Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Dois Anjos Adicionais Colocados Junto à Arca
1 Reis 6:23-28
Ver 1 Reis 8:6,7; 2 Crônicas 5:7,8,12,13,14. Um santuário esplêndido havia sido feito, de acordo com o modelo mostrado a Moisés no monte, e depois apresentado pelo Senhor a Davi. Além dos querubins no topo da arca, Salomão fez outros dois anjos de tamanho maior, de pé em cada extremidade da arca, representando os anjos celestiais que guardavam a lei de Deus. É impossível descrever a beleza e o esplendor deste santuário. A este lugar a arca sagrada foi levada com solene reverência pelos sacerdotes, e colocada em seu lugar sob as asas dos dois majestosos querubins que estavam no chão.
- 6 E os sacerdotes introduziram a arca do pacto do Senhor no seu lugar, no oráculo da casa, no lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins. 7 Pois os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca, e cobriam por cima a arca e os seus varais. 1 Reis 8:6,7 7 Assim trouxeram os sacerdotes a arca do pacto do Senhor para o seu lugar, no oráculo da casa, no lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins. 8 Porque os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e os seus varais: 12 também os levitas que eram cantores, todos eles, a saber, Asafe, Remã, Jedútum e seus filhos, e seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com alaúdes e com harpas, estavam em pé ao lado oriental do altar, e juntamente com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas) , 13 quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, 14 de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus. 2 Crônicas 5:7,8,12,13,14
O coro sagrado levantou suas vozes em louvor a Deus, e a melodia de suas vozes foi acompanhada por todos os tipos de instrumentos musicais. E enquanto os pátios do templo ressoavam com louvor, a nuvem da glória de Deus tomou posse da casa, como anteriormente enchia o tabernáculo do deserto ( The Review and Herald, 9 de novembro de 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 6:15-38
Veja o que este exemplo tipifica:
1. Cristo é o verdadeiro templo. Nele habita toda a plenitude da divindade, corporalmente: nEle todo o Israel espiritual de Deus é reunido; através dEle temos acesso a Deus com confiança.
2. Todo o crente é um templo vivo em quem habita o Espírito de Deus (1 Coríntios 3:16). Este templo vivo é edificado sobre o fundamento de Cristo e será aperfeiçoado em seu devido momento.
3. A Igreja é o templo espiritual. cresce como templo santo no Senhor, enriquecida e adornada com os dons e a graça do Espírito Santo. Este templo está firmemente edificado sobre a Rocha.
4. O céu é o templo eterno. Ali a igreja permanecerá estabelecida. Todos os que serão pedras deste edifício, no estado presente de preparação, devem acomodar-se e preparar-se para tudo isto. Que os pecadores dirijam-se rapidamente a Jesus Cristo, que é o fundamento vivo, para que sejam edificados nEle, como parte desta casa espiritual, consagrados de corpo e alma à glória de Deus.
|