Comentário Bíblico
Adventista
Zerá, o etíope - (cba)
2 Crônicas 14:9
Não foi possível identificar Zerá a partir de registros contemporâneos. Uma vez que havia cuxitas nas regiões do oeste da Arábia e do leste da África que faziam limite com o Mar Morto (ver Gênesis 10:6), é possível que Zerá fosse oriundo dali. Talvez ele tivesse em seu exército forças líbias auxiliares provenientes do Egito, onde governava uma dinastia líbia. Asa havia feito o que podia para fortalecer as defesas nacionais e treinar um exército (2 Crônicas 14:6-8). Assim, quando Zerá atacou, Judá estava preparado.
- 6 Os filhos de Cão: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã. Gênesis 10:6 6 Edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava em paz, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o Senhor lhe dera repouso. 7 Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, e cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos; a terra ainda é nossa porque buscamos ao Senhor nosso Deus; nós o buscamos, e ele nos deu repouso de todos os lados. Edificaram, pois, e prosperaram. 8 Ora, tinha Asa um exército de trezentos mil homens de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes. 2 Crônicas 14:6-8
Um milhão de homens - (cba)
2 Crônicas 14:9
Literalmente, "mil milhares" (ARC, ed. de 1969). Alguns acham que esse número simétrico expressa a ideia de um exército muito grande, da mesma forma que hoje se fala de uma "miríade" sem a intenção de transmitir a ideia exata ou mesmo aproximada de "dez mil", que é o significado literal do termo. Aqueles que sustentam essa opinião salientam que um milhão de homens seria algo totalmente fora de proporção. Seja como for, as forças de Zerá obviamente constituíam uma esmagadora multidão para Asa e seu exército.
Maressa - (cba)
2 Crônicas 14:9
Uma das fortalezas edificadas por Roboão (2 Crônicas 11:8). Estava localizada na região baixa de Judá, cerca de 40 km a sudoeste de Jerusalém.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
A piedade de Asa; fortalecimento do seu reino - (Mathew Henry)
2 Crônicas 14:1-15
Asa quis agradar a Deus e procurou apresentar-se aprovado perante Ele. Felizes são os que andam segundo esta regra, não para fazer o bem aos seus próprios olhos, ou aos olhos do mundo, mas para fazer o bem aos olhos de Deus. Por nossa experiência pessoal sabemos que é bom buscar ao Senhor, pois Ele nos dá descanso. contrariamente, seguir o mundo somente nos traz vexames. Asa consultou o seu povo, para que eles utilizassem agradavelmente a paz de que desfrutavam. E concluiu, juntamente com eles, que não deveriam estar ociosos e nem confiados.
Um formidável exército de etíopes invadiu o reino de Asa. Este mal recaiu sobre eles para provar a sua fé em Deus. A oração de Asa é curta, mas é a linguagem verdadeira da fé e da esperança em Deus. Quando seguimos adiante em o nome de Deus, o resultado será a prosperidade, e todas as coisas contribuem para o bem dos que são favorecidos por Ele.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 110

Vidas Que Falam, Pág. 202
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Pelo que, no quinto ano da rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque eles tinham transgredido contra o Senhor) 3 com mil e duzentes carros e sessenta mil cavaleiros; era inumerável a gente que vinha com ele do Egito: líbios, suquitas e etíopes; 2 Crônicas 12:2,3 8 Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? Confiando tu, porém, no Senhor, ele os entregou nas mãos. 2 Crônicas 16:8 9 E o rei, ouvindo dizer acerca de Tiraca, rei da Etiópia: Eis que saiu para te fazer guerra, tornou a enviar mensageiros a Ezequias, dizendo: 2 Reis 19:9 9 Exasperai-vos, ó povos, e sereis quebrantados; dai ouvidos, todos os que sois de terras longínquas; cingi-vos e sereis feitos em pedaços, cingi-vos e sereis feitos em pedaços; 10 Tomai juntamente conselho, e ele será frustrado; dizei uma palavra, e ela não subsistirá; porque Deus é conosco. Isaías 8:9,10 5 Etiópia, e Pute, e Lude, e todo o povo da Arábia, e Cube, e os filhos da terra da aliança cairão juntamente com eles à espada. Ezequiel 30:5 14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso. Apocalipse 16:14 44 Queila, Aczibe e Maressa; nove cidades e as suas aldeias. Josué 15:44 15 Ainda trarei a ti, o moradora de Maressa, aquele que te possuirá; chegará até Adulão a glória de Israel. Miquéias 1:15 8 Gate, Maressa, Zife, 2 Crônicas 11:8