Comentário Bíblico
Adventista
Sisaque - (cba)
1 Reis 14:25
Conhecido na história egípcia como Sheshonk 1, ele foi o fundador da 22º dinastia. Fez sua famosa incursão contra Judá no quinto ano de Roboão. Esse registro é confirmado de forma notável pela famosa inscrição de Karnak, que enumera as conquistas de Sheshonk e lista as cidades conquistadas em sua campanha. Dos lugares que podem ser identificados, muitos estão dentro das fronteiras de Israel, principalmente na planície de Esdraelom, como Taanaque, Megido, Bete-Seã, Suném e outros. Socó e Arade são as únicas cidades mais conhecidas de Judá cujos nomes puderam ser identificados. Alguns creem que na época desse ataque, as cidades acima citadas de Israel tinham sido capturadas e eram governadas por Roboão, e, por isso, Jeroboão pediu a seu antigo protetor que as resgatasse. É mais provável que Sisaque estivesse ressentido com Jeroboão, que pode não ter cumprido promessas feitas antes de se tornar rei de Israel. O fragmento de uma estela encontrada na escavação de Megido indica que Sisaque considerou essa cidade como conquistada e não como livrada.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 14:21-31
Aqui não se encontram coisas boas a respeito de Roboão, e muitas coisas são registradas como desvantagem de seus súditos. A abundância dos piores crimes, do pior dos pagãos em Jerusalém, a cidade que o Senhor escolhera como o seu templo para que fosse ali adorado, demonstra que nada é capaz de melhorar o coração dos homens caídos, senão a graça santificadora do Espírito Santo. Somente nela podemos confiar; portanto, oremos diariamente, para que tanto nós como os que estão à nossa volta possamos tê-la em nossa vida. O esplendor de seu templo, a pompa de seu sacerdócio e todas as vantagens com que estava associada a sua religião não foram suficientes para mantê-los próximos a ela. Nada além do derramamento do Espírito Santo manterá a lealdade do Israel de Deus.
O pecado deixa todas as pessoas a descoberto, empobrece-as e debilita-as. Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém e levou os seus tesouros. o pecado faz com que o ouro se torne opaco, e ainda que o ouro mais fino seja transformado em bronze.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 40 Pelo que Salomão procurou matar Jeroboão; porém este se levantou, e fugiu para o Egito, a ter com Sisaque, rei de Egito, onde esteve até a morte de Salomão. 1 Reis 11:40 2 Pelo que, no quinto ano da rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque eles tinham transgredido contra o Senhor) 3 com mil e duzentes carros e sessenta mil cavaleiros; era inumerável a gente que vinha com ele do Egito: líbios, suquitas e etíopes; 4 E tomou as cidades fortificadas de Judá, e chegou até Jerusalém. 2 Crônicas 12:2-4 2 Pelo que, no quinto ano da rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque eles tinham transgredido contra o Senhor) 9 Subiu, pois, Sisaque, rei do Egito, contra Jerusalém, e levou os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei; levou tudo. Levou até os escudos de ouro que Salomão fizera. 2 Crônicas 12:2,9