Comentário Bíblico
Adventista
Disse Judá - (cba)
Neemias 4:10
A tarefa de vigiar e o trabalho contínuo pressionavam fortemente o povo e o desencorajava. A queixa é expressa em forma poética e pode ter sido uma canção composta e cantada pelos carregadores. No hebraico, ela consiste em dez palavras, duas sentenças com duas linhas cada. As últimas palavras da primeira e da terceira linhas rimam e, originalmente, a segunda e a quarta linhas, também. A tradução a seguir representa uma tentativa de interpretar o pensamento original em forma poética:
Muito fraca está a força dos carregadores
E os detritos são muitos;
E nós não conseguimos
Reconstruir o muro.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Neemias 4:7-15
Os homens maus procuram obstruir a boa obra, e comprometem-se a alcançar êxito nisto; porém, a boa obra é dádiva de Deus e prosperará. Deus tem muitas maneiras de produzir a luz, e, deste modo, reduzir a nada os desígnios e estratégias dos inimigos de sua Igreja. se nossos inimigos não podem nos assustar para nos apartar de nosso dever, nem nos enganar para que pequemos, não nos podem fazer dano algum. Neemias colocou a sua vida e a sua causa sob a proteção divina. Foi o método que este bom homem utilizou, e deveria ser o nosso. Ele colocou diante de Deus todas as suas preocupações, pesares e temores. Antes de usar um meio, ele o apresentava a Deus em oração. Depois de orar, colocou uma guarda contra o inimigo. Se pensamos em nos assegurarmos por intermédio da oração, sem vigiar e estar atentos, somos preguiçosos e tentamos a Deus; porém, vigiar e estar prontos sem orar é ser orgulhosos e insolentes para com Deus. Ao agirmos de qualquer destas maneiras, abandonamos sua proteção. O cuidado que Deus tem pela nossa segurança deveria nos comprometer e estimular a seguir adiante com vigor, em cumprimento de nosso dever. E assim que passar um perigo, retornemos à nossa obra e confiemos em Deus.
- Veja também Os Reconstrutores do Muro 4:10-12,9
Profetas e Reis, Pág. 643
Aliança profana, 17 de Setembro 4:10Vidas Que Falam, Pág. 267
Como Começaram as Trevas Morais 4:10O Grande Conflito, Pág. 56
|
- Análise em Cadeia 31 Disseram, porém, os homens que subiram com ele: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nos. Números 13:31 9 Pois, tendo eles subido até o vale de Escol, e visto a terra, desanimaram o coração dos filhos de Israel, para que não entrassem na terra que o Senhor lhes dera. Números 32:9 1 No Senhor confio. Como, pois, me dizeis: Foge para o monte, como um pássaro? 2 Pois eis que os ímpios armam o arco, põem a sua flecha na corda, para atirarem, às ocultas, aos retos de coração. Salmos 11:1,2 2 Assim fala o Senhor dos exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo de se edificar a casa do Senhor. Ageu 1:2 18 E deles separou setenta mil para servirem de carregadores, e oitenta mil para cortarem madeira na montanha, como também três mil e seiscentos inspetores para fazerem trabalhar o povo. 2 Crônicas 2:18 18 Filho do homem, Nabucodonozor, rei de Babilônia, fez com que o seu exército prestasse um grande serviço contra Tiro. Toda cabeça se tornou calva, e todo ombro se pelou; contudo não houve paga da parte de Tiro para ele, nem para o seu exército, pelo serviço que prestou contra ela. Ezequiel 29:18