Comentário Bíblico
Adventista
Procura - (cba)
2 Timóteo 2:15
Do gr. spoudazõ, “apressar-se”, “esforçar-se”, “ser diligente”, (1 Tessalonicenses 2:17; 2 Pedro 1:15; 2 Timóteo 4:9; Tito 3:12; 2 Pedro 1:10; Hebreus 4:11). Paulo lembra a Timóteo que unicamente um ministro sério e diligente pode representar adequadamente seu Senhor e cumprir a difícil missão a ele confiada.
- 17 Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por algum tempo, de vista, mas não de coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; 1 Tessalonicenses 2:17 15 Mas procurarei diligentemente que também em toda ocasião depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas. 2 Pedro 1:15 9 Procura vir ter comigo breve; 2 Timóteo 4:9 12 Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, apressa-te a vir ter comigo a Nicópolis; porque tenho resolvido invernar ali. Tito 3:12 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 2 Pedro 1:10 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11
Apresentar-te - (cba)
2 Timóteo 2:15
Do gr. paristêmi, "colocar-se ao lado de”, “apresentar-se”. Embora o cristão esteja trabalhando com seus semelhantes e em seu favor, ele deve sempre se lembrar de que os olhos de Deus estão sobre si. É a Deus que o cristão deve satisfazer supremamente.
Aprovado - (cba)
2 Timóteo 2:15
O obreiro cristão deve ser conhecido por sua vida irrepreensível e pela maneira otimista com que enfrenta os diversos problemas da vida.
Obreiro - (cba)
2 Timóteo 2:15
Tendo o próprio Paulo sido um fabricante de tendas (ver com. de Atos 18:3), ele bem sabia como era importante que um obreiro trabalhasse de forma tão eficiente que não precisasse ser “envergonhado” de seus esforços.
Maneja bem - (cba)
2 Timóteo 2:15
Literalmente, “corte em linha reta”. As verdades da Bíblia devem ser interpretadas corretamente, de modo que nenhuma parte das Escrituras seja definida em oposição ao quadro apresentado pela Bíblia como um todo. Cada passagem das Escrituras deve receber seu verdadeiro significado, assim como cada tijolo na parede de um edifício deve estar em seu devido lugar, * caso contrário, a parede inteira sofre. 2 Timóteo 2:14, Paulo adverte contra “batalhas de palavras", um exemplo do uso indevido das Escrituras. Manejar corretamente a Bíblia sugere que cada fase da verdade deve receber sua devida ênfase. Questões secundárias irrelevantes devem ser subordinadas aos princípios que realmente preparam as pessoas para vencer o pecado e as capacitam a viver triunfantemente em Cristo.
Palavra da verdade - (cba)
2 Timóteo 2:15
Ou seja, a palavra que constitui a verdade, as Escrituras (ver com. de Efésios 1:13).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Timóteo 2:1,2,3,7,15
Veja 1 Timóteo 4:13-16.
Cesse todas as especulações ociosas
2 Timóteo 2:14-16
Ver 2 Timóteo 2:23-26; 2 Timóteo 4:1-5; Colossenses 2:8; Apocalipse 14:1-4; Apocalipse 18:1. Este é um aviso apropriado para este tempo. Em seguida, vem uma ordem que muitas vezes precisa ser dada: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Aprenda a tomar as verdades que foram reveladas e a manejá-las de maneira que sirvam de alimento para o rebanho de Deus.
- 23 E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; 24 e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus. 2 Timóteo 2:23-26 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. 2 Timóteo 4:1-5 8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. 3 E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:1-4 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1
Encontraremos aqueles que permitem que suas mentes vaguem em vãs especulações sobre coisas das quais nada é dito na Palavra de Deus. Deus falou na linguagem mais clara sobre cada assunto que afeta a salvação da alma. Mas Ele deseja que evitemos sonhar acordado e diz: Vá trabalhar hoje na Minha vinha. A noite vem em que nenhum homem pode trabalhar. Cesse toda curiosidade ociosa; observe, trabalhe e ore. Estude as verdades que foram reveladas. Cristo deseja desfazer todos os devaneios vazios e nos mostra os campos maduros para a colheita. A menos que trabalhemos com zelo, a eternidade nos sobrecarregará com seu fardo de responsabilidade ( The Review and Herald, 5 de fevereiro de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Timóteo 2:14-21
Aqueles que estão dispostos a esforçar-se costumam fazê-lo por coisas de pouco valor. Porém, as disputas de palavras destroem as coisas de Deus. O apóstolo menciona alguns que erraram. Não negaram a ressurreição, mas corromperam a doutrina verdadeira. Nada é capaz de ser mais néscio ou errôneo, porque transtorna a fé temporal de alguns professos. Este fundamento traz duas coisas escritas em si. Uma delas fala de nossa consolação. Nada é capaz de derrubar a fé de alguém que foi escolhido por Deus. A outra fala de nosso dever. Aqueles que desejarem ter a consolação do privilégio devem tomar consciência de seu dever. Cristo entregou-se por nós, para nos redimir de toda a nossa iniquidade (Tito 2:14). A Igreja de Cristo é como uma moradia: uma parte de sua mobília tem grande valor; outra é de menor valor e é dedicada a uma utilização mais corriqueira. Alguns dos que professam a religião são como vasos de madeira e barro. Quando os vasos de desonra forem retirados para serem destruídos, os outros serão cheios com toda a plenitude de Deus. Devemos nos ocupar de que sejamos vasos santos. Cada um daqueles que por Deus for aprovado na Igreja será dedicado ao serviço de seu Mestre, e deste modo será equipado para que possa ser utilizado.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 502

Conselhos aos Professores, Pág. 535

Este Dia com Deus, Pág. 120

Exaltai-O, Pág. 123

Refletindo a Cristo, Pág. 173

Jesus Meu Modelo, Pág. 203

E Recebereis Poder, Pág. 215

Profetas e Reis, Pág. 218

Vidas Que Falam, Pág. 220

Vidas Que Falam, Pág. 223

Vidas Que Falam, Pág. 349

Cristo Triunfante, Pág. 377

Este Dia com Deus, Pág. 38

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 83
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. Hebreus 4:11 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 15 Mas procurarei diligentemente que também em toda ocasião depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas. 2 Pedro 1:10,15 14 Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz; 2 Pedro 3:14 22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; Atos 2:22 18 Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Romanos 14:18 10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. Romanos 16:10 9 Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes. 2 Coríntios 5:9 18 Porque não é aprovado aquele que se recomenda a si mesmo, mas sim aquele a quem o Senhor recomenda. 2 Coríntios 10:18 10 Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1:10 4 mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 1 Tessalonicenses 2:4 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mateus 13:52 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:6 3 não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; 4 antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, 2 Coríntios 6:3,4 6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido; 12 Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 13 até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. 14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 15 Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. 16 Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:6,12-16 52 E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas. Mateus 13:52 33 E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, conforme podiam compreender. Marcos 4:33 42 Respondeu o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, que o Senhor porá sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Lucas 12:42 15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu- lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. 16 Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. 17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:15-17 27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:27 6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; 1 Coríntios 2:6 1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 1 Coríntios 3:1,2 2 pelo contrário, rejeitamos as coisas ocultas, que são vergonhosas, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; mas, pela manifestação da verdade, nós nos recomendamos à consciência de todos os homens diante de Deus. 2 Coríntios 4:2 14 Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 1 Tessalonicenses 5:14 11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. 12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; 14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:11-14 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, Efésios 1:13 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:18
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 502

Conselhos aos Professores, Pág. 535

Este Dia com Deus, Pág. 120

Exaltai-O, Pág. 123

Refletindo a Cristo, Pág. 173

Jesus Meu Modelo, Pág. 203

E Recebereis Poder, Pág. 215

Profetas e Reis, Pág. 218

Vidas Que Falam, Pág. 220

Vidas Que Falam, Pág. 223

Vidas Que Falam, Pág. 349

Cristo Triunfante, Pág. 377

Este Dia com Deus, Pág. 38

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 83