Comentário Bíblico
Adventista
Para fazerdes diferença - (cba)
Levítico 10:10
Vinho e bebida forte podem entorpecer as faculdades de modo que a pessoa perca a clara distinção entre o certo e o errado, entre o santo e profano e entre o puro e o impuro. A bebida levou os dois filhos de Arão a tomar fogo comum quando entraram no santuário; naquela condição, eles não viam qualquer diferença. Fogo era fogo , não era? Deus, porém, examinou o coração dos dois e viu o que ninguém pode ver. Havia uma diferença. De modo semelhante, o primeiro dia da semana é tão bom quanto o sétimo dia, pelo raciocínio humano. Não há diferença - exceto pela ordem de Deus; e isso faz uma diferença vital, a diferença entre a vida e a morte.
Qualquer forma de intemperança obscurece a distinção entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro, entre o certo e o errado. O uso de bebidas alcoólicas afeta as faculdades e perturba os processos ordenados da mente. A pessoa que bebe e dirige é uma ameaça para si mesma e para os outros, e um assassino em potencial. Sua mente é confusa, seus reflexos são lentos, sua visão não é confiável e seu senso de responsabilidade desaparece.
O perigo não se restringe aos que são realmente "ébrios". Mesmo uma pequena dose de álcool pode causar desastre. O bebedor moderado é confiável socialmente e pode ser que não provoque dano algum. O fato de ele poder se orgulhar de seu autocontrole pode levar outros a pensar que podem fazer o mesmo. O beberrão se revirando em sua própria imundície pode causar nojo ao observador e assim servir de alerta. O bebedor moderado tenta outros a segui-lo pelo fato de ele permanecer "respeitável". Dos dois tipos, o bebedor moderado, no final, pode provocar mais danos.
A bebida não afeta só as faculdades físicas, mas também as morais, e isso pode provocar o maior dos dois males. Assaltos, assassinatos, estupros e deslealdade apresentam outro aspecto das pessoas que bebem. Sob a influência do vinho, elas fazem o que jamais cogitariam se estivessem sóbrias. Somente o julgamento divino revelará as verdadeiras dimensões do pecado do alcoolismo. A advertência de Deus a Arão e seus filhos é plenamente aplicável hoje. Os crentes não podem beber e ainda ter clara percepção da diferença entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro (Isaías 28:7).
Essa instrução é particularmente endereçada aos líderes. Ensinar é mais do que instrução oral; inclui tanto o exemplo como o preceito. Mas, o que dizer se o próprio senso do certo e do errado do líder se encontra obscurecido e se sua conduta entra em choque com suas palavras? Todos que lideram, seja na igreja ou no estado, devem ter a mente alerta constantemente e estar aptos a lidar com qualquer tipo de problema que surja diante deles. Quando se consideram algumas decisões tomadas em concílios de estado e se sabe que nessas ocasiões consomem-se bebidas, deve-se lembrar de que o conselho de Deus para não tomar vinho ou bebida forte é verdade presente.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Levítico 10:8-11
"Não bebais vinho nem bebidas fortes". Estas bebidas estavam proibidas aos sacerdotes durante o tempo em que ministravam. É exigido dos ministros do Evangelho que não sejam dados ao vinho (1 Timóteo 3:5). Deus disse: "Para que não morrais"; para que não morressem enquanto estivessem embriagados. O risco de perder a vida, ao qual estamos expostos continuamente, deve comprometer a todos nós a estarmos sempre sóbrios.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 47 para fazer separação entre o imundo e o limpo, e entre os animais que se podem comer e os animais que não se podem comer. Levítico 11:47 25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas. 26 E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. Levítico 20:25,26 19 Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te restaurarei, para estares diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles a ti, mas não voltes tu a eles. Jeremias 15:19 26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Ezequiel 22:26 23 E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro. Ezequiel 44:23 15 Tudo é puro para os que são puros, mas para os corrompidos e incrédulos nada é puro; antes tanto a sua mente como a sua consciência estão contaminadas. Tito 1:15 14 Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; 15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; 16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:14-16