Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Zacarias 13:1-6
Na época mencionada ao final do capítulo anterior, seria aberto um manancial para os reis e o povo judeu, no qual lavariam os seus pecados. Era o sangue expiatório de Cristo unido com sua graça santificadora. Até agora tem estado fechado para a incrédula nação de Israel; porém, quando o Espírito de graça humilhar e abrandar os seus corações, o abrirá também para eles. Esta fonte aberta é o lado traspassado de Cristo. Todos somos como coisa imunda.
Aqui há um manancial aberto para nós, onde podemos nos lavar, e os ribeiros que fluem para nós deste manancial. o sangue de Cristo e a misericórdia perdoadora de Deus, dadas a conhecer no novo pacto, são um manancial que sempre flui, e nunca poderá se esgotar. Está aberto para todos os crentes que, como semente espiritual de Cristo, são a casa de Davi, e como membros vivos da Igreja, são habitantes de Jerusalém. Pelo poder de sua graça, Cristo retira o domínio do pecado, até mesmo dos pecados mais queridos. Aqueles que se lavam na fonte aberta, como são justificados, assim são santificados.
As almas são separadas do mundo e da carne, os dois grandes ídolos, para que possam se apegar somente a Deus. A reforma cabal que terá lugar na conversão de Israel a Cristo está predita aqui. os falsos profetas serão convencidos de seus pecados e de quão néscios são, e retornarão às suas funções apropriadas. Quando estamos convictos de que temos saído do nosso caminho do dever, devemos demonstrar a verdade de nosso arrependimento, voltando para o caminho. É bom reconhecer que são nossos amigos aqueles que, por disciplina severa, são instrumentos para levar-nos a ver o erro; pois fiéis são as feridas de um amigo (Provérbios 27:6). E é sempre bom para nós lembrarmo-nos das feridas de nosso salvador. Frequentemente Ele tem sido ferido por aqueles que professam ser seus amigos, e até mesmo por seus próprios discípulos, quando estes agem de modo contrário à sua Palavra.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 14 E respondeu Amós, e disse a Amazias: Eu não sou profeta, nem filho de profeta, mas boieiro, e cultivador de sicômoros. Amós 7:14 17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido. 18 E muitos dos que haviam crido vinham, confessando e revelando os seus feitos. 19 Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos; e, calculando o valor deles, acharam que montava a cinqüenta mil moedas de prata. 20 Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. Atos 19:17-20