Comentário Bíblico
Adventista
Comentário Adicional a Levítico 13 - (cba)
Levítico 13:1-59
Muitos dos sintomas apresentados neste capítulo para os vários tipos de "lepra" são diferentes dos sintomas da doença hoje conhecida por este nome. Além disso, as provisões mosaicas para o cerimonial de purificação implicam que os que sofriam de certos tipos de "lepra" recuperavam-se em pouco tempo. Até recentemente não se conhecia nenhum modo de tratar a lepra com sucesso.
A palavra traduzida por "lepra" vem do hebraico tsara', que significa "golpear". Uma pessoa afligida pela "lepra" tinha sido atingida presumivelmente por um castigo divino devido a atos pecaminosos. Isso ocorreu com Miriam (Números 12:10), Geazi (2 Reis 5:27) e Uzias (2 Reis 15:5). Em outros casos mencionados no AT, não é claro se esse princípio é verdadeiro (2 Reis 5:1; 2 Reis 7:3). Gesênio considera que tsara' pode ser usado no lugar de gara' e, portanto, traz a ideia de sarna. A palavra grega lepras, da qual vem a palavra lepra, significa "sarnento", "escamoso", "rugoso". A lepra moderna, elephantiasis graecorum, pode ser de três tipos: lepra tuberculoides, caracterizada por tubérculos; lepra maculosa, caracterizada por manchas ou listras; e lepra anaesthetica, que afeta o sistema nervoso.
- 10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa. Números 12:10 27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:27 5 E o Senhor feriu o rei, de modo que ficou leproso até o dia da sua morte; e habitou numa casa separada; e Jotão, filho do rei, tinha o cargo da casa, julgando o povo da terra. 2 Reis 15:5 1 Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso. 2 Reis 5:1 3 Ora, quatro homens leprosos estavam à entrada da porta; e disseram uns aos outros: Para que ficamos nós sentados aqui até morrermos? 2 Reis 7:3
Parece mais provável que a lepra do capítulo 13 seja um termo geral descritivo para a maior parte de várias doenças da pele, como psoríase e vitiligo, assim como a lepra verdadeira. A maior parte dos sintomas aqui descritos mais detalhadamente parece com os da lepra mosaica ou psoríase.
O inchaço mencionado em Levítico 13:2 pode ser semelhante aos tubérculos característicos da lepra tuberculoides ou possivelmente lepra anaesthetica. Alguns pensam que as "manchas lustrosas" mencionadas várias vezes parecem ser vitiligo, uma doença tropical cujas manchas são um sintoma característico. No vitiligo, os pelos das partes afetadas ficam brancos, como mencionado em Levítico 13:3. A doença começa com pequenas manchas, espalha-se e, com frequência, envolve grandes áreas da pele. É benigna, porém desfigura a aparência, particularmente daqueles que têm pele escura.
- 2 Quando um homem tiver na pele da sua carne inchação, ou pústula, ou mancha lustrosa, e esta se tornar na sua pele como praga de lepra, então será levado a Arão o sacerdote, ou a um de seus filhos, os sacerdotes, Levítico 13:2 3 e o sacerdote examinará a praga na pele da carne. Se o pêlo na praga se tiver tornado branco, e a praga parecer mais profunda que a pele, é praga de lepra; o sacerdote, verificando isto, o declarará imundo. Levítico 13:3
O fato de haver variações nos sintomas da "lepra", mencionados neste capítulo, apoia a ideia de que várias doenças que afetavam gravemente a pele estão incluídas sob o termo geral "lepra". Num tempo em que a ciência médica, como a que conhecemos, ainda não existia, seria difícil para os sacerdotes dar um diagnóstico diferenciado das várias afecções da pele, quando em muitos aspectos eram semelhantes, e para as quais não havia nomes específicos. Aparentemente Moisés agrupou essas doenças relacionadas sob o nome geral de tsam', traduzida por "lepra".
A ideia de deixar os doentes de quarentena parece ter se originado com o povo hebreu, uma salvaguarda dada pelo próprio Deus. Alguns pensam que a ideia de segregar pessoas com "lepra" levou à prática medieval de isolar os verdadeiramente leprosos. Alguns comentaristas defendem que a verdadeira lepra surgiu no Egito, mas a real origem é desconhecida. Muito antes dos tempos de Israel, a lepra era comum no Extremo Oriente, Índia, África e por toda a costa do Mediterrâneo.
A "lepra" na parede das casas ou em artigos de vestuário assumia a forma de manchas ou listras vermelho-esverdeadas. Isso se parece com mofo ou fungo. Embora fosse diferente da "lepra" em seres humanos, provavelmente indicasse que a casa não era um lugar seguro para se morar. As roupas afetadas talvez pudessem contaminar as pessoas com o fungo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 13:18-44
É indicado ao sacerdote o juízo que deve fazer, se existir alguma aparência de lepra em chagas antigas; e o mesmo perigo que correm os que, após haver escapado das contaminações do mundo, voltam a envolver-se nelas.
Ou em uma queimadura por acidente (Levítico 13:24). A queimadura da discórdia e contenção muitas vezes ocasiona a aparição e o estampido da corrupção, demonstrando que os homens são imundos. A vida humana permanece exposta a muitos motivos de queixas. com que exército de males somos sitiados por todos os lados e todos entraram pelo pecado! Quando a nossa constituição física é saudável e o corpo vivo e ágil, sentimo-nos obrigados a glorificar a Deus com nossos corpos. A lepra na cabeça era particularmente destacada. Se a lepra do pecado tem tomado a cabeça, se o juízo é corrupto, e os princípios ruins que apóiam os maus costumes se abraçam, trata-se de uma imundícia extrema da qual poucos são limpos. A fé sã impede que a lepra chegue à cabeça. .
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- Análise em Cadeia 30 o sacerdote examinará a praga, e se ela parecer mais profunda que a pele, e nela houver pêlo fino amarelo, o sacerdote o declarará imundo; é tinha, é lepra da cabeça ou da barba. Levítico 13:30 5 Todas as suas obras eles fazem a fim de serem vistos pelos homens; pois alargam os seus filactérios, e aumentam as franjas dos seus mantos; Mateus 23:5 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. Lucas 18:9-12 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Romanos 2:23