Comentário Bíblico
Adventista
Cercarei o seu caminho - (cba)
Oséias 2:6
Deus pronuncia o juízo sobre Israel, em sua determinação para impedir seu curso de pecado e vergonha. Ele irá dificultar seu propósito. De fato, é verdade o que afirma Tomás de Kempis, em Imitação de Cristo: "O homem propõe, mas Deus dispõe." Assim é a misericórdia de Deus, pois Ele sabe o que é melhor para nós. Diz-se que Martinho Lutero declarou: "Ó homens infelizes, quando Deus os deixa entregues a si próprios e não resistem aos seus desejos! Julgam-se abençoados porque no caminho do pecado não encontram dificuldade. Abençoa a si mesmo! Você tem que uivar e torcer as mãos, a maldição de Deus está sobre você. Uma terrível maldição para tornar agradável o caminho do pecado."
Deus não permite que o pecador siga desenfreadamente. Esse princípio é afirmado na Bíblia muitas vezes (ver Jó 19:8; Provérbios 16:1,9; Provérbios 19:21; Jeremias 10:23; Lamentações 3:7,9). Para seu próprio benefício espiritual, Israel logo experimentaria a "cerca" e o "muro" do cativeiro assírio. O remanescente dos exilados que mantiveram o culto ao Senhor (ver com. de 2 Reis 17:23) sempre foi resgatado dos males da adoração de ídolos.
- 8 com muros fechou ele o meu caminho, de modo que não posso passar; e pôs trevas nas minhas veredas. Jó 19:8 1 Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor. 9 O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:1,9 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Provérbios 19:21 23 Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos. Jeremias 10:23 7 Cercou-me de uma sebe de modo que não posso sair; agravou os meus grilhões. 9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas. Lamentações 3:7,9 23 até que o Senhor tirou Israel da sua presença, como falara por intermédio de todos os seus servos os profetas. Assim foi Israel transportado da sua terra para a Assíria, onde está até o dia de hoje. 2 Reis 17:23
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Oséias 2:6-13
Deus adverte quanto àquilo que fará a este povo traiçoeiro e idólatra. Eles não se voltaram, portanto tudo isto lhes sobreveio, e permaneceu escrito para nossa admoestação. se superarem dificuldades menores, Deus as levantará maiores. os mais decididos nas atitudes pecaminosas são comumente os mais fortemente apegados a elas. o caminho e o dever para com Deus costumam estar margeados por espinhos, mas temos razão para pensar que aqui, o caminho que está nestas condições é o caminho pecaminoso. As cruzes e os obstáculos de um mau caminho são grandes bênçãos, e assim devem ser considerados, são valas de Deus para impedir-nos de transgredir, para dificultar-nos o caminho do pecado e tirar-nos daí. Temos razões para bendizer a Deus pela graça que reprime e pelas providências que nos refreiam, até mesmo pela dor, enfermidade ou pela calamidade aguda, se nos impedirem de pecar.
As desilusões que encontramos, na busca da satisfação nas criaturas, devem levar-nos ao Criador, ou ainda nos trazerem outros benefícios menores do que este, porém, igualmente importantes. Quando os homens se esquecem ou não levam em conta que os seus consolos vêm de Deus, Ele costuma retirá-los por sua misericórdia, para levá-los a pensar no quanto são néscios e no perigo que correm. Tanto o pecado quanto a alegria jamais poderão durar muito tempo, mas se os homens não tirarem o pecado de sua alegria, Deus tirará a alegria que sentem por causa dos pecados que praticam. se os homens destruírem a Palavra e as ordenanças de Deus, é justo que Ele destrua as vides e as figueiras deles.
Esta será a ruína da alegria deles. Retirar as festividades solenes e os dias de repouso não serve de nada, porque eles se separarão rapidamente destes, e não o considerarão como perda; porém, Deus lhes retirará os prazeres sensuais. os dias de alegria pecaminosa devem ser castigados com dias de choro.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Sim, por que se concede luz ao homem cujo caminho está escondido, e a quem Deus cercou de todos os lados? Jó 3:23 8 com muros fechou ele o meu caminho, de modo que não posso passar; e pôs trevas nas minhas veredas. Jó 19:8 7 Cercou-me de uma sebe de modo que não posso sair; agravou os meus grilhões. 8 Ainda quando grito e clamo por socorro, ele exclui a minha oração. 9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas. Lamentações 3:7-9 14 E, havendo ele dissipado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a passar necessidades. 15 Então foi encontrar-se a um dos cidadãos daquele país, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. 16 E desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam; e ninguém lhe dava nada. Lucas 15:14-16 43 Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, Lucas 19:43 7 Cercou-me de uma sebe de modo que não posso sair; agravou os meus grilhões. 9 Fechou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas. Lamentações 3:7,9 6 Porque, eis que eles se foram por causa da destruição, mas o Egito os recolherá, Mênfis os sepultará; as suas coisas preciosas de prata as urtigas as possuirão; espinhos crescerão nas suas tendas. Oséias 9:6 15 Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados; Jeremias 18:15