Comentário Bíblico
Adventista
Temor do SENHOR - (cba)
Provérbios 1:7
Isto é, reverência pelo Senhor. O temor do Senhor é uma atitude reverente motivada por amor, respeito e gratidão. Ele distingue as pessoas que reconhecem sua indignidade e encontram salvação no plano gracioso de Deus. Nenhuma forma de exercício mental pode se comparar ao ávido estudo das Escrituras.
Princípio - (cba)
Provérbios 1:7
Do heb. re'shith. Esta palavra também pode significar "parte principal". O temor do Senhor não é apenas o primeiro passo na aquisição de todo o conhecimento verdadeiro, mas, sim, a ênfase central do conhecimento. Se o conhecimento não levar à entrega da vida a Jesus Cristo, terá perdido o alvo. "Não chame de brilhante o homem que não tem a sabedoria de escolher o Senhor Jesus Cristo, a luz e a vida do mundo. A excelência de um ser humano é determinada pelo fato de possuir as virtudes de Cristo" (Ellen G. White, carta 106, 15/07/ 1902).
Os loucos desprezam - (cba)
Provérbios 1:7
No AT, duas palavras diferentes são usadas com frequência para o louco: (1) 'ewil e (2) kesil. Ambas designam pessoas tolas. Elas ocorrem com frequência em Provérbios e Eclesiastes e, raras vezes, em outros livros do AT. O louco, ou insensato, por ser contrastado com o sábio que teme a Deus, é retratado como um pecador contumaz. Salomão apresenta o contraste entre os que aprendem mais e mais sobre o Senhor e Seus caminhos e os que se afastam da justiça, trilhando a senda da morte eterna. Os loucos, que não temem a Deus por amor irresponsável ao prazer ou por rebeldia voluntariosa, rejeitam toda sabedoria genuína. Por mais conhecimento que acumulem, a falta do verdadeiro centro os deixa sem equilíbrio, escravos de filosofias vãs.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 1:7-9
Néscias são as pessoas que não têm sabedoria e seguem seus próprios artifícios, sem considerar a razão nem a reverência para com Deus.
As crianças são criaturas que raciocinam, e quando lhes dizemos o que fazer, devemos dizer-lhes o motivo. Portanto, é necessário que com a instrução haja uma lei. Que as verdades e mandamentos divinos sejam para nós altamente honoráveis; valorizemo-los e então o serão para nós.
- Veja também Hábitos na infância, 18 de Outubro 1:7
Jesus Meu Modelo, Pág. 298
Obreiros de nossas instituições médicas 1:7Testemunhos Seletos 3, Pág. 75
|
- Análise em Cadeia 10 O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento. Provérbios 9:10 28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. Jó 28:28 10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre. Salmos 111:10 1 Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer! Salmos 112:1 13 Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Eclesiastes 12:13 22 Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? e até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento? 29 Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; 30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão; Provérbios 1:22,29,30 12 e digas: Como detestei a disciplina! e desprezou o meu coração a repreensão! 13 e não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos que me instruíam inclinei o meu ouvido! Provérbios 5:12,13 5 O insensato despreza a correção e seu pai; mas o que atende à admoestação prudentemente se haverá. Provérbios 15:5 2 O tolo não toma prazer no entendimento, mas tão somente em revelar a sua opinião. Provérbios 18:2 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus. João 3:18-21 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; Romanos 1:28 33 O temor do Senhor é a instrução da sabedoria; e adiante da honra vai a humildade. Provérbios 15:33