avatar
9. Como Vos Podeis Tornar uma Nova Criatura
A Bíblia Fala 169
Compartilhar Instalar

Tempos atrás os jornais contaram o caso de uma menina que criara um filhote de onça. Este tinha poucos dias de idade, quando lhe foi dado. A menina cuidava do animalzinho com muito carinho, e os dois passavam muitas horas em animada brincadeira.

Quando a onça se tornou grande, a menina foi advertida do perigo de brincar com aquele animal selvagem. Ela havia, por assim dizer, crescido com a onça e estava certa de que o animal nunca lhe havia de fazer algum mal. Dizia que todos os traços selvagens daquele felídeo haviam sido eliminados por sua associação constante com os humanos.

Um dia a menina, brincando com o animal, feriu o dedo. A onça lambeu o sangue do ferimento. Em questão de segundos aquele manso e gentil companheiro de brinquedos se tornou uma fera selvagem. Derribando sua dona, meteu-lhe as garras e comecou a mordê-la. A menina estava certa de que a natureza da onça se transformara por sua associação com os humanos, mas descobriu que o animal possuía ainda a natureza e o coração de uma fera.

Este caso ilustra a natureza do homem. O homem nasce com natureza basicamente pecaminosa. É-lhe muito mais fácil fazer o que é errado e pecaminoso, do que o que é bom e justo. A educação e cultura podem desenvolver nele alguns sinais exteriores de bom comportamento, mas a natureza má, herdada de Adão, permanecerá.

O terno pai e o marido extremoso podem tornar-se maníacos furiosos, depois de tomar umas taças de álcool. Dizem os psicólogos que essas explosões se devem a impulsos recalcados, contidos pelo domínio próprio, mas que irrompem quando esse domínio fica temporariamente anestesiado. Cristo disse que os guias religiosos de seu tempo eram semelhantes a "sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos, e de toda imundícia." S. Mateus 23:27.

Para estarmos em paz com Deus é preciso que estejam perdoados nossos pecados do passado. Mais do que isso, é preciso que se transforme a natureza má, que produz esses pecados.


A Bíblia Fala


l. Que diz a Biblia que é impossível ao pecador? Jeremias 13:23


2. Como descreve Isaías as boas obras que somos capazes de fazer? Isaías 64:6


3. Quando S. Paulo queria fazer o bem, que fazia em seu lugar? Romanos 7:15-19


4. Por que era S. Paulo incapaz de fazer o que Deus lhe ordenava? Romanos 7:14


5. Que diz a Bíblia ser a razão por que a humanidade não obedece a Deus voluntariamente? Romanos 8:6 e 7


6. Como pode um pecador perdido tornar-se filho de Deus? Atos 3:19

NOTA: Este texto nos diz que devemos arrepender-nos e converternos. A palavra "converter-se" quer dizer transformar-se. Nossa natureza carnal tem de transformar-se em natureza espiritual. Nossa parte é arrepender-nos, ou entristecer-nos por nossos pecados. A parte de Deus é operar em nós essa transformação a que chamamos de connversão.


7. Como pode nossa natureza transformar-se, de carnal para espiritual, de modo que possamos chegar a ser aquilo que Deus deseja que sejamos? S. João 3:3


8. Como consegue Deus esse renascimento espiritual? S. João 3:5 e 6 ; S. João 1:12 e 13


9. Que promete Deus fazer, se nos entregamos a Ele? Ezequiel 36:26


10. Sob a nova aliança, que prometeu Deus fazer para nos ajudar a viver uma vida cristã? Hebreus 8:10


11. Por meio de quem nos vem o livramento da natureza má? Romanos 7:24 e 25


12. Quão profundo deve ser nosso desejo de alcançar essa transformação? S. Mateus 5:6


13. Quando seremos capazes de encontrar o auxílio de que necessitamos para alcançar a salvação? Jeremias 29:12 e 13


14. Quão plenamente somos transformados, por esse renascimento por meio de Cristo? II Coríntios 5:17


15. Como descreve a Bíblia a transformação que se realiza pelo novo nascimento? Colossenses 3:1-10


16. Uma vez convertida verdadeiramente, que novos traços de caráter serão vistos na vida da pessoa? Galatas 5:22-25


17. Que certeza é dada aos que são nascidos de Deus? I S.João 5:4


Quantas vezes temos fracassado em nosso desejo de seguir ao Salvador como deveríamos! Muitos de nós nos temos esforçado arduamente para fazer o bem - tão somente para sofrer um fracasso pior do que antes! Nossas intenções eram boas, mas procuramos fazer o bem sem a ajuda de Deus. Éramos ainda de natureza carnal e pecaminosa. Éramos dominados por paixões e hábitos contraidos antes de conhecermos o divino plano da redenção. Jamais poderemos vencer o diabo com nossas próprias forças.

Unicamente pondo nossa vida nas mãos de Cristo é que podemos alcançar a vitória sobre os pecados do passado. É somente por meio dEle que podemos viver uma vida cristã vitoriosa.

Dai-Lhe hoje vosso coração e experimentai a alegria e paz que vos proporciona o converter-vos numa nova criatura em Cristo.

(Se desejais atender a esse convite, pedimos que o indique marcando o respectivo quadradinho.)

Desejo alcançar o novo nascimento que Deus prometeu.