Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Crônicas 9:17-22
Veja Eclesiastes 1:14.
Deus dota o homem de talento
2 Crônicas 9:22-23
Ver 1 Reis 10:23,24. Esta honra não foi trazida pelo próprio Salomão. Deus deu a ele os talentos de influência e de grande sabedoria. Que todos se lembrem de que tato e habilidade não vêm do homem natural. Aqueles que dependem de ministros ou de quaisquer outros homens que considerem superiores a si mesmos, devem compreender que Deus é Aquele que dota o homem de talento.
Vemos perigo na concessão de ricas dádivas ou de palavras de elogio aos agentes humanos. Aqueles que são favorecidos pelo Senhor precisam estar constantemente em guarda, para que o orgulho ou a auto-estima não obtenham a supremacia. Aquele que tem seguidores incomuns, aquele que recebeu palavras de elogio do Senhor, precisa das orações especiais dos fiéis atalaias de Deus, para que possa ser protegido do perigo de nutrir pensamentos de auto-estima e orgulho espiritual. Nunca tal homem deve manifestar auto-importância, ou tentar agir como um ditador ou governante. Fielmente devem seus irmãos avisá-lo de seus perigos; pois, se entregue a si mesmo, certamente cometerá erros e revelará fragilidades humanas.
Ao estudar a história de Salomão, podemos ver claramente que aqueles mesmos que lisonjearam, louvaram e glorificaram o homem de habilidade são aqueles que não reconheceram e glorificaram a Deus pelas bênçãos que Ele lhes concedeu por meio da instrumentalidade humana. Eles apoiaram e glorificaram o homem; Deus foi desonrado; e, portanto, o Senhor encontrou o vaso que Ele havia ordenado e usado em Seu serviço sagrado, tornando-se impuro. Os sentimentos, o espírito e a semelhança do homem natural começaram a aparecer, e aquele que antes fazia a vontade de Deus, corrompeu-se pelas exaltações humanas. Então a fraqueza e fraqueza do homem foram reveladas pela escolha de amigos imprudentes, cujo proceder ajudou o tentador a enlaçar o homem. O Senhor permitiu que ele fosse enlaçado, porque ele passou a exaltar sua própria sabedoria, e não fez de Deus sua confiança. Ele não seria aconselhado; ele andaria em seu próprio caminho ....
O Senhor coloca os homens em posições de responsabilidade para realizar não sua própria vontade, mas a vontade de Deus. Ele dá sabedoria àqueles que O buscam e dependem dEle como seu Conselheiro. Enquanto os homens representarem os princípios puros de Seu governo, Ele continuará a abençoá-los e mantê-los como Seus instrumentos para cumprir Seus propósitos em relação a Seu povo. Ele coopera com aqueles que cooperam com Ele... O teste pelo qual Salomão foi medido, é usado para medir tudo ( Manuscrito 81, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Crônicas 9:13-31
Os fatos aqui mencionados assinalariam que a prosperidade atraiu a mente de Salomão e de seus súditos, ao amor pelas coisas curiosas e incomuns, ainda que fossem inúteis em si mesmas. A sabedoria e a verdadeira felicidade estão sempre unidas; porém, não existe uma aliança assim entre a riqueza e o gozo das coisas desta vida. Então, familiarizemo-nos ao Salvador, para que encontremos o repouso para a nossa alma.
Aqui Salomão reina com riqueza e poderio, com felicidade e plenitude, características que jamais foram encontradas juntamente em qualquer dos reis que o sucederam desde então; pois os mais conhecidos dentre os grandes príncipes da terra alcançaram a fama através de suas guerras, enquanto Salomão reinou durante quarenta anos em profunda paz, cumpriu-se a promessa que Deus lhe fizera, de lhe conceder riquezas e honra como nenhum rei os teve e jamais os terá. o brilho com que Salomão aparece tipifica a glória espiritual do reino do Messias, e não é senão uma fraca representação de seu trono, que está acima de todas as potestades.
Aqui Salomão está próximo da morte e deixa toda a sua riqueza e poder a um que seria um néscio, e ele estava consciente disto! (Eclesiastes 2:18,19). Isto foi não somente vaidade como aflição de espírito. o poder, a riqueza ou a sabedoria são capazes de agir como escudo ou preparar alguém para o golpe da morte; porém, sejam dadas graças a Deus que dá a vitória ao crente verdadeiro, até mesmo sobre este temível inimigo, através de nosso Senhor Jesus Cristo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes. 2 Crônicas 1:12 12 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. 13 Também te dou o que não pediste, assim riquezas como glória; de modo que não haverá teu igual entre os reis, por todos os teus dias. 1 Reis 3:12,13 30 A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. 31 Era ele ainda mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, o ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e a sua fama correu por todas as nações em redor. 1 Reis 4:30,31 23 Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria. 24 E toda a terra buscava a presença de Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha posto no coração. 1 Reis 10:23,24 27 Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra. Salmos 89:27 42 A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão. Mateus 12:42 2 para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, 3 no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Colossenses 2:2,3