Comentário Bíblico
Adventista
Uma e a mesma lei - (cba)
Levítico 24:22
O incidente mencionado em Levítico 24:10-14 deu oportunidade para esclarecer a aplicação de certas leis civis, particularmente as que se aplicavam ao estrangeiro (ver Êxodo 21:12,24,25,33,34). Deus perdoa o pecado, qualquer que seja ele, mas crimes civis não podem se enquadrar na mesma base. Israel era uma nação e também uma igreja. Deus deu leis para ambas. Se uma pessoa matasse alguém, Deus, em Sua misericórdia, poderia perdoá-la, se houvesse arrependimento. De fato, qualquer que seja o pecado cometido, hediondo como possa ser, a pessoa ainda pode receber a ilimitada graça divina. Deus conhece o coração e pode, portanto, perdoar e até mesmo esquecer. Mas se a sentença fosse suspensa mediante o arrependimento, todo criminoso alegaria arrependimento para se livrar. Se uma sentença pudesse ser anulada por se alegar arrependimento, logo todas as prisões estariam vazias.
- 10 Naquele tempo apareceu no meio dos filhos de Israel o filho duma mulher israelita, o qual era filho dum egípcio; e o filho da israelita e um homem israelita pelejaram no arraial; 11 e o filho da mulher israelita blasfemou o Nome, e praguejou; pelo que o trouxeram a Moisés. Ora, o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã. 12 Puseram-no, pois, em detenção, até que se lhes fizesse declaração pela boca do Senhor. 13 Então disse o Senhor a Moisés: 14 Tira para fora do arraial o que tem blasfemado; todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará. Levítico 24:10-14 12 Quem ferir a um homem, de modo que este morra, certamente será morto. 24 olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, 25 queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe. 33 Se alguém descobrir uma cova, ou se alguém cavar uma cova e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento, 34 o dono da cova dará indenização; pagá-la-á em dinheiro ao dono do animal morto, mas este será seu. Êxodo 21:12,24,25,33,34
Alguns se esquecem de que, embora Deus perdoe, Ele não remove a penalidade pela transgressão. Davi pecou e se arrependeu, mas não escapou das consequências de seu pecado. O sofrimento o acompanhou durante toda a vida. Qualquer que seja a transgressão das leis da vida, Deus pode perdoar; mas somente sob as circunstâncias incomuns, alguém pode escapar das consequências naturais do delito praticado.
O perdão é concedido, mas as consequências normalmente levam ao sofrimento. "A autoridade é ministro de Deus para o teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal" (Romanos 13:4). As leis civis têm o seu lugar.
No entanto, o requisito "olho por olho, dente por dente" não é algo de que se possa dispor levianamente como uma ordenança do AT. É um princípio sobre o qual os governos se fundamentam. Se não houver punição para o mal, as condições estariam ainda piores do que estão. "Os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela" (Romanos 13:3).
Mas, se deve haver punição pelo delito, como se deve decidir essa punição? A resposta é que o castigo deve se adequar ao crime. Portanto, aquele que matar um animal, deve restituí-lo, animal por animal. Isso é justiça e equidade.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 24:10-23
O ofensor era filho de um egípcio e uma israelita. O feito de se destacar quem eram os seus pais mostra-nos o mau efeito que os matrimónios mistos trazem. Nesta ocasião, foi feita uma lei permanente para que os blasfemos fossem apedrejados. Um grande malestar está imposto nesta lei. Ela se estende aos estrangeiros que estivessem entre os hebreus, assim como aos nascidos na terra. Os estrangeiros como também os israelitas nativos deviam ter o direito ao benefício da lei, de maneira que não sofressem dano; e deviam ser passíveis do castigo desta lei, caso fizessem o mal. Se aqueles que profanam o nome do Senhor Deus escapam do castigo dos homens, o Senhor nosso Deus não tolerará que eles escapem de seus justos juízos.
Quanta inimizade contra Deus deve haver no coração do homem, quando de sua boca saem blasfêmias contra Ele! Se o homem que desprezou a lei de Moisés morreu sem misericórdia, de maior castigo serão dignos os que desprezam e abusam do Evangelho do Filho de Deus! Sejamos vigilantes contra a ira, não façamos mal, evitemos todos os relacionamentos com pessoas más e reverenciemos esse nome santo do qual os pecadores blasfemam.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo. Levítico 17:10 34 Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus. Levítico 19:34 49 Haverá uma mesma lei para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós. Êxodo 12:49 14 Também se um estrangeiro peregrinar entre vós e celebrar a páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da páscoa e segundo a sua ordenança a celebrará; haverá um só estatuto, quer para o estrangeiro, quer para o natural da terra. Números 9:14 15 Quanto à assembléia, haverá um mesmo estatuto para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco, estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante o Senhor. 16 Uma mesma lei e uma mesma ordenança haverá para vós e para o estrangeiro que peregrinar convosco. 29 Haverá uma mesma lei para aquele que pecar sem querer, tanto para o natural entre os filhos de Israel, como para o estrangeiro que peregrinar entre eles. Números 15:15,16,29