Comentário Bíblico
Adventista
Tiglate-Pileser - (cba)
2 Crônicas 28:20
Este foi Tiglate-Pileser III (745-727 a.C.), um dos maiores conquistadores entre os imperadores assírios. Segundo os cânones eponímicos assírios, ou lista limmu, ele foi contra os filisteus, em 734, e contra Damasco, em 733 e 732. É possível que essas campanhas tenham sido empreendidas em resposta ao urgente apelo de Acaz por ajuda.
Em vez de fortalecê-lo - (cba)
2 Crônicas 28:20
O rei da Assíria não estava interessado no bem-estar de Acaz ou do povo de Judá. Quando atacou a Filístia e a Síria, o que buscava era promover seus próprios interesses e os de sua nação. Os assírios estavam tão prontos a destruir a nação hebraica como a qualquer outra nação. E Acaz e Ezequias logo descobririam isso.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
O mau reinado de Acaz em Judá - (Mathew Henry)
2 Crônicas 28:1-27
Israel teve esta vitória porque Deus estava enfadado com Judá, e fez de Israel a vara de seu furor. Ele lhes recorda os pecados que praticaram. Não convém que os pecadores sejam cruéis. Poderiam eles esperar misericórdia de Deus, se não mostrassem misericórdia e nem justiça aos seus irmãos? Recordemos que os homens são o nosso próximo, nosso irmão, nosso semelhante, e existem ainda os que são os nossos irmãos na fé. E ninguém, que esteja familiarizado com a Palavra de Deus deve ter medo de sustentar que a escravidão é contrária à lei do amor e ao Evangelho da graça. Quem é capaz de reter o seu irmão com escravidão, sem infringir a regra de fazer aos demais o que queremos que os outros nos façam? Porém, quando os pecadores ficam livres, à mercê da luxúria de seus corações, tornam-se ainda mais perversos. Deus lhes ordenou que libertassem os prisioneiros, e eles lhe obedeceram.
O Senhor humilhou muito a Judá. os que não se humilharem sob a Palavra de Deus serão justamente humilhados pelos seus juízos. costuma ser comum que os perversos não tenham um verdadeiro afeto pelos que se rebelam contra eles, nem lhes interessa fazer-lhes o bem.
Este é o rei Acaz! Miserável! Os que, ao invés de melhorarem por causa de suas aflições, pioram, são realmente maus e perversos. E em sua angústia transgridem ainda mais, e têm os seus corações mais decididos a fazer o mal. Porém, é de assombrar que os afetos e devoções dos homens estejam mal posicionados, quando confundem o autor de suas tribulações com aquEle que os socorre. O progresso da perversidade e da miséria costumam ser rápidos, e é honroso pensar que o pecador é levado à eternidade com a sua própria maldade.
|
- Análise em Cadeia 29 Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser rei da Assíria e tomou Ijom, Abel-Bete-Maacá, Janoa, Quedes, Hazor, Gileade e Galiléia, toda a terra de Naftali; e levou cativos os habitantes para a Assiria. 2 Reis 15:29 7 Então Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, os quais se levantaram contra mim. 8 E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria. 9 E o rei da Assíria lhe deu ouvidos e, subindo contra Damasco, tomou-a, levou cativo o povo para Quir, e matou Rezim. 10 Então o rei Acaz foi a Damasco para se encontrar com Tiglate-Pileser, rei da Assíria; e, vendo o altar que estava em Damasco, enviou ao sacerdote Urias a figura do altar, e o modelo exato de toda a sua obra. 2 Reis 16:7-10 26 Pelo que o Deus de Israel excitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tilgate-Pilneser, rei da Assíria, que os levaram cativos, a saber: os rubenitas, os gaditas, e a meia tribo de Manassés; e os transportaram para Hala, Habor, Hara, e para o rio de Gozã, onde estão até o dia de hoje. 1 Crônicas 5:26 13 Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, recorreu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não pode curar-vos, nem sarar a vossa chaga. Oséias 5:13 5 E o rei da Assíria subiu por toda a terra, e chegando a Samária sitiou-a por três anos. 2 Reis 17:5 20 Naquele dia rapará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do Rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; e até a barba arrancará. Isaías 7:20 3 Portanto, a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão. 16 antes dissestes: Não; porém sobre cavalos fugiremos; portanto fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; portanto hão de ser ligeiros os vossos perseguidores. Isaías 30:3,16 37 Também daquele sairás com as mães sobre a tua cabeça; porque o Senhor rejeitou as tuas confianças, e não prosperarás com elas. Jeremias 2:37