Comentário Bíblico
Mathew Henry
O castigo de Roboão por ter abandonado ao Senhor - (Mathew Henry)
2 Crônicas 12:1-16
Quando Roboão sentiu-se forte, a ponto de não ter o que temer em relação a Jeroboão, despojou-se de sua profissão exterior de bondade. Muito comum, ainda que lamentável, é que os homens pareçam muito dedicados a buscar e servir a Deus quando têm problemas, enfrentam perigos, ou estejam à beira da morte; porém, deixam de lado toda a sua religião após receberem uma misericordiosa libertação.
Deus rapidamente permitiu que Judá tivesse problemas, para despertar o povo ao arrependimento antes que endurecessem os seus corações. Desta maneira, devemos ter a Deus como justo e julgarmo-nos a nós mesmos quando somos submetidos às repreensões da providência divina. Se o nosso coração se humilhar sob providências humilhantes, a aflição terá feito a sua obra; será então retirada ou mudada a sua propriedade.
Quanto mais compararmos o serviço a Deus com outros empreendimentos, aquele nos parecerá mais razoável e fácil. As pessoas pensam geralmente que as leis da sobriedade são duras? Os efeitos da intemperança são muito mais duros. o serviço a Deus representa a perfeita liberdade; a dedicação à nossa concupiscência é a absoluta escravidão.
Roboão nunca se estabeleceu apropriadamente em sua fé. Nunca desprezou completamente a Deus; porém, não se comprometeu de coração a buscar ao Senhor, vejamos qual foi a sua falta: ele não serviu ao Senhor porque não o buscou; não orou ao Senhor como Salomão, a fim de pedir sabedoria e graça; não consultou a Palavra de Deus; não a procurou como seu oráculo, nem seguiu as suas ordens; não seguiu algo de sua religião, porque não colocou nela o seu coração, nem chegou a uma determinação constante a este respeito. Roboão fez o mal, porque nunca se decidiu pelo bem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Quanto ao restante dos atos de Reboão, e a tudo quanto fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Judá? 30 Houve guerra continuamente entre Roboão e Jeroboão. 31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi. Era o nome de sua mãe Naama, a amonita. E Abião, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Reis 14:29-31 1 No ano décimo oitavo do rei Jeroboão começou Abias a reinar sobre Judá. 2 Crônicas 13:1 31 E Roboão dormiu com seus pais, e foi sepultado com eles na cidade de Davi. Era o nome de sua mãe Naama, a amonita. E Abião, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Reis 14:31 10 Filho de Salomão foi Roboão, de quem foi filho Abias, de quem foi filho Asa, de quem foi filho Jeosafá, 1 Crônicas 3:10 7 a Salomão nasceu Roboão; a Roboão nasceu Abias; a Abias nasceu Asafe; Mateus 1:7 20 Depois dela tomou a Maacá, filha de Absalão; esta lhe deu Abias, Atai, Ziza e Selomite. 2 Crônicas 11:20