Comentário Bíblico
Adventista
Alegrai-vos - (cba)
Filipenses 4:4
Ver com. de Filipenses 3:1. Paulo não se cansa de repetir que a alegria é um dos santos privilégios do cristão.
Sempre - (cba)
Filipenses 4:4
O Senhor é sempre o mesmo (ver com. de Malaquias 3:6; Hebreus 13:8; Tiago 1:17). O amor, a consideração e o poder de Deus são os mesmos nos tempos de aflição e de prosperidade. A habilidade de Cristo em dar paz ao coração não depende de circunstâncias externas; assim, a pessoa que está centralizada nEle se alegra constantemente.
- 6 Pois eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Malaquias 3:6 8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17
Outra vez digo - (cba)
Filipenses 4:4
O apóstolo repete a exortação, como para evitar as objeções sobre a impossibilidade de se alegrar em meio a circunstâncias desfavoráveis.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Filipenses 4:2-9
Os crentes devem ser unânimes e estarem dispostos a ajudarem-se mutuamente. Assim como o apóstolo havia encontrado o benefício da assistência deles, sabia o quão consolador seria para os seus colaboradores terem a ajuda de outros. Procuremos nos assegurar de que os nossos nomes estejam escritos no livro da vida.
O gozo em Deus é de grande importância na vida cristã; é necessário incentivar os cristãos continuamente a que o tenham em sua vida. A alegria supera amplamente todos os motivos que teríamos para estar tristes. Os inimigos deveriam perceber o quão moderados eram em relação às coisas exteriores, e com quanta moderação sofriam as perdas e as dificuldades. O dia de juízo em breve chegará, com a plena redenção dos crentes e a destruição dos ímpios.
É nosso dever demonstrar cuidadosa diligência, em harmonia com uma sábia previsão e com a devida preocupação; porém, há um afã de temor e desconfiança, que é pecado e uma atitude néscia, e que somente confunde e distrai a mente. Como remédio contra a preocupação, recomenda-se a constância em oração. Não somente os tempos estabelecidos de oração, mas constância em tudo por meio da oração. Devemos unir as ações de graças com as orações e as súplicas; não somente buscarmos provisões daquilo que é bom, mas reconhecermos as misericórdias que recebemos. Deus não precisa que lhe contemos as nossas necessidades ou desejos, porque os conhece melhor do que nós mesmos; mas deseja que valorizemos a sua misericórdia, e que sintamos que dependemos dEle. A paz com Deus, esta sensação consoladora de estarmos reconciliados com Ele, e de termos parte em seu favor e a esperança da bênção celestial, são um bem muito maior do que poderíamos expressar plenamente. Esta paz manterá o nosso coração e a nossa mente em Jesus Cristo; nos impedirá de pecarmos quando estivermos submetidos a tribulações e naufragarmos sob estas; nos manterá calmos e desfrutando de uma satisfação interior.
Os crentes têm que alcançar e manter um bom nome; um nome para todas as coisas com Deus e com os homens bons.
Devemos em tudo percorrer os caminhos da virtude e permanecer neles; então, quer tenhamos ou não o louvor por parte dos homens, certamente o teremos por parte de Deus. O próprio apóstolo é um exemplo. A sua doutrina estava em harmonia com a sua vida. A maneira de termos o Deus de paz conosco é mantermo-nos dedicados ao nosso dever. Todos os nossos privilégios e a salvação procedem da misericórdia gratuita de Deus; porém, gozar deles depende de nossa conduta santa e sincera. Estas são obras de Deus, pertencentes a Deus, e somente a Ele devem ser atribuídas, e a ninguém mais; nem a homens, nem a palavras e nem a obras.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 484

Nos Lugares Celestiais, Pág. 116

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 122

Este Dia com Deus, Pág. 159

Refletindo a Cristo, Pág. 207

Exaltai-O, Pág. 208

Para Conhece-lo, Pág. 208

Refletindo a Cristo, Pág. 212

Conselhos aos Professores, Pág. 233

Minha Consagração Hoje, Pág. 235

Exaltai-O, Pág. 279

Minha Consagração Hoje, Pág. 313

Este Dia com Deus, Pág. 318

Nossa Alta Vocação, Pág. 324

E Recebereis Poder, Pág. 334

Cuidado de Deus, Pág. 336

Vidas Que Falam, Pág. 355
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. Filipenses 3:1 12 alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Romanos 12:12 1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. 2 No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Salmos 34:1,2 1 Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos. 2 Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos dos séculos. Salmos 145:1,2 2 Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver. Salmos 146:2 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12 41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:41 25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. Atos 16:25 2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, Romanos 5:2,3 16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:16-18 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Tiago 1:2-4 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 1 Pedro 4:13 1 Quanto ao mais, irmãos meus, regozijai-vos no Senhor. Não me é penoso a mim escrever-vos as mesmas coisas, e a vós vos dá segurança. Filipenses 3:1 1 É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda palavra. 2 Já o disse quando estava presente a segunda vez, e estando agora ausente torno a dizer aos que antes pecaram e a todos os mais que, se outra vez for, não os pouparei. 2 Coríntios 13:1,2 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Gálatas 1:8
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Filipenses 4:7 - o Crente Sempre Terá a Paz de Deus? o Cristão Enfrenta Problemas? - Leandro Quadros
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 484

Nos Lugares Celestiais, Pág. 116

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 122

Este Dia com Deus, Pág. 159

Refletindo a Cristo, Pág. 207

Exaltai-O, Pág. 208

Para Conhece-lo, Pág. 208

Refletindo a Cristo, Pág. 212

Conselhos aos Professores, Pág. 233

Minha Consagração Hoje, Pág. 235

Exaltai-O, Pág. 279

Minha Consagração Hoje, Pág. 313

Este Dia com Deus, Pág. 318

Nossa Alta Vocação, Pág. 324

E Recebereis Poder, Pág. 334

Cuidado de Deus, Pág. 336

Vidas Que Falam, Pág. 355