Comentário Bíblico
Adventista
Destruir a cidade - (cba)
1 Samuel 23:10
Não há dúvida de que os habitantes de Queila tinham ficado gratos pela ajuda: de Davi, e é provável que, no momento, não tenham pensado em nenhum envolvimento futuro. Em vez de permanecer no bosque de Herete, Davi achou que a cidade era receptiva a ele e a seus homens e, sem dúvida, os moradores fizeram todo o possível para atender às necessidades de todo o grupo. Contudo, as notícias se espalharam rápido, e não demorou até Saul ser informado dos detalhes do confronto contra os filisteus. Por causa disso, a situação mudou repentinamente. Os habitantes de Queila perceberam que seriam forçados a se decidir entre a lealdade a Saul, mantendo sua posição em Israel, e a rejeição do rei, por receber o foragido Davi, com a consequente destruição da cidade.
Davi revelou precaução ao prever uma situação como essa, mas, mesmo com toda sua experiência, não sabia aonde ir. Ele havia chegado a Herete por orientação divina justamente na época em que sua presença era necessária para salvar Queila. No entanto, sabia que, se permanecesse dentro dos muros da cidade, estaria lutando contra o ungido do Senhor e daria início a uma revolução civil, algo a que sua consciência era absolutamente contrária.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A irracionalidade de Saul
1 Samuel 23:9-12
Embora uma grande libertação tivesse sido operada para Queila, e os homens da cidade estivessem muito gratos a Davi e seus homens pela preservação de suas vidas, ainda assim tão diabólica se tornou a alma do Saul abandonado por Deus, que ele poderia exigir dos homens de Queila que entregassem seu libertador à morte certa e imerecida. Saul havia determinado que, se eles oferecessem qualquer resistência, sofreriam as amargas consequências de se oporem ao comando de seu rei. A oportunidade tão desejada parecia ter chegado, e ele decidiu não deixar nada por fazer para garantir a prisão de seu rival ( The Signs of the Times, 5 de outubro de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 23:7-13
Davi bem poderia queixar-se de seus inimigos, que lhe retornavam mal por bem, e, como retribuição ao seu amor, tornavam-se seus adversários. Cristo também foi tratado desta maneira.
Davi pedia direção a Deus. Quando lhe traziam o éfode, ele o utilizava. Nós temos as Escrituras em nossas mãos: busquemos os seus conselhos nos casos duvidosos. Devemos dizer: "Tragam-me a Bíblia". A forma como Davi dirige-se a Deus é muito solene; porém, é também muito particular. Deus permite que sejamos também assim em nossas conversas com Ele: "Senhor, dirija-me neste assunto sobre o qual estou agora completamente perdido". Deus sabe não somente o que acontecerá, como também o que deveria acontecer, se não existisse um impedimento; portanto, Ele sabe como livrar da tentação o que é piedoso, e como recompensar a cada homem conforme as suas obras.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 E convocou todo o povo à peleja, para descerem a Queila, e cercar a Davi e os seus homens. 1 Samuel 23:8 19 Também a Nobe, cidade desses sacerdotes, passou a fio de espada; homens e mulheres, meninos e criancinhas de peito, e até os bois, jumentos e ovelhas passou a fio de espada. 1 Samuel 22:19 24 Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Gênesis 18:24 6 Mas, achou pouco tirar a vida somente a Mardoqueu; porque lhe haviam declarado o povo de Mardoqueu. Por esse motivo Hamã procurou destruir todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. Ester 3:6 15 Como leão bramidor, e urso faminto, assim é o ímpio que domina sobre um povo pobre. Provérbios 28:15 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há destruição e miséria; Romanos 3:15,16