Comentário Bíblico
Adventista
Palavras de Agur - (cba)
Provérbios 30:1
A interpretação deste versículo tem gerado bastante discussão. Em nenhum outro lugar da Bíblia lemos a respeito de Agur, de Jaque ou de Ucal (ARC, NVI). O nome ltiel (ARC, NVI) é encontrado em Neemias 11:7 e se refere a um descende nte de Benjamim. Alguns intérpre tes judeus creem que "Agur" seja um nome alegórico de Salomão, e traduzem assim a frase de abertura: "Pa lavras do colecionador, filho do Piedoso [ou Obediente]", usando a designação "Piedoso" para se referir a Davi. A Vulgata segue uma ideia semelhante, traduzindo a frase como: "Palavras do Colecionador, filho do Revelador."
Aqueles que n ão consideram Salomão o a utor desta se ç ão argumentam que ela tem um tom pouco inferior aos trechos anteriores do livro . Também defendem que Provérbios 30:2,3 não parecem ter sido ditos por Salomão.
A ARA segue uma versão grega e está de acordo com vários comenta ristas a respeito do lugar chamado Massá, traduzido em outras versões (como NVI e ARC) por "oráculo". A Bíblia faz referê nc ia ao local em Gênesis 25:14 e 1 Crônicas 1:30. Mesmo com essa designação, nenhuma luz é lançada sobre a identidade de Agur. A referência de Ellen G. White (T4, 455, 456) também não é conclusiva. Todavia, não é necessário saber a quem estas palavras inspiradas foram dadas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 30:1-6
Agur fala de si mesmo como necessitado de justiça, e como quem age nesciamente, como se lhe faltasse a revelação divina para ser guiado nos caminhos da verdade e da sabedoria. Convém que pensemos a respeito do mal que existe em nós. Fala dele mesmo. As pessoas mais iluminadas são as que mais se lamentam por sua ignorância; são as que mais oram, para que Deus lhes seja mais claramente revelado, bem como a sua rica graça em Jesus Cristo. Em Provérbios 30:4 há uma nota profética sobre aquEle que desceu do céu para ser nosso Instrutor e Salvador e, logo, ascendeu ao céu para ser o nosso Advogado. O Messias é aqui mencionado como pessoa distinta do Pai; porém, seu nome ainda é secreto. O grande Redentor, nas glórias de sua providência e graça, não pode ser encontrado por nós somente através de nossas próprias forças. Se não fosse por Cristo, os fundamentos da terra teriam submergido sob a carga da maldição da terra, por causa do pecado humano. O que ou quem é o Poderoso que faz tudo isto? Não existe o menor fundamento para suspeitar que falte algo na Palavra de Deus; acrescentar algo às suas Palavras abre caminho ao erro e a corrupção.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 1 As palavras do rei Lemuel, rei de Massá, que lhe ensinou sua mãe. Provérbios 31:1 19 E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; 20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:19-21