Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Vara preservada como lembrete
Números 17:1-13
Todas as mudanças notáveis na vara ocorreram em uma noite, para convencê-los de que Deus havia distinguido positivamente entre Aarão e o resto dos filhos de Israel. Depois desse milagre do poder divino, a autoridade do sacerdócio não foi mais questionada. Esta vara maravilhosa foi preservada para ser freqüentemente mostrada ao povo para lembrá-los do passado, para impedi-los de murmurar e novamente questionar a quem o sacerdócio pertencia por direito. Depois que os filhos de Israel ficaram totalmente convencidos de seu erro, ao acusarem injustamente Moisés e Arão, como haviam feito, eles viram sua rebelião do passado em sua verdadeira luz e ficaram apavorados. Falaram a Moisés, dizendo: “Eis que morremos, perecemos; todos nós morremos. ” Eles são finalmente compelidos a acreditar na verdade indesejável de que seu destino é morrer no deserto. Depois de crerem que realmente era o Senhor quem havia dito que eles não deveriam entrar na terra prometida, mas morrer, eles reconheceram que Moisés e Arão estavam certos e que haviam pecado contra o Senhor, rebelando-se contra sua autoridade. Eles também confessaram que Coré, e aqueles que morreram com ele, eram pecadores contra o Senhor e que haviam sofrido com justiça Sua ira (Dons espirituais 4a: 35, 36 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 17:8-13
Ainda que todas as demais varas permanecessem como eram, a de Arão converteu-se em um ramo vivo. Em algumas partes saíram brotos, em outras flores, e em outras fm[os, ao mesmo tempo; tudo isto era milagroso. Deste modo foi manifesto que Arão estava sob a bênção especial do céu. Produzir frutos é a melhor prova da chamada divina; as plantas do ambiente de Deus e os rebentos que delas saírem florescerão. Esta vara foi conservada para colocar fim às murmurações do povo, para que não morressem. O desígnio de Deus em todas as suas providências e sinais é tirar o pecado. Cristo se manifestou para tirar o pecado do mundo.
Cristo é expressamente chamado de vara do tronco de Jessé: do ponto de vista humano, havia poucas possibilidades de que Ele florescesse. Porém, a vara seca reviveu e floresceu, para confusão de seus adversários.
O povo clamou: "Eis aqui, nós espiramos, perecemos, nós perecemos todos. " Este era o linguajar de um povo aflito, que lutava contra os juízos de Deus, cuja situação havia sido acarretada por eles mesmos devido ao seu orgulho e obstinação. É uma atitude muito má queixarmo-nos contra Deus quando estamos aflitos e, em nossa angústia, agravar a nossa transgressão. Se morrermos, se perecermos, é devido a nós mesmos, e a culpa cairá sobre a nossa cabeça.
Quando Deus julgar, vencerá e obrigará os contradizentes mais obstinados a confessarem o quão néscios são. Quão grandes são as misericórdias que desfrutamos, ao termos uma melhor dispensação, mais gloriosa e estabelecida sobre melhores promessas!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |