Comentário Bíblico
Adventista
Morreu Eliseu - (cba)
2 Reis 13:20
O profeta não teve o privilégio de entrar na carruagem de fogo. Seu destino foi sofrer de uma doença por muito tempo e morrer. Muitos devotados filhos de Deus têm sido chamados a passar por longas horas de enfermidade e sofrimento. Nem sempre o motivo é simples, mas, nesses momentos difíceis, o conforto pode ser encontrado na compreensão de que Deus pode usar todas as coisas para o bem, mesmo as aflições do inimigo (Romanos 8:28). Satanás deve ter permissão de tentar a fim de não alegar falta de justa oportunidade com toda alma. Esse princípio está claramente ilustrado na experiência de Jó (Jó 1, 2). Além disso, ele é comprovado na vida de pessoas boas que, a despeito disso, sotrem dor e angústia. O sofredor faz bem em meditar sobre as experiências dos servos de Deus. O profeta Eliseu, que foi um instrumento na cura de outras pessoas, até mesmo ressuscitando mortos, definhou de uma doença mortal. João Batista foi preso e brutalmente decapitado por causa da imprudência de um rei dissoluto. Paulo orava pela remoção do "espinho na carne, mensageiro de Satanás", mas a resposta era negativa (2 Coríntios 12:7-10). Todos os discípulos morreram violentamente, com exceção de João, que foi torturado e exilado. Por fim, Jesus é o exemplo supremo que, apesar de ser o Filho de Deus, sofreu como nenhum outro descendente da humanidade seria chamado a sofrer. Ele mesmo declarou: “Não é o servo maior do que seu senhor” (João 15:20).
- 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:7-10 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. João 15:20
Nos momentos finais da doença, Eliseu não se lamentou nem perdeu a fé em Deus. Ele sabia da presença constante do Senhor e de que os anjos estavam a seu lado. Assim como viveu, ele morreu: confiante, esperançoso e fiel, até o fim.
Moabitas - (cba)
2 Reis 13:20
Moabe estava a leste do curso inferior do Jordão e do Mar Morto (ver com. de 2 Reis 3:4). Jorão e Josafá obtiveram certa vitória sobre os moabitas (2 Reis 3:24), mas os inimigos se recuperaram e saquearam os territórios de Israel.
- 4 Ora, Messa, rei dos moabitas, era criador de ovelhas, e pagava de tributo ao rei de Israel cem mil cordeiros, e cem mil carneiros com a sua lã. 2 Reis 3:4 24 Quando, porém, chegaram ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e bateram os moabitas, os quais fugiram diante deles; e ainda entraram na terra, ferindo ali também os moabitas. 2 Reis 3:24
À entrada do ano - (cba)
2 Reis 13:20
O ano começava na primavera, com o mês de nisã, aproximadamente o mês de abril. Esta era a estação das campanhas militares, porque a estação chuvosa cessara e as colheitas na Palestina estavam amadurecendo. Assim, os exércitos invasores ficavam fora de sua terra e, ao voltar, levavam consigo os novos estoques de grãos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 13:20-25
Deus tem muitas maneiras para castigar um povo provocador. Às vezes, os problemas surgem de um ponto que pouco tememos. Ao mencionar que haveria invasões após a sua morte, Eliseu indicou que a partida dos fiéis profetas de Deus é um presságio dos juízos vindouros.
O seu corpo morto foi o meio para ressuscitar outro morto. Este milagre foi uma confirmação de suas profecias. Este poderia ter referência a Cristo, por cuja morte e sepultura a tumba é transformada em uma passagem segura e feliz para a vida, a todos os que crêem.
Jeoás triunfou contra os sírios por tantas vezes quantas havia golpeado o solo com as flechas, e então as suas vitórias terminaram. Muitos já se arrependeram da desconfiança e da timidez de seus desejos, mas quando já é demasiadamente tarde.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 E o sepultaram na cidade de Davi com os reis, porque tinha feito o bem em Israel, e para com Deus e sua casa. 2 Crônicas 24:16 2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele. Atos 8:2 2 Os sírios, numa das suas investidas, haviam levado presa, da terra de Israel, uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. 2 Reis 5:2 23 Preparou-lhes, pois, um grande banquete; e eles comeram e beberam; então ele os despediu, e foram para seu senhor. E as tropas dos sírios desistiram de invadir a terra de Israel. 2 Reis 6:23 2 Então o Senhor enviou contra Jeoiaquim tropas dos caldeus, tropas dos sírios, tropas dos moabitas e tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruírem, conforme a palavra que o Senhor falara por intermédio de seus servos os profetas. 2 Reis 24:2 5 Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, o rei dos moabitas se rebelou contra o rei de Israel. 24 Quando, porém, chegaram ao arraial de Israel, os israelitas se levantaram, e bateram os moabitas, os quais fugiram diante deles; e ainda entraram na terra, ferindo ali também os moabitas. 25 E arrasaram as cidades; e cada um deles lançou pedras em todos os bons campos, entulhando-os; taparam todas as fontes d'água, e cortaram todas as boas árvores; somente a Quir-Haresete deixaram ficar as pedras; contudo os fundeiros a cercaram e a feriram. 26 Vendo o rei dos moabitas que a peleja prevalecia contra ele, tomou consigo setecentos homens que arrancavam da espada, para romperem contra o rei de Edom; porém não puderam. 27 Então tomou a seu filho primogênito, que havia de reinar em seu lugar, e o ofereceu em holocausto sobre o muro, pelo que houve grande indignação em Israel; por isso retiraram-se dele, e voltaram para a sua terra. 2 Reis 3:5,24-27 12 Os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor; então o Senhor fortaleceu a Eglom, rei de Moabe, contra Israel, por terem feito o que era mau aos seus olhos. Juízes 3:12 3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente; 4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir. 6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. Juízes 6:3-6 7 E, pondo-se em marcha, mandou dizer a Jeosafá, rei de Judá: O rei dos moabitas rebelou-se contra mim; irás tu comigo a guerra contra os moabitas? Respondeu ele: Irei; como tu és sou eu, o meu povo como o teu povo, e os meus cavalos como os teus cavalos. 2 Reis 3:7