Comentário Bíblico
Adventista
No ano segundo - (cba)
1 Reis 15:25
De acordo com o cômputo israelita; mas o primeiro, de acordo com o cálculo do próprio Asa (ver com. de 1 Reis 15:1). As informações cronológicas dos reis que introduzem os relatos de seus reinados estão, em geral, dispostas de acordo com a sequência de suas ascensões ao trono. É por isso que o reinado de Nadabe é apresentado depois do reinado de Asa, e não o de Josafá, o sucessor de Asa. Estas são as sucessões:
* Abias. em Judá (1 Reis 15:1,2) - 18° ano de Jeroboão.
* Asa. em Judá (1 Reis 15:9,10) - 20° ano de Jeroboào.
* Nadabe, em Israel (1 Reis 15:25) - 2° ano de Asa.
Os demais reinos registrados em 1 Reis ocorrem na seguinte ordem:
* Baasa. em Israel (1 Reis 15:28,33) - 3° ano de Asa.
* Elá, em Israel (1 Reis 16:8) - 26° ano de Asa.
* Zinri, em Israel (1 Reis 16:10) - 27° ano de Asa.
* Onri. em Israel (1 Reis 16:23) - 31° ano de Asa.
* Acabe, em Israel (1 Reis 16:29) - 38° ano de Asa.
* Josafá. em Judá (1 Reis 22:41,42) - 4° ano de Acabe.
* Acazias, em Israel (1 Reis 22:51) - 17° ano de Josafá.
Deve-se notar que todos esses reinados estão dispostos em perfeita ordem de sucessão cronológica. Assim, o reinado de Josafá não é apresentado até que o reino de Acabe tenha sido dado, uma vez que foi no 4º ano de Acabe que Josafá começou a governar; e Acazias não é apresentado antes de Josafá, visto que foi no 17º ano de Josafá que Acazias começou a reinar. Isso mostra como os livros dos Reis estão dispostos em torno de uma estrutura de dados cronológicos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 15:25-34
Durante o reinado de Asa em Judá, o governo de Israel esteve em seis ou sete diferentes mãos. observe a ruína da família de Jeroboão; nenhuma palavra de Deus cairá por terra. As ameaças divinas não têm a intenção de somente aterrorizar.
Os ímpios executam uns contra os outros os justos juízos de Deus. Porém, em meio a pecados espantosos, e esta aparente confusão, o Senhor leva adiante o seu plano; quando estiver completo, a justiça, a sabedoria e a gloriosa misericórdia ali divulgadas, serão admiradas e o Senhor será adorado para todo o sempre na eternidade.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |