Comentário Bíblico
Adventista
Eu, Daniel, olhei - (cba)
Daniel 12:5
Os versos de Daniel 12:5-13 formam um epílogo da visão dos cap. 10 a 12 e podem ser considerados, num sentido menos literal, como um epílogo de todo o livro.
Outros dois - (cba)
Daniel 12:5
Aparecem então dois seres celestiais que se juntam ao que narra a profecia a Daniel. Alguns sugerem que talvez sejam os dois "santos" mencionados em Daniel 8:13.
Do rio - (cba)
Daniel 12:5
Isto é, o Hidekel, ou Tigre (ver com. de Daniel 10:4).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Daniel 12:5-13
Um dos anjos pergunta quão longo será o tempo que resta até o final destes prodígios; dá-se uma resposta solene de que será por um tempo, tempos e metade de um tempo, o período mencionado em Daniel 7:25, e no livro do Apocalipse. Significa 1.260 dias ou anos proféticos, a começar do tempo em que o poder do povo santo seja destruído. O engano de Maomé e a usurpação papal tiveram início quase ao mesmo tempo, e estes foram um ataque dobrado contra a Igreja de Deus. Porém, no final, tudo terminará bem. Todo rei, principado e potestade contrários serão derrubados, a santidade e o amor triunfarão, e serão estabelecidos de modo honrado e para toda a eternidade. O final chegará. Que profecia assombrosa é esta, de tantos feitos variados, e estendendo-se através de tantas épocas sucessivas, chegando até a ressurreição geral!
Daniel deve ter se consolado com a perspectiva carinhosa de sua própria felicidade na morte, no juízo, e para toda a eternidade. É bom que todos nós tenhamos em mente e consideremos seriamente que sairemos deste mundo. Este deve ser o nosso caminho, mas o nosso consolo é que não partiremos até que Deus nos chame, e até que Ele tenha terminado aquilo que tem feito e fará por nosso intermédio aqui; até que diga: Venha por teu caminho, tu que fizeste a tua obra; portanto, agora, vem por teu caminho e deixe que outros ocupem o teu lugar. Foi um consolo para Daniel, e é um consolo para todos os santos que, qualquer que seja a sua sorte em vida, terão uma sorte feliz ao final dela. Assegurarmo-nos disto deve ser o maior interesse e preocupação de cada um de nós. Então, podemos estar muito felizes quanto à nossa condição atual, e aceitar a vontade de Deus em relação à nossa vida. Os crentes são felizes em todos os momentos; repousamos em Deus no presente pela fé, e nos está reservado o repouso no céu, ao final.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; 6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. 10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 16 E eis que um que tinha a semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios; então abri a boca e falei, e disse àquele que estava em pé diante de mim: Senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não retenho força alguma. Daniel 10:5,6,10,16 4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre; Daniel 10:4