Comentário Bíblico
Adventista
Está é a lei - (cba)
Números 19:14
Ou seja, a regra estabelecida para a contaminação no caso de contato com um cadáver humano. A palavra hebraica traduzida por "lei" é torah. Nesse caso, é óbvio que torah não se aplica somente aos dez mandamentos. Na verdade, o termo tem muitas aplicações. É usado para a instrução de uma mãe (Provérbios 1:8; Provérbios 6:20) ou pai (Provérbios 3:1; Provérbios 4:2; Provérbios 7:2), de um poeta (Salmos 78:1), de sábios (Provérbios 13:14; Provérbios 28:4,7,9; Provérbios 29:18), e de uma esposa sábia (Provérbios 31:26). Origina-se de um verbo que significa "arremessar", "lançar", e sugere, portanto, dar orientação ou instrução a alguém.
- 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Provérbios 1:8 20 Filho meu, guarda o mandamento de, teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; Provérbios 6:20 1 Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; Provérbios 3:1 2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. Provérbios 4:2 2 Observa os meus mandamentos e vive; guarda a minha lei, como a menina dos teus olhos. Provérbios 7:2 1 Escutai o meu ensino, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Salmos 78:1 14 O ensino do sábio é uma fonte devida para desviar dos laços da morte. Provérbios 13:14 4 Os que abandonam a lei louvam os ímpios; mas os que guardam a lei pelejam contra eles. 7 O que guarda a lei é filho sábio; mas o companheiro dos comilões envergonha a seu pai. 9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável. Provérbios 28:4,7,9 18 Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado. Provérbios 29:18 26 Pê. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Provérbios 31:26
Em alguma tenda - (cba)
Números 19:14
Aplicável, em especial, durante a permanência no deserto. A LXX, porém, traz "nalguma casa", sugerindo que a lei permaneceria vigente após o povo se estabelecer na terra santa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 19:11-22
Por que a lei transformava um cadáver em algo contaminante? Porque a morte é o salário do pecado, entrou no mundo por meio do pecado, e reina pelo poder do pecado. A lei não foi capaz de vencer a morte nem aboli-la, como faz o Evangelho, que tira para a luz, a vida e a imortalidade, e assim introduz uma melhor esperança.
Como as cinzas da bezerra significavam o mérito de Cristo, assim a água corrente representa o poder e a graça do Espírito Santo, o qual é comparado aos rios de água viva; e é por sua obra que a justiça de Cristo nos é imputada, para a nossa purificação. Os que prometem beneficiar-se da justiça de Cristo, ainda que não se submetam à graça e à influência do Espírito Santo, simplesmente enganam-se a si mesmos. Não poderiam ser purificados pelas cinzas se não fosse em água corrente.
Que utilização poderiam ter estas ordenanças, se não se referissem às doutrinas do sacrifício de Cristo? Ao compará-las com o Novo Testamento, torna-se evidente o conhecimento que se obtém a partir delas. O verdadeiro estado do homem caído mostra-se nestas instituições. Aprendemos nestas passagens a natureza contaminante do pecado e somos advertidos a evitar as más companhias.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |