Comentário Bíblico
Adventista
Concluímos - (cba)
Romanos 3:28
Do gr. logizomai. A mesma palavra é usada com o significado de “pensar” (Romanos 2:3), “imputar” (Romanos 4:3), “considerar” (Romanos 4:4; Romanos 8:18; Romanos 14:14) e “atribuir” (Romanos 4:6). O sentido aqui parece ser “considerar”, “manter”.
- 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Romanos 2:3 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 4 Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; Romanos 4:4 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo. Romanos 14:14 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: Romanos 4:6
Pois - (cba)
Romanos 3:28
As evidências textuais se dividem entre “pois” e “portanto”. “Pois” parece mais adequado aqui. Paulo confirma a declaração de Romanos 3:27 de que a jactância é excluída pelo princípio da fé.
O homem - (cba)
Romanos 3:28
Do gr. anthrõ-pos, o termo geral para qualquer membro da raça humana.
Justificado pela fé - (cba)
Romanos 3:28
Esta justificação não se trata de mero ajuste impessoal da condição legal da pessoa perante Deus. A fé em Cristo envolve uma relação pessoal com o Redentor. Implica uma atitude de amor e gratidão para com o Salvador, em resposta ao Seu amor por nós, pecadores. Baseia-se em profunda admiração de Jesus, por tudo que Ele é, com um sincero desejo de conhecê-Lo e de se tornar semelhante a Ele. Significa uma confiança em Cristo sem reservas, que estamos dispostos a tomá-Lo por Sua palavra e seguir aonde quer que Ele nos conduza.
Sem essa fé não pode haver justificação - (cba)
Romanos 3:28
Deus não está preocupado apenas com o perdão dos pecados passados, mas com a restauração do ser humano. A restauração só pode ser experimentada por meio da fé em Jesus Cristo. Portanto, a justificação não pode ser separada das experiências transformadoras da conversão, novo nascimento e subsequente crescimento na santificação. Só os que pela fé aceitam e entram voluntariamente em todas as fases do plano de Deus para a restauração podem reivindicar legitimamente a justiça imputada de Cristo para a justificação (ver com. de Romanos 3:22; Romanos 4:25; Romanos 5:1).
- 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Romanos 3:22 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação. Romanos 4:25 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1
Independentemente das obras da lei - (cba)
Romanos 3:28
Literalmente, “sem as obras da lei”. No grego, “lei” está sem o artigo (ver com. de Romanos 2:12). O significado desta frase é claro no contexto de todo o capítulo. A base de todo sistema religioso falso é a ideia equivocada de que a justificação pode ser alcançada pela obediência à lei. Mas as obras da lei não podem expiar os pecados passados. A justificação não pode ser conquistada. Ela só pode ser recebida pela fé no sacrifício expiatório de Cristo. Portanto, nesse sentido, as obras da lei não têm nenhuma relação com a justificação. Somos justificados sem haver qualquer coisa em nós que nos faz merecer a justificação.
Evidentemente, isso não pode ser interpretado como se o que foi justificado passa a estar livre de obedecer à lei ou de realizar boas obras. A fé pela qual foi justificado se revelará na obediência. Paulo enfatiza o lugar das boas obras na vida do cristão (1 Timóteo 5:10; 1 Timóteo 6:18; 2 Timóteo 3:17; Tito 2:7,14; Tito 3:8; etc.). Mas ele também deixa claro que essas boas obras não conquistam a justificação (cf. Romanos 4:2,6; Romanos 9:32; Romanos 11:6; Colossenses 2:16; Colossenses 3:2,5,10; Efésios 2:9; 2 Timóteo 1:9).
- 10 aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras. 1 Timóteo 5:10 18 que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, 1 Timóteo 6:18 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:17 7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade, 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:7,14 8 Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêm em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. Tito 3:8 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras, dizendo: Romanos 4:2,6 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; Romanos 9:32 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:6 16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, Colossenses 2:16 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 5 Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; 10 e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Colossenses 3:2,5,10 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:9 9 que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos, 2 Timóteo 1:9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não Poupança de Propriedades na Lei
Romanos 3:19-28
Ver Gálatas 2:16,17; Gálatas 3:10,11,12,13,24. Eu apelaria a todos os que quiserem conquistar o céu, que tomem aviso. Não dediquem seu precioso tempo de experiência a costurar folhas de figueira para cobrir a nudez resultante do pecado. Ao olhar para o grande espelho moral do Senhor, Sua santa lei, Seu padrão de caráter, nem por um momento suponha que isso possa purificá-lo. Não há propriedades salvadoras na lei. Não pode perdoar o transgressor. A pena deve ser aplicada. O Senhor não salva pecadores abolindo Sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. A punição foi suportada pelo substituto do pecador. Não que Deus seja cruel e impiedoso, e Cristo tão misericordioso que morreu na cruz do Calvário para abolir uma lei tão arbitrária que precisava ser extinta, crucificada entre dois ladrões. O trono de Deus não deve ter nenhuma mancha de crime, nenhuma mancha de pecado. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho fizeram um pacto que se o homem se mostrasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deve cair sobre ele (Manuscrito 145, 1897 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:16,17 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:10,11,12,13,24
“Esta é a justificação pela fé”
Romanos 3:19-28
Ver Romanos 5:1. Como o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita esta expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Esta é a justificação pela fé. Cada alma crente deve conformar sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se em um estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiatórios do Redentor e avançando de força em força, de glória em glória.
Perdão e justificação são uma e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. O pecador recebe o perdão de seus pecados, porque esses pecados são suportados por seu Substituto e Fiador. O Senhor fala com Seu Pai celestial, dizendo: “Este é Meu filho. Eu o isento da condenação à morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - vida eterna - porque tomei seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é até mesmo Meu filho amado. ” Assim, o homem, perdoado e vestido com as belas vestes da justiça de Cristo, permanece sem defeito diante de Deus.
O pecador pode errar, mas não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, entretanto, é o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. É prerrogativa do Pai perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos aliviou, imputando-nos a Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as demandas da justiça.
Justificação é o oposto de condenação. A misericórdia sem limites de Deus é exercidapara aqueles que são totalmente indignos. Ele perdoa transgressões e pecados por causa de Jesus, que se tornou a propiciação por nossos pecados. Por meio da fé em Cristo, o transgressor culpado é levado às boas graças de Deus e à forte esperança de vida eterna ( Manuscrito 21, 1891 ).
Um sinal para o mundo
Romanos 3:19-28
A justificação pela fé em Cristo se manifestará na transformação do caráter. Este é o sinal para o mundo da verdade das doutrinas que professamos. A evidência diária de que somos uma igreja viva é vista no fato de que estamos praticando a Palavra. Um testemunho vivo vai para o mundo em uma ação cristã consistente.
Ele declara a um mundo que apostatou que há um povo que acredita que nossa segurança está em nos apegarmos à Bíblia. Este testemunho é uma distinção inconfundível daquele da grande igreja apóstata, que adota a sabedoria e autoridade humanas em lugar da sabedoria e autoridade de Deus ( Carta 83, 1896 ).
Com corações humildes examine a expiação
Romanos 3:20-30
Ver Gálatas 6:14; Efésios 2:8,9; Tito 3:5; Hebreus 7:25; Apocalipse 22:17. - Ninguém assuma a posição limitada e estreita de que qualquer uma das obras do homem pode ajudar da maneira menos possível a liquidar a dívida de sua transgressão. Este é um engano fatal. Se você quer entender, deve parar de regatear suas idéias preferidas e, com o coração humilde, examinar a expiação.
- 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17
Este assunto é tão vagamente compreendido que milhares e milhares que afirmam ser filhos de Deus são filhos do maligno, porque dependerão de suas próprias obras. Deus sempre exigiu boas obras, a lei exige, mas porque o homem se colocou no pecado onde suas boas obras eram inúteis, somente a justiça de Jesus pode valer. Cristo é capaz de salvar ao máximo porque vive sempre para interceder por nós.
Tudo o que o homem pode fazer para sua própria salvação é aceitar o convite: “Quem quiser, tome de graça da água da vida”. Nenhum pecado pode ser cometido pelo homem sem satisfação no Calvário. Assim, a cruz, em apelos fervorosos, continuamente oferece ao pecador uma expiação completa ( Manuscrito 50, 1900 ).
Especulações sobre a justiça pela fé
Romanos 3:24-28
Ver Gálatas 2:16; 1 Tessalonicenses 4:3. Muitos cometem o erro de tentar definir minuciosamente os pontos delicados de distinção entre justificação e santificação. Nas definições desses dois termos, eles freqüentemente trazem suas próprias idéias e especulações. Por que tentar ser mais minucioso do que a Inspiração na questão vital da justificação pela fé? Por que tentar resolver cada ponto minucioso, como se a salvação da alma dependesse de todos terem exatamente a sua compreensão desse assunto? Todos não podem ver na mesma linha de visão ( Manuscrito 21, 1891 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 1 Tessalonicenses 4:3
Nota
Romanos 3:28
Veja Romanos 4:3,4.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:27-31
Deus executará a grande obra da justificação e salvação dos pecadores do primeiro ao último, para silenciar o nosso orgulho. Agora, se fôssemos salvos por nossas obras, o orgulho não seria excluído; porém, o caminho da justificação pela fé exclui todo o orgulho para sempre. Os crentes não têm a autorização para transgredirem a lei. A fé é uma lei, é uma graça que opera onde quer que opere em verdade. Por fé, que nesta matéria não é um ato de obediência ou uma boa obra, mas a formação de uma relação entre Cristo e o pecador, que considera adequado que o crente seja perdoado e justificado por amor ao Salvador, e que o incrédulo, que não está unido ou relacionado deste modo com Ele, permaneça submetido à condenação. Todavia, a lei é útil para nos convencer do que passou, e para nos dirigir ao futuro. Ainda que não possamos ser salvos por ela como um pacto, a reconhecemos e nos submetemos a ela, como regra na mão do Mediador.
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- Análise em Cadeia 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:20-22,26 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça; Romanos 4:5 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. Romanos 8:3 14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:14-18 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. João 5:24 40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:40 38 Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de todas as coisas de que não pudestes ser justificados pela lei de Moisés, por ele é justificado todo o que crê. Atos 13:38,39 11 E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:11 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 8 Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito. 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:8,11-14,24 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:9 7 para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Tito 3:7 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:9 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? 24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:20,24,26