Comentário Bíblico
Adventista
Trabalhos forçados - (cba)
Juízes 1:28
Do heb. mas, “tributo” (KJV). No entanto, “tributo” não nta o sentido real desta palavra, que significa “mão de obra forçada”. A palavra indica uma imposição aos homens, forçados à empreitada, não a empreitada em si. Davi e Salomão utilizaram trabalhos forçados nos projetos de construção e na obra de fortificar as cidades (1 Reis 5:13; 1 Reis 9:15,21). No tempo dos juízes, os hebreus forçaram os cananeus a trabalhar na reconstrução das cidades conquistadas por eles e no reparo das fortificações.
- 13 Também e rei Salomão fez, dentre todo o Israel, uma leva de gente para trabalho forçado; e a leva se compunha de trinta mil homens. 1 Reis 5:13 15 A razão da leva de gente para trabalho forçado que o rei Salomão fez é esta: edificar a casa do Senhor e a sua própria casa, e Milo, e o muro de Jerusalém, como também Hazor, e Megido, e Gezer. 21 a seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente, Salomão lhes impôs tributo de trabalho forçado, até hoje. 1 Reis 9:15,21
Não os expulsou de todo - (cba)
Juízes 1:28
Nas regiões onde os hebreus eram fortes, foi permitida a permanência dos cananeus que se submeteram a trabalhos forçados em troca do privilégio de viver em suas vilas ou propriedade. Na história posterior desse livro, ficam evidentes as consequências dessa ação para a moral e a religião israelita.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 1:21-36
O povo de Israel foi muito negligente para com seu dever e seus benefícios. Se não fosse pela preguiça e covardia, não teriam dificuldades para completar suas conquistas. Também se devia à sua cobiça: estavam dispostos a deixar que os cananeus vivessem entre eles, para aproveitar-se deles. Não tinham o temor nem o ódio pela idolatria, como deveriam ter. A mesma incredulidade que manteve os seus antepassados por quarenta anos fora de Canaã, impedia-lhes agora de tomar a completa posse da terra. A desconfiança no poder e na promessa de Deus privava-lhes dos benefícios e colocava-os em dificuldades. Desta maneira, muitos crentes que começam bem, vêem-se prejudicados. Suas graças se enfraquecem, suas concupiscências revivem, Satanás acusa-os com tentações adequadas e o mundo recupera o seu domínio; têm sentimento de culpa, seus corações enchem-se de angustia, desacreditam em seu caráter e fazem com que o Evangelho seja rejeitado.
Ainda que seja repreendido imperiosamente e recupere-se, para que não pereça, terá de lamentar profundamente suas atitudes néscias pelo resto de seus dias; em seu leito de morte, lamentará as oportunidades que perdeu de glorificar a Deus e de servir à Igreja. Não podemos ter comunhão com os inimigos de Deus que estão em nosso meio ou fora do nosso alcance, senão para nosso próprio dano; em consequência, nossa única sabedoria é promover uma guerra incessante contra eles, através do jejum e oração.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |