Comentário Bíblico
Adventista
Retarda - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. bradunõ, “atrasar”, “demorar”, usado aqui e em 1 Timóteo 3:15, no NT.
O Senhor - (cba)
2 Pedro 3:9
É difícil decidir a que pessoa da Divindade Pedro se refere. Em 2 Pedro 3:15, “nosso Senhor” pode se referir a Jesus e, em 2 Pedro 3:18, Jesus é chamado de “nosso Senhor”. No entanto, o “dia do Senhor” (2 Pedro 3:10) também é descrito como sendo “o dia de Deus” (2 Pedro 3:12). Contudo, não importa que pessoa está sendo designada aqui, pois os propósitos e as promessas do Pai e do Filho são idênticos. Tudo o que Pedro atribui a um pode ser igualmente aplicado ao outro. Todavia, a julgar por esta epístola (2 Pedro 1:2,8,11,16; 2 Pedro 2:1; 2 Pedro 3:2), a evidência é de que, neste caso, “o Senhor" é Cristo.
- 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 2 Pedro 3:15 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. 2 Pedro 3:10 12 aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 2 Pedro 3:12 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 2 Pedro 1:2,8,11,16 1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Pedro 2:1 2 para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos; 2 Pedro 3:2
Sua promessa - (cba)
2 Pedro 3:9
Isto é, a promessa da Sua vinda (2 Pedro 3:4), que era o ponto em questão com os escarnecedores.
Alguns - (cba)
2 Pedro 3:9
Ou seja, os zombadores (2 Pedro 3:3).
Demorada - (cba)
2 Pedro 3:9
Ou, “tardia” (ARC). O substantivo grego é derivado da mesma raiz do verbo bradunõ. Os céticos supunham que os planos de Deus haviam sido prejudicados ou alterados porque Cristo ainda não havia retornado. Eles não conseguiam entender que Deus é todo-poderoso e imutável, que Seus projetos serão todos cumpridos no tempo devido (DTN, 32).
Pelo contrário - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. alia, uma adversativa enfática, que pode aqui ser traduzida como “ao contrário”. Aponta o contraste entre a acusação dos escarnecedores e os fatos relativos à confiabilidade do Senhor.
Longânimo - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. makrothumeõ, de makros, “longo”, e thumos, "paixão”, “raiva”, portanto, “longo para a ira”, “paciente" (ver com. de Romanos 2:4; sobre o substantivo makrothumia, ver com. de 2 Coríntios 6:6; Êxodo 34:6; Salmos 86:5,15; Salmos 103:8).
- 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 6 na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, 2 Coríntios 6:6 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6 5 Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam. 15 Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade. Salmos 86:5,15 8 Compassivo e misericordioso é o Senhor; tardio em irar-se e grande em benignidade. Salmos 103:8
Para conosco (ACF) - (cba)
2 Pedro 3:9
Evidências textuais (cf. p. xvi) apoiam a variante “convosco” (ARA), ou seja, os leitores, os santos que precisavam se lembrar do paciente cuidado de Deus para com eles, especialmente nos momentos em que eram tentados a duvidar de Sua direção sobre os fatos.
Não querendo - (cba)
2 Pedro 3:9
Aqui, Pedro emprega o verbo boulomai, que muitas vezes expressa a inclinação da mente, como “querer” e “desejar”, em vez de thelõ, que geralmente se refere a um propósito definido: “decidir” ou “ determinar”. Longe de ativamente determinar a morte do pecador, Deus fez tudo para salvá-lo disso (João 3:16). No entanto, Pedro considera que alguns rejeitam o plano da salvação e, assim, se perdem (2 Pedro 3:7).
- 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7
Pereça - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. apollumi (ver com. de 2 Pedro 3:6).
Senão - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. alia. Esta adversativa destaca o contraste entre a interpretação errônea da natureza de Deus, de que Ele houvesse determinado que alguns morressem, e a verdade de que Ele deseja que todos sejam salvos.
Cheguem - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. chõreõ, “abrir espaço” ou “avançar”, neste caso, para o arrependimento.
Arrependimento - (cba)
2 Pedro 3:9
Do gr. metanoia (ver com. de 2 Coríntios 7:9). Em 2 Pedro 3:8,9, Pedro deixa claro que a promessa de Deus a respeito da volta de Cristo tem cumprimento assegurado. Qualquer aparente demora na vinda do Senhor é devida ao desejo de Deus de manter aberta a porta da salvação enquanto houver esperança de arrependimento para qualquer pecador.
- 9 agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. 2 Coríntios 7:9 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:8,9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
2 Pedro 3:5-10
Pedro responde à quarta objeção (2 Pedro 3:4): de que Jesus não é fiel à promessa e não voltará. O apóstolo o faz se referindo a três ações de Deus por meio de sua palavra: a criação dos céus e da terra (2 Pedro 3:5), o dilúvio (2 Pedro 3:6) e a preservação do mundo até o dia do juízo (2 Pedro 3:7). Isso mostra que "as coisas" não permanecem iguais desde a criação (2 Pedro 3:4) e que a palavra do Senhor tem poder suficiente para cumprir o que promete.
- 4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:4 5 Pois eles de propósito ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 2 Pedro 3:5 6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, afogado em água; 2 Pedro 3:6 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios. 2 Pedro 3:7
Nota
2 Pedro 3:8-9
Pedro explica dois motivos para a demora: (1) Deus e os seres humanos têm percepções diferentes acerca do tempo (2 Pedro 3:8), e (2) Deus é paciente conosco, esperando que cheguemos ao arrependimento (2 Pedro 3:9).
- 8 Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9
O limite da tolerância divina
2 Pedro 3:9
Ver Apocalipse 22:10-12. Deus é longânimo, não quer que ninguém pereça; mas Sua tolerância tem um limite e, quando a fronteira é ultrapassada, não há segunda provação. Sua ira se manifestará e Ele destruirá sem remédio.
Quando os homens, estando no poder, oprimem e estragam seus semelhantes, e nenhum tribunal terreno pode ser encontrado para fazer justiça, Deus intervirá em favor daqueles que não podem se defender. Ele vai punir por cada ato de opressão. Nenhuma sabedoria terrestre pode proteger os malfeitores contra os julgamentos do céu. E quando os homens colocam sua confiança nos poderes terrenos em vez de em seu Criador, quando se elevam no orgulho e na autoconfiança, Deus, em Seu próprio tempo, os fará desprezados ( Carta 122, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Pedro 3:5-10
Se estes zombadores tivessem considerado a espantosa vingança com que Deus eliminou a todo um mundo de ímpios de uma só vez, certamente não zombariam de sua ameaça de um juízo igualmente terrível. Se declara pela mesma palavra que os céus e a terra que agora existem serão destruídos pelo fogo. Isto acontecerá com tanta certeza como a verdade e o poder de Deus podem fazê-lo.
Aqui se ensina e se confirma os cristãos na verdade da vinda do Senhor. Ainda que, segundo a conta dos homens, exista uma grande diferença entre um dia e mil anos, segundo a conta de Deus não há diferença. Todas as coisas passadas, presentes e futuras estão sempre diante dEle; a tardança de mil anos não pode ser tanto para Ele como para nós é postergar algo por um dia ou por uma hora. Se os homens não têm conhecimento nem fé no Deus eterno, inclinam-se a pensar que Ele é como eles.
Quão difícil é formar a idéia da eternidade! O que os homens consideram como demora é paciência, e está a nosso favor; é para dar mais tempo a seu povo para que avancem no conhecimento, piedade e no exercício da fé e da paciência, para que abunde em boas obras, fazendo e sofrendo aquilo para o que são chamados, para que possam dar glória a Deus. Portanto, coloquem em seus corações que certamente serão chamados a prestar contas das coisas feitas por meio do corpo, boas ou más. Que o andar humilde e diligente diante de Deus e o juízo frequente de vós mesmos mostrem a vossa firme fé no juízo futuro, ainda que muitos vivam como se absolutamente nunca tivessem que prestar contas.
O dia chegará quando os homens estiverem seguros, e sem esperanças do dia do Senhor. Os majestosos palácios e todas as coisas desejáveis que os homens mundanos buscam, e nas quais colocam a sua felicidade, serão queimados; todos os tipos de criaturas que Deus tem feito e todas as obras dos homens passarão pelo fogo, que será fogo consumidor para tudo o que o pecado houver trazido ao mundo, ainda que será fogo purificador para as obras das mãos de Deus. O que será de nós se colocarmos os nossos afetos nesta terra e fizermos dela a nossa porção, ainda que saibamos que todas as coisas serão queimadas? Portanto, asseguremo-nos da felicidade que existe além deste mundo visível!
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 176

Este Dia com Deus, Pág. 193

Jesus Meu Modelo, Pág. 204

Exaltai-O, Pág. 392

Exaltai-O, Pág. 412

O Grande Conflito, Pág. 48

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 89
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Faço chegar a minha justiça; e ela não está longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei a salvação em Sião, e em Israel a minha glória. Isaías 46:13 3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, e se apressapara o fim. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará. Habacuque 2:3 7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:7,8 37 Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Hebreus 10:37 15 e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; 2 Pedro 3:15 6 Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeovã, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; Êxodo 34:6 15 Mas tu, Senhor, és um Deus compassivo e benigno, longânimo, e abundante em graça e em fidelidade. Salmos 86:15 18 Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam. Isaías 30:18 22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Romanos 9:22 16 mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. 1 Timóteo 1:16 20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água, 1 Pedro 3:20 23 Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo irá em paz para o seu lugar. Êxodo 18:23 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:32 11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda. Êxodo 33:11 4 Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Romanos 2:4 4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4 21 e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Apocalipse 2:21 11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes. Romanos 13:11
- Veja também

E Recebereis Poder, Pág. 176

Este Dia com Deus, Pág. 193

Jesus Meu Modelo, Pág. 204

Exaltai-O, Pág. 392

Exaltai-O, Pág. 412

O Grande Conflito, Pág. 48

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 89