Comentário Bíblico
Adventista
Para oferecê-lo - (cba)
Levítico 17:9
Antes do Sinai, Israel não tinha um sacerdócio designado. O pai era o sacerdote da família, mas então Deus ordenara uma mudança, convocando todos a obedecer. O povo não devia simplesmente adorar, mas adorar do modo designado por Deus e reconhecer os líderes escolhidos por Ele. Eles deviam se abster de coisas proibidas a fim de honrar a Deus verdadeiramente e evitar as reuniões profanas. Deus não proibiu encontros sociais, mas estes deviam estar de acordo com as normas envolvendo o santuário. Não devia haver festas pagãs.
Esse homem será eliminado - (cba)
Levítico 17:9
Levítico 17:1-7 apresentam uma legislação cujo intento era separar os israelitas da influência contaminadora dos egípcios (ver Levítico 18:3). É evidente que Deus considerava a questão como importante devido à punição dada aos transgressores. Para algumas infrações da lei em relação à impureza física, Deus ordenava ritos de purificação. Em outros casos, Ele exigia um sacrifício e em outros ainda, restituição. Porém, aqui Ele prescreve a mesma penalidade de excomunhão aplicada sobre o ofensor no Dia da Expiação, caso ele não se humilhasse. O "estrangeiro" foi incluído nesse regulamento (Levítico 17:8). Neste caso, ser "eliminado" provavelmente significava exclusão dos privilégios de participar das solenidades com o povo de Deus (ver Gênesis 17:14; Êxodo 12:15).
- 1 Disse mais o Senhor a Moisés: 2 Fala a Arão e aos seus filhos, e a s todos os filhos de Israel, e dize-lhes: Isto é o que o Senhor tem ordenado: 3 Qualquer homem da casa de Israel que imolar boi, ou cordeiro, ou cabra, no arraial, ou fora do arraial, 4 e não o trouxer à porta da tenda da revelação, para o oferecer como oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue, pelo que será extirpado do seu povo; 5 a fim de que os filhos de Israel tragam os seus sacrifícios, que oferecem no campo, isto é, a fim de que os tragam ao Senhor, à porta da tenda da revelação, ao sacerdote, e os ofereçam por sacrifícios de ofertas, pacíficas ao Senhor. 6 E o sacerdote espargirá o sangue sobre o altar do Senhor, à porta da tenda da revelação, e queimará a gordura por cheiro suave ao Senhor. 7 E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos sátiros, após os quais eles se prostituem; isso lhes será por estatuto perpétuo pelas suas gerações. Levítico 17:1-7 3 Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos. Levítico 18:3 8 Dir-lhes-ás pois: Qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que entre vós peregrinam, que oferecer holocausto ou sacrifício, Levítico 17:8 14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto. Gênesis 17:14 15 Por sete dias comereis pães ázimos; logo ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, porque qualquer que comer pão levedado, entre o primeiro e o sétimo dia, esse será cortado de Israel. Êxodo 12:15
Os israelitas tinham muito a crescer como nação escolhida, e Deus decidiu que essas lições deviam ser aprendidas no deserto. Ali eles formavam um grupo compacto que não semeava nem ceifava e podiam dar total atenção às instruções recebidas. Por exemplo, o pão diário caía diretamente do céu, lembrando-os sempre de sua dependência de Deus.
A ordem de matar os animais na porta do santuário foi suspensa depois que Israel entrou em Canaã (ver Deuteronômio 12:15,20,21). Todos os animais sacrificais deviam ser levados ao tabernáculo, mas se o animal era para alimento diário, então devia ser morto em casa. Presumivelmente nessa época Israel havia aprendido a lição que Deus pretendia ensinar; além disso, a multidão mista já não era uma armadilha para eles.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 17:1-9
Todo o gado que os israelitas matavam, enquanto estiveram no deserto, devia ser apresentado na poria do tabernáculo, e a carne tinha que ser devolvida ao ofertante, para que, conforme a lei, a comesse como oferta de paz. Quando os israelitas entraram em Canaã, isto continuou em vigência, mas somente para os sacrifícios.
Os sacrifícios espirituais, que nós temos que oferecer agora, não se limitam a um lugar. Hoje não temos templos nem altares que santifiquem a dádiva, tampouco a unidade do Evangelho se baseia somente em um lugar, mas em um coração e na unidade do Espírito. Cristo é nosso verdadeiro Altar e Tabernáculo; através dEle, Deus habita no meio dos homens. Nossos sacrifícios são aceitáveis para Deus, nEle e somente nEle. Estabelecer outros mediadores, outros altares ou outros sacrifícios expiatórios é, com efeito, servir a outros deuses. Ainda que Deus aceite bondosamente nossas ofertas familiares, não devemos, por isso, descuidar da assistência ao tabernáculo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 e não o trouxer à porta da tenda da revelação, para o oferecer como oferta ao Senhor diante do tabernáculo do Senhor, a esse homem será imputado o sangue; derramou sangue, pelo que será extirpado do seu povo; Levítico 17:4 24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei. Êxodo 20:24