Comentário Bíblico
Adventista
Dois anos - (cba)
1 Reis 16:8
Dois anos segundo o cômputo inclusivo. Elá começou a reinar no 26º ano de Asa e terminou seu reinado no 27º ano de Asa (1 Reis 16:10; ver com. de 1 Reis 15:28).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 16:1-14
Este capítulo está completamente relacionado ao reino de Israel, e com as revoluções deste reino. Deus ainda se refere a Israel como o seu povo, apesar de ser uma nação que está desgraçadamente corrompida. Jeú anuncia que a família de Baasa teria a mesma destruição que este trouxe sobre a família de Jeroboão. os que se parecem com outros em seus pecados podem parecer-se também nas pragas que sofrem, especialmente os que parecem ser zelosos contra os pecados de outras pessoas; porém, iguais aos que permitem-se a si mesmos.
O próprio Baasa morre em paz e é enterrado com honras. Aqui pode-se ver claramente que existe um castigo após a morte, que é o que mais deve ser temido.
Que esta seja uma advertência para os ébrios: a morte é capaz de surpreendê-los. Ela vem facilmente aos homens quando estão embriagados. Além das enfermidades que sucedem a estes homens que se dão à embriaguez, quando se encontram neste estado, são facilmente vencidos por qualquer inimigo e estão sujeitos a graves acidentes. A morte vem de uma maneira terrível aos que se encontram neste estado; ela os encontra no ato de pecado, e incapacitados para um ato de devoção. Este dia chega para eles sem que se dêem conta. A Palavra de Deus cumpriu-se e os pecados de Baasa e Elá foram levados em conta, porque, através deles, provocaram a Deus. os seus ídolos são chamados de coisas vãs, porque eles não têm proveito e nem são capazes de socorrer alguém; miseráveis são os que têm as suas coisas vãs, como se fossem deuses.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |