Comentário Bíblico
Adventista
Quanto aos mais atos - (cba)
1 Reis 16:5
Baasa governou por 24 anos e sem dúvida havia muitas informações importantes nos registros oficiais que poderiam ter sido selecionadas para apresentar um relato abrangente de seu reinado. Porém, o autor de Reis não relatou nada disso, mas afirmou que tudo está escrito no “Livro da História dos Reis de Israel”. O que mais lhe preocupa é a postura adotada pelos reis com respeito a Yahweh e Seu propósito para Israel, e a influência que isso teria sobre a história do povo escolhido de Deus. A nação prosperaria ou declinaria? Ela permaneceria para sempre ou seria arruinada? As respostas a essas perguntas dependiam da atitude do rei e do povo para com Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 16:1-14
Este capítulo está completamente relacionado ao reino de Israel, e com as revoluções deste reino. Deus ainda se refere a Israel como o seu povo, apesar de ser uma nação que está desgraçadamente corrompida. Jeú anuncia que a família de Baasa teria a mesma destruição que este trouxe sobre a família de Jeroboão. os que se parecem com outros em seus pecados podem parecer-se também nas pragas que sofrem, especialmente os que parecem ser zelosos contra os pecados de outras pessoas; porém, iguais aos que permitem-se a si mesmos.
O próprio Baasa morre em paz e é enterrado com honras. Aqui pode-se ver claramente que existe um castigo após a morte, que é o que mais deve ser temido.
Que esta seja uma advertência para os ébrios: a morte é capaz de surpreendê-los. Ela vem facilmente aos homens quando estão embriagados. Além das enfermidades que sucedem a estes homens que se dão à embriaguez, quando se encontram neste estado, são facilmente vencidos por qualquer inimigo e estão sujeitos a graves acidentes. A morte vem de uma maneira terrível aos que se encontram neste estado; ela os encontra no ato de pecado, e incapacitados para um ato de devoção. Este dia chega para eles sem que se dêem conta. A Palavra de Deus cumpriu-se e os pecados de Baasa e Elá foram levados em conta, porque, através deles, provocaram a Deus. os seus ídolos são chamados de coisas vãs, porque eles não têm proveito e nem são capazes de socorrer alguém; miseráveis são os que têm as suas coisas vãs, como se fossem deuses.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 19 Quanto ao restante dos atos de Jeroboão, como guerreou, e como reinou, eis que está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel. 1 Reis 14:19 31 Quanto ao restante dos atos de Nadabe, e a tudo quanto fez, porventura não estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel? 1 Reis 15:31 1 No trigésimo sexto ano do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para não deixar ninguém sair nem entrar para Asa, rei de Judá. 2 Então Asa tirou a prata e o ouro dos tesouros da casa do Senhor, e da casa do rei, e enviou mensageiros a Bene-Hadade, rei da Síria, que habitava em Damasco, dizendo: 3 Haja aliança entre mim e ti, como havia entre meu pai e o teu. Eis que te envio prata e ouro; vai, pois, e rompe a sua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se retire de mim. 4 E Bene-Hadade deu ouvidos ao rei Asa, e enviou os comandantes dos seus exércitos contra as cidades de Israel, os quais feriram Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali. 5 E tendo Baasa notícia disto, cessou de edificar a Ramá, e não continuou a sua obra. 6 Então o rei Asa tomou todo o Judá, e eles levaram as pedras de Ramá, e a sua madeira, com que Baasa edificara; e com elas edificou Geba e Mizpá. 2 Crônicas 16:1-6