Comentário Bíblico
Adventista
Não vos comove [...]? - (cba)
Lamentações 1:12
Literalmente, "nada para você". Isto pode ser traduzido como uma pergunta ou como uma afirmação. O Talmude interpreta a passagem como uma advertência: "Que isso não venha sobre você!"
Dor - (cba)
Lamentações 1:12
Do heb. mak'ov.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lamentações 1:12-22
Jerusalém, sentada no chão e deprimida, chama aos que passam para que vejam se o seu caso não os comove. Seus sofrimentos externos eram grandes, mas os seus sofrimentos internos eram mais difíceis de suportar por causa do sentimento de culpa. A tristeza pelo pecado deve ser um grande pesar e afetar a alma. Aqui vemos o mal do pecado, e somos advertidos a fugir da ira vindoura. Pode-se aprender muito mais com os sofrimentos de Cristo do que se aprende com os sofrimentos de Jerusalém. Acaso Ele não fala com cada um de nós através da cruz? Que todos os nossos sofrimentos nos dirijam à cruz de Cristo, a observar o seu exemplo e segui-lo alegremente.
- Veja também Desprezado e rejeitado, 5 de Maio 1:12
Cuidado de Deus, Pág. 123
Que preço! 13 de Junho 1:12A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 170
Desprezado e rejeitado, 1 de Março 1:12Para Conhece-lo, Pág. 61
|
- Análise em Cadeia 13 Que testemunho te darei, a que te compararei, ó filha de Jerusalém? A quem te assemelharei, para te consolar, ó virgem filha de Sião? pois grande como o mar é a tua ferida; quem te poderá curar? Lamentações 2:13 6 Pois maior é a iniqüidade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, a qual foi subvertida como num momento, sem que mão alguma lhe tocasse. 7 Os seus nobres eram mais alvos do que a neve, mais brancos do que o leite, eram mais ruivos de corpo do que o coral, e a sua formosura era como a de safira. 8 Mas agora escureceu-se o seu parecer mais do que o negrume; eles não são reconhecidos nas ruas; a sua pele se lhes pegou aos ossos; secou-se, tornou-se como um pau. . 9 Os mortos à espada eram mais ditosos do que os mortos à fome, pois estes se esgotavam, como traspassados, por falta dos frutos dos campos. 10 As mãos das mulheres compassivas cozeram os próprios filhos; estes lhes serviram de alimento na destruição da filha do meu povo. 11 Deu o Senhor cumprimento ao seu furor, derramou o ardor da sua ira; e acendeu um fogo em Sião, que consumiu os seus fundamentos. Lamentações 4:6-11 12 E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito a Jerusalém. Daniel 9:12 21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. Mateus 24:21 22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas. 23 Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo. Lucas 21:22,23 28 Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. 29 Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram! 30 Então começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós; e aos outeiros: Cobri-nos. 31 Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco? Lucas 23:28-31 16 para fazerem da sua terra objeto de espanto e de perpétuos assobios; todo aquele que passa por ela se espanta, e meneia a cabeça. Jeremias 18:16 23 Eis a tempestade do Senhor! A sua indignação já saiu, uma tempestade varredora; cairá cruelmente sobre a cabeça dos impios. 24 Não retrocederá o furor da ira do Senhor, até que ele tenha executado, e até que tenha cumprido os desígnios do seu coração. Nos últimos dias entendereis isso. Jeremias 30:23,24 13 Pelo que farei estremecer o céu, e a terra se movera do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira. Isaías 13:13 8 Por isso cingi-vos de saco, lamentai, e uivai, porque o ardor da ira do Senhor não se desviou de nós. Jeremias 4:8