Comentário Bíblico
Adventista
Meremote - (cba)
Neemias 3:21
Sua primeira "porção" é mencionada em Neemias 3:4. A segunda não pode ter sido muito extensa, uma vez que ficava ao longo de apenas uma parte da casa do sumo sacerdote.
Nota Adicional a Neemias 3 - (cba)
Neemias 3:1-32
O conhecimento da topografia de Jerusalém ajuda a entender o relato da investigação noturna de Neemias às ruínas dos muros (Neemias 2:13-15) assim como a descrição da edificação do muro (cap. 3) e sua dedicação (Neemias 12:27-43).
- 13 Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. 14 E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava. 15 Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei. Neemias 2:13-15 27 Ora, na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares, para os trazerem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria e com ações de graças, e com canto, címbalos, alaúdes e harpas. 28 Ajuntaram-se os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém, como das aldeias do netofatitas; 29 como também de Bete-Gilgal, e dos campos de Geba e Azmavete; pois os cantores tinham edificado para si aldeias ao redor de Jerusalém. 30 E os sacerdotes e os levitas se purificaram, e purificaram o povo, as portas e o muro. 31 Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e constituí duas grandes companhias para darem graças e andarem em procissão, uma das quais foi para a direita sobre o muro, em direção à porta do monturo; 32 e após ela seguiam Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá, 33 e Azarias, Esdras, Mesulão, 34 Judá, Benjamim, Semaías, e Jeremias; 35 e dos filhos dos sacerdotes, levando trombetas, Zacarias, filho de Jonatã, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asafe. 36 e seus irmãos, Semaías, Azarel, Milalai, Gilalai, Maai, Netanel, Judá e Hanâni, com os instrumento musicais de Davi, homem de Deus; e Esdras, o escriba, ia adiante deles. 37 À entrada da porta da fonte subiram diretamente as escadas da cidade de Davi onde começa a subida do muro, acima da casa de Davi, até a porta das águas a leste. 38 A outra companhia dos que davam graças foi para a esquerda, seguindo-os eu com a metade do povo, sobre o muro, passando pela torre dos fornos até a muralha larga, 39 e seguindo por cima da porta de Efraim, e da porta velha, e da porta dos peixes, e pela torre de Hananel, e a torre dos Cem até a porta das ovelhas; e pararam à porta da guarda. 40 Assim as duas companhias dos que davam graças pararam na casa de Deus, como também eu e a metade dos magistrados que estavam comigo, 41 e os sacerdotes Eliaquim, Maaséias, Miniamim, Micaías, Elioenai, Zacarias e Hananias, com trombetas, 42 com também Maaséias, Semaías, Eleazar, Uzi, Jeoanã, Malquias, Elão, e Ézer; e os cantores cantavam, tendo Jezraías por dirigente. 43 Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus lhes dera motivo de grande alegria; também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se fez ouvir longe. Neemias 12:27-43
O mapa "Muros de Jerusalém no Tempo de Neemias" mostra vários montes e vales em Jerusalém ou nas imediações. A oeste de Jerusalém, está o vale de Hinom, de onde se eleva a montanha ocidental da cidade. Contornando a colina ocidental pelo sul, o vale vira para o leste para se encontrar com o vale de Cedrom na fonte En-Rogel, hoje chamada Fonte de Jó ou Fonte de Neemias (a 609 m acima do nível do mar). A leste da colina ocidental e entre os montes Moriá e Sião (as duas colinas orientais) está o vale Tiropeom (vale dos queijos). O nome deste vale, não mencionado na Bíblia, é dado por Josefo. O terceiro vale principal é o de Cedrom, que separa as colinas orientais da cidade do monte das Oliveiras. A meio caminho deste vale se localiza a nascente perene de Giom (636 m do nível do mar), hoje chamada de Fonte da Virgem.
A colina ocidental, chamada erroneamente de Sião desde a época medieval, é a montanha mais alta de Jerusalém, com 769 m. A colina do templo, o monte Moriá, é a segunda mais alta, com 739 m, enquanto a colina a sudoeste da colina do templo tem 634 m na parte meridional.
A antiga ideia de que a Cidade de Davi se situava na colina ocidental, o que se refletiu em seu tradicional nome Sião, foi abandonada. Descobertas arqueológicas do século 20 mostram que a antiga fortaleza dos jebuseus, mais tarde chamada de Cidade de Davi ou Sião, estava localizada na colina sudoeste, e o templo, na colina nordeste.
Originalmente o muro da cidade cercava somente a fortaleza estabelecida na colina sudoeste pelos antigos colonizadores por causa de sua proximidade com pelo menos dois mananciais, Giom, no vale de Cedrom, e En-Rogel, no ponto onde os vales de Hinom e Cedrom se encontram. Possivelmente uma terceira fonte seca, a "Fonte do Dragão" (Neemias 2:13), estava no vale de Tiropeom ou na parte ocidental do vale de Hinom.
Salomão construiu o templo na colina nordeste, Moriá, e seu palácio, no espaço entre esta área e a Cidade de Davi. Assim, a cidade tinha uma forma alongada. Muitos eruditos pensavam que a colina ocidental estava inclusa no sistema de defesa da cidade numa data anterior, possivelmente durante o reinado de Salomão.
Desde 1967, extensivas escavações, realizadas sob orientação de arqueólogos judeus, têm ampliado o conhecimento acerca da antiga Jerusalém. A descoberta de um setor do muro ocidental por Nahman Avigad (1905-1992), já mencionada, é realmente pertinente a este estudo. A maioria das descobertas feitas após a Guerra dos Seis Dias se relacionava com a cidade herodiana, familiar a Jesus durante Seu ministério terrestre.
No entanto, parte do muro edificado por Neemias foi encontrada por Kathleen Kenyon durante escavações na encosta oriental da colina sudeste, logo acima da fonte de Giom. Essa descoberta mostra que pelo menos, nesse ponto, o muro de Neemias não seguiu o curso do muro anterior, mas foi construído mais acima, próximo ao cume da colina e mais a oeste do muro pré-exílico. Se isso foi feito também em outras partes da cidade, o tamanho da Jerusalém de Neemias teria sido consideravelmente menor do que o da cidade anterior.
Embora as descobertas de Avigad e Kenyon tenham proporcionado informações novas e úteis, ainda se desconhecem muitos detalhes acerca da direção dos muros da cidade no tempo do Antigo Testamento.
É certo que a cidade de Davi era limitada pela colina sudeste e que Salomão estendeu a cidade para o norte, anexando muito da área hoje conhecida como Harram ash-Sharif Sobre a colina norte, conhecida também como colina do templo, foram erigidas as estruturas do templo e do palácio real. Até onde a cidade foi expandida em direção ao oeste, naquela época, ainda é desconhecido, embora se saiba que, depois de 700 a.C., parte da colina oeste foi incorporada à cidade murada e que a cidade de Jerusalém manteve suas dimensões até ser destruída por Nabucodonosor.
A extensão da cidade de Neemias é incerta. O mapa "Muros de Jerusalém no Tempo de Neemias" apresenta duas possibilidades, com duas possíveis localizações para o Muro Largo, a Torre dos Fornos, a Porta do Vale e a Porta do Monturo. Se Neemias restaurou Jerusalém às dimensões pré-exílicas, a área anexada pelo muro a oeste, indicada no mapa, foi incluída. Por outro lado, é possível que sua cidade, com uma população pós-exílica pequena, fosse limitada à extensão da Jerusalém de Salomão. Neste caso, seus muros seguiram um curso aproximado, indicado pelas linhas espessas no mapa.
Durante as escavações realizadas por N ahman Avigad, em 1970 e 1971, foi descoberta uma parte curva do muro pré-exílico, com 40 m de comprimento e sete metros de largura, marcada no mapa "Muros de Jerusalém no Tempo de Neemias" com uma linha dupla, o que prova que porções da colina ocidental foram incorporadas à cidade pré-exílica. Os escavadores dataram esta porção descoberta do antigo muro da cidade em aproximadamente 700 a.C., o que, se estiver correto, teria feito do rei Ezequias o seu edificador (ver Israel Exploration Quarterly, 22 [1972], 193-195). Este rei de Judá empreendeu a edificação e o reforço das fortificações de Jerusalém (ver 2 Crônicas 32:5). No entanto, não se sabe se os muros de Neemias seguiram o curso exato do muro pré-exílico.
A parte oeste da cidade, chamada de Mishneh, no tempo de Josias, é mencionada em 2 Reis 22:14. Essa construção, no tempo do rei Ezequias, possivelmente colocou em dúvidas a dimensão da antiga cidade murada.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
A reconstrução dos muros de Jerusalém. - (Mathew Henry)
Neemias 3:1-32
O trabalho foi repartido, para que todos soubessem o que cada um faria, e dedicaram-se com o desejo de alcançar a excelência, mas sem contender nem dividir os seus interesses. Nenhuma discórdia surge entre eles; somente o desejo de fazer o máximo pelo bem público. cada israelita deu a sua cooperação para edificar Jerusalém. Nenhum nobre deve julgar alguma coisa indigna, se por meio dela o bem de sua pátria for aumentado. Até as mulheres ajudaram na edificação da obra. Uma consertou a sua casa, e outra fez reparos dentro de seu próprio aposento. Quando se tem que fazer alguma boa obra, cada um deve dedicar-se à parte que estiver a seu alcance. se cada um varre diante de sua porta, a rua estará limpa; se cada um conserta algo, logo tudo estará em perfeito estado. Os que terminaram primeiro ajudaram aos seus companheiros. Os muros de Jerusalém, em montões de escombros, representam o estado desesperador do mundo que está à nossa volta; os que atrapalham a edificação, e suas maldades, nos dão uma fraca idéia dos inimigos com os quais temos que contender enquanto executamos a obra de Deus. Cada um deve começar por sua própria casa, porque ajudar no progresso da obra de Deus em nossa alma é o melhor que podemos fazer em favor do bem da Noiva de Cristo. Que o Senhor assim estimule o coração de seu povo, para que deixe de lado as suas pequenas disputas e despreze os seus interesses mundanos, para dedicar-se à construção dos muros de Jerusalém e à defesa da causa da verdade e santidade, contra os assaltos dos inimigos declarados.
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- Análise em Cadeia 4 Ao seu lado fez os reparos Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz; ao seu lado Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel; ao seu lado Zadoque, filho de Baaná; Neemias 3:4 63 E dos sacerdotes: os filhos de Hobaías, os filhos Hacoz, os filhos de Barzilai, que tomara por mulher uma das filhas Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome. Neemias 7:63 61 E dos filhos dos sacerdotes: os filhos de Habaías, os filhos de Hacoz, os filhos de Barzilai, que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita, e que foi chamado do seu nome. Esdras 2:61