Comentário Bíblico
Adventista
Alegrei-me - (cba)
Filipenses 4:10
Ou, “alegro-me”, se Paulo estiver utilizando aqui o aoristo epistolar (ver com. de Filipenses 2:25). O apóstolo praticava os preceitos que encorajava a igreja a seguir (Filipenses 4:4); ele se alegra, como ordena aos filipenses que se alegrem.
- 25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades; Filipenses 2:25 4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos. Filipenses 4:4
A meu favor o vosso cuidado - (cba)
Filipenses 4:10
Paulo tinha em mente o plano atencioso por meio do qual os filipenses procuraram suavizar as provações dele, primeiro, quando estava em Corinto (Filipenses 4:15) e, então, em Roma (Filipenses 2:25; Filipenses 4:18).
- 15 Também vós sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo no sentido de dar e de receber, senão vós somente; Filipenses 4:15 25 Julguei, contudo, necessário enviar-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador, e companheiro nas lutas, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades; Filipenses 2:25 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18
Renovastes - (cba)
Filipenses 4:10
Do gr. anathallõ, "disparar em tamanho”, “brotar novamente”, palavra utilizada para uma árvore em que crescem novos brotos depois do inverno. A ideia é de atividade renovada após inatividade. De modo algum, Paulo está acusando seus amigos de negligência, pois reconhece que eles não puderam ajudá-lo antes.
Cuidado - (cba)
Filipenses 4:10
Ou, “atenção” Paulo reconhece que embora as circunstâncias não permitissem que a igreja prestasse auxílio prático, os membros desejaram continuamente melhorar sua condição.
Faltava oportunidade - (cba)
Filipenses 4:10
Os obstáculos não são especificados, mas parece ter sido temporariamente impossível aos filipenses enviar doações ao apóstolo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 4:10-19
É uma boa obra socorrer e ajudar a um bom ministro que esteja em dificuldades. A natureza da verdadeira simpatia cristã não é tão somente sentirmo-nos preocupados com os nossos amigos em seus problemas, mas fazermos aquilo que estiver ao nosso alcance para ajudálos. O apóstolo já estava acostumado a estar acorrentado, em prisões e em necessidades, mas em todas estas situações aprendeu a estar contente, a levar a sua mente a este estado, e a tirar o máximo proveito destas situações. O orgulho, a incredulidade, a atitude vã de insistir em algo que não temos e o descontentamento variável pelas coisas presentes, fazem com que os homens sintam-se desgostosos até em circunstâncias que lhes são favoráveis.
Oremos para que possamos ter uma submissão paciente, e por esperanças quando estivermos nos sentindo oprimidos; por humildade e por uma mente celestial quando estivermos jubilosos. É uma graça especial ter sempre um temperamento mental sereno. Quando estivermos humilhados, não percamos o nosso consolo em Deus, a confiança que temos em sua providência, nem tomemos um caminho mau para a nossa satisfação. Quando estivermos em uma condição próspera, não sejamos orgulhosos nem nos sintamos seguros ou mundanos. Esta é uma lição muito mais difícil do que a outra, porque as tentações da abundância e da prosperidade são maiores do que as da aflição e da necessidade.
O apóstolo não tinha a intenção de fazer com que dessem mais; porém, desejava exortá-los a uma bondade que terá uma gloriosa recompensa mais além. Por meio de Cristo temos a graça para fazer aquilo que é bom, e por meio dEle devemos esperar a recompensa; como temos todas as coisas por meio dEle, façamos todas as coisas por Ele, e para a sua glória.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos: 3 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Filipenses 1:1,3 6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito; 7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei. 2 Coríntios 7:6,7 9 e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado; porque os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei, e ainda me guardarei, de vos ser pesado. 2 Coríntios 11:9 6 E o que está sendo instruído na palavra, faça participante em todas as boas coisas aquele que o instrui. Gálatas 6:6 6 Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se regozije em ti? Salmos 85:6 7 Voltarão os que habitam à sua sombra; reverdecerão como o trigo, e florescerão como a vide; o seu renome será como o do vinho do Líbano. Oséias 14:7 7 na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda, 2 Coríntios 6:7 10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principamente aos domésticos da fé. Gálatas 6:10 30 porque pela obra de Cristo chegou até as portas da morte, arriscando a sua vida para suprir-me o que faltava do vosso serviço. Filipenses 2:30