Comentário Bíblico
Adventista
Quando alguém fizer voto - (cba)
Levítico 27:2
Neste caso, é um voto específico, uma promessa solene feita a Deus para prestar-Lhe algum serviço, apresentar-Lhe uma oferta ou fazer um sacrifício. No AT, votos eram feitos com frequência, quando alguém estava em dificuldade ou perigo e desejava o favor de Deus. O voto era feito mediante a condição de que Deus cumpriria aquele desejo ou pedido. Jacó fez um voto de que serviria a Deus se Ele o abençoasse, o fizesse prosperar e o trouxesse de volta para casa em segurança (Gênesis 28:20-22). Davi fez um voto incondicional (Salmos 132:2-5).
- 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21 de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, 22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:20-22 2 como jurou ao Senhor, e fez voto ao Poderoso de Jacó, dizendo: 3 Não entrarei na casa em que habito, nem subirei ao leito em que durmo; 4 não darei sono aos meus olhos, nem adormecimento às minhas pálpebras, 5 até que eu ache um lugar para o Senhor uma morada para o Poderoso de Jacó. Salmos 132:2-5
O voto ideal brota de um coração transbordante de amor para com Deus e é dotado do desejo sincero de fazer algo por Ele, sem nenhuma busca por recompensa. Este é o espírito que movia as pessoas do passado a oferecer holocaustos ao Senhor. Os votos eram totalmente voluntários, Deus não os exigia. "Abstendo-se de fazer o voto, não haverá pecado em ti" (Deuteronômio 23:22). Mas, se um homem fizesse algum voto, não deve tardar em cumpri-lo.
Sob a pressão das circunstâncias, as pessoas, às vezes, fazem voto que não podem cumprir. É a isso que o sábio se refere quando diz: "Laço é para o homem o dizer precipitadamente: É santo! E só refletir depois de fazer o voto" (Provérbios 20:25). Isso significa que é tolice fazer voto apressado e depois se arrepender. Deve-se refletir sobre a sensatez do voto antes de fazê-lo. Um exemplo sobre o tipo de voto insensato foi feito pelos judeus que conspiravam contra Paulo jurando, "que não haviam de comer, nem beber, enquanto não matassem Paulo" (Atos 23:12). Parece que Davi também foi apressado ao fazer voto de que não entraria em sua tenda, nem dormiria até encontrar um lugar para a casa do Senhor (Salmos 132:2-5). Jefté fez voto precipitadamente (Juízes 11:34-40).
- 25 Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então refletir. Provérbios 20:25 12 Quando já era dia, coligaram-se os judeus e juraram sob pena de maldição que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo. Atos 23:12 2 como jurou ao Senhor, e fez voto ao Poderoso de Jacó, dizendo: 3 Não entrarei na casa em que habito, nem subirei ao leito em que durmo; 4 não darei sono aos meus olhos, nem adormecimento às minhas pálpebras, 5 até que eu ache um lugar para o Senhor uma morada para o Poderoso de Jacó. Salmos 132:2-5 34 Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha. 35 Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás. 36 Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom. 37 Disse mais a seu pai: Concede-me somente isto: deixa-me por dois meses para que eu vá, e desça pelos montes, chorando a minha virgindade com as minhas companheiras. 38 Disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então ela se foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes. 39 E sucedeu que, ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito; e ela não tinha conhecido varão. Daí veio o costume em Israel, 40 de irem as filhas de Israel de ano em ano lamentar por quatro dias a filha de Jefté, o gileadita. Isso não é Juízes 11:34-40
Deus sabia que as pessoas faziam votos que não podiam cumprir e Ele não queria desencorajá-las de fazê-los, nem desejava liberá-las de votos já feitos. Portanto, Ele proveu um meio de substituir o compromisso. Esse capítulo trata do resgate dos votos.
Esse plano permitia que um voto podia ser resgatado mediante pagamento em dinheiro, de acordo com uma escala prescrita. Se o voto se referia a um animal para holocausto, não podia ser substituído por dinheiro, mas devia ser oferecido no altar. Outros votos, porém, podiam ser "resgatados".
Um homem podia fazer o voto por si mesmo ou por qualquer coisa ou pessoa sobre a qual tivesse direito - esposa, filhos , escravos, animais, servos, casas e campo. Se o santuário não pudesse receber a oferta, como em muitos casos, o voto podia ser cumprido mediante o pagamento do resgate.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 27:1-13
O zelo pelo serviço de Deus dispós os israelitas, em algumas ocasiões, a consagrarem-se eles mesmos, ou os seus filhos, ao serviço do Senhor, em sua casa por toda a vida deles. Algumas pessoas assim consagradas podiam empregar-se como assistentes; em geral deveriam ser redimidas por um preço. É bom estar zelosamente dedicado e disposto ao serviço do Senhor, mas este assunto deve ser bem avaliado e a prudência deve nos dirigir quanto ao que fazemos; do contrário, os votos precipitados e o vacilo ao fazê-los desonrarão a Deus e perturbarão a nossa mente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21 de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, 22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo. Gênesis 28:20-22 2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando alguém, seja homem, seja mulher, fizer voto especial de nazireu, a fim de se separar para o Senhor, Números 6:2 2 Então Israel fez um voto ao Senhor, dizendo: Se na verdade entregares este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades. Números 21:2 21 Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. 22 Se, porém, te abstiveres de fazer voto, não haverá pecado em ti. 23 O que tiver saído dos teus lábios guardarás e cumprirás, tal como voluntariamente o votaste ao Senhor teu Deus, prometendo-o pela tua boca. Deuteronômio 23:21-23 30 E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas, 31 qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto. 39 E sucedeu que, ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito; e ela não tinha conhecido varão. Daí veio o costume em Israel, Juízes 11:30,31,39 11 e fez um voto, dizendo: Ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha. 28 Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor. 1 Samuel 1:11,28 4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. O que votares, paga-o. 5 Melhor é que não votes do que votares e nao pagares. Eclesiastes 5:4,5