Comentário Bíblico
Adventista
Temos medo aqui em Judá - (cba)
1 Samuel 23:3
Se os homens de Davi aparecessem em público naquela ocasião, correriam o risco de ser imediatamente achados. Assim que Saul descobrisse seu esconderijo, enviaria uma guarnição contra eles. Com medo de perder a vida dentro da própria tribo, hesitaram em enfrentar um forte inimigo estrangeiro. Eles ficariam felizes em proteger Israel dos ataques não provocados dos adversários. Mas, que bem os supostos criminosos poderiam fazer em cidades que deveriam ser leais à coroa e das quais se esperava que ajudassem o rei na captura das forças de oposição? A despeito das fraquezas de Saul, a maior parte do povo era obediente à monarquia. Davi e seus conselheiros se encontravam num verdadeiro dilema e sentiram que a única decisão sábia seria apresentar o problema ao Senhor.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Davi busca garantia
1 Samuel 23:3-4
Ele [Davi] havia sido ungido rei, e achava que alguma responsabilidade repousava sobre ele pela proteção de seu povo. Se ele pudesse ter a certeza positiva de que estava se movendo no caminho do dever, ele começaria com suas forças limitadas e permaneceria fielmente em seu posto quaisquer que fossem as consequências ( The Signs of the Times, 5 de outubro de 1888 ) .
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 23:1-6
Quando um príncipe persegue o povo de Deus, deve esperar tribulações de todas as partes. A maneira pela qual um país tem a tranquilidade é deixar que a Igreja esteja tranquila: se Saul lutasse contra Davi, os filisteus lutariam contra o seu país. Davi considerava-se o protetor de sua terra. Assim fez o Senhor Jesus Cristo, e deixou-nos um exemplo. Davi não é como os que, com porfia, se negam a fazer o bem, se não forem recompensados por seus serviços.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 754

Profetas e Reis, Pág. 26
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Vendo, pois, Davi que Saul saíra à busca da sua vida, esteve no deserto de Zife, em Hores. 23 Pelo que atentai bem, e informai-vos acerca de todos os esconderijos em que ele se oculta; e então voltai para mim com notícias exatas, e eu irei convosco. E há de ser que, se estiver naquela terra, eu o buscarei entre todos os milhares de Judá. 26 Saul ia de uma banda do monte, e Davi e os seus homens da outra banda. E Davi se apressava para escapar, por medo de Saul, porquanto Saul e os seus homens iam cercando a Davi e aos seus homens, para os prender. 1 Samuel 23:15,23,26 1 No Senhor confio. Como, pois, me dizeis: Foge para o monte, como um pássaro? Salmos 11:1 5 Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, então como poderás competir com cavalos? Se foges numa terra de paz, como hás de fazer na soberba do Jordão? Jeremias 12:5