Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 11:14-27
O adultério costuma ocasionar homicídios, quando procura ocultar uma maldade por meio de outra. Devemos temer a atitude de começar a pecar, porque quem é que sabe aonde a situação poderá terminar? Será que um crente verdadeiro poderia andar por este caminho? Poderia esta pessoa ser um verdadeiro filho ou filha de Deus? Ainda que não se tenha perdido a graça em um caso tão espantoso, a segurança e o consolo dela se reduzem.
Podemos ter a plena certeza de que a vida de Davi perdeu toda a espiritualidade e o consolo que dantes possuía na religião. Nenhum homem, em tal caso, pode ter uma evidência que lhe satisfaça de que ele é crente. Quanto maior for a confiança de um homem que tenha naufragado na maldade, maiores serão a sua presunção e hipocrisia. Ninguém que se pareça com Davi deve estimular a sua confiança neste exemplo, exceto se for semelhante a ele em suas transgressões. Neste caso, que siga Davi em sua humilhação, arrependimento e em suas outras qualidades iminentes; é melhor que pense em si mesmo como um desviado, e não seja um hipócrita.
Que nenhum dos que se opõem à fé possa dizer: Este é o fruto da fé!" Não, estes são os efeitos da natureza corrupta. Vigiemos quanto ao começo da autocomplacência, e mantenhamos a maior distância possível de todo o mal. Porém, no Senhor há misericórdia e abundante redenção. Ele não lançará fora o crente arrependido e humilde; tampouco suportará que Satanás arrebate as suas ovelhas de sua mão. Não obstante, o Senhor fará com que o seu povo se recupere do dano de tal forma, que marcará o aborrecimento em relação aos seus crimes, para impedir que os que têm consideração para com a sua Palavra abusem da mensagem da graça.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |