Comentário Bíblico
Adventista
Fizeste mal a Teu servo - (cba)
Números 11:11
Moisés se refere a seu chamado para ser líder do povo, que, nesta ocasião, exagerava os problemas e que com tanta rapidez se esquecera das bênçãos (ver Êxodo 33:1-3).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Números 11:10-15
A provocação foi muito grande; porém, Moisés expressou-se da maneira que lhe convinha. Menosprezou a honra que o Senhor lhe conferira; magnificou os seus próprios logros, mesmo após dirigir pela sabedoria divina e pelo poder do Onipotente, para dispensar recompensas e castigos. Fala desconfiadamente da graça divina. Se a obra fosse menor, ele não a teria realizado por suas próprias forças; porém, se tivesse sido muito maior, teria realizado pela força que Deus lhe teria dado. Oremos: "Senhor, não nos deixe cair em tentação".
|
- Análise em Cadeia 15 Se tu me hás de tratar assim, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria. Números 11:15 4 Pelo que Moisés, clamando ao Senhor, disse: Que hei de fazer a este povo? daqui a pouco me apedrejará. Êxodo 17:4 12 Como posso eu sozinho suportar o vosso peso, as vossas cargas e as vossas contendas? Deuteronômio 1:12 10 Ai de mim, minha mãe! porque me deste à luz, homem de rixas e homem de contendas para toda a terra. Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram a mim com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa. 18 Por que é perpétua a minha dor, e incurável a minha ferida, que se recusa a ser curada? Serás tu para mim como ribeiro ilusório e como águas inconstantes? Jeremias 15:10,18 7 Seduziste-me, ó Senhor, e deixei-me seduzir; mais forte foste do que eu, e prevaleceste; sirvo de escárnio o dia todo; cada um deles zomba de mim. 8 Pois sempre que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do Senhor um opróbrio para mim, e um ludíbrio o dia todo. 9 Se eu disser: Não farei menção dele, e não falarei mais no seu nome, então há no meu coração um como fogo ardente, encerrado nos meus ossos, e estou fatigado de contê-lo, e não posso mais. 14 Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. 15 Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu- te um filho, alegrando-o com isso grandemente. 16 E seja esse homem como as cidades que o senhor destruiu sem piedade; e ouça ele um clamor pela manhã, e um alarido ao meio-dia. 17 Por que não me matou na madre? assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente! 18 Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que se consumam na vergonha os meus dias? Jeremias 20:7-9,14-18 14 Vós tendes dito: lnútil é servir a Deus. Que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos exércitos? Malaquias 3:14 28 Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. 2 Coríntios 11:28 2 Direi a Deus: Não me condenes; faze-me saber por que contendes comigo. Jó 10:2 3 Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá? Salmos 130:3 2 e não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não se achará justo nenhum vivente. Salmos 143:2 22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 39 Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados? 40 Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los, e voltemos para o Senhor. Lamentações 3:22,23,39,40 22 Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que trataste mal a este povo? por que me enviaste? Êxodo 5:22