; Zabade, filho de Alai; 1 Crônicas 11:41