Comentário Bíblico
Adventista
Filhos de José - (cba)
Josué 16:1
Em ordem de primazia, a tribo de Judá aparece em primeiro lugar e, em segundo, os filhos de José. Essas posições relativas são sugeridas em 1 Crônicas 5:2: "Judá, na verdade, foi poderoso entre seus irmãos, e dele veio o príncipe; porém o direito da primogenitura foi de José." Consequcntemente, houve três etapas sucessivas na distribuição da terra de Canaã sob a liderança de Josué: primeira , o estabelecimento da tribo de Judá nas fortalezas do sul da Palestina; segunda, o estabelecimento de Efraim e Manassés no centro do país e em alguns lugares fortificados ao norte; terceira, a distribuição das tribos restantes, a fim de preencher os espaços deixados entre Judá e José, e também para estabelecê-las em volta dos te rritórios dos primeiros, para que ficassem como que à sombra das asas deles.
Ao descrever o território de José, o narrador não dá tantos detalhes quanto os fornecidos sobre os limit es ele Judá, e por isso é difícil traçar com precisão as fronteiras dessa tribo. Também não há conhecimento da lista de cidades, como no caso de Judá. Não se sabe o motivo da omissão. Alguns sugeriram que, como pertencia à tribo de José, Josué recebeu a incumbência de distribuir o território de sua tribo; portanto, as minúcias a esse respeito não foram proferidas em público. Essa seria a razão para ter ficado fora do registro a descrição da fronteira e das cidades. Outra particularidade da narrativa é o entrelaçamento da tribo de Efraim com a de Manassés, uma vez que Efraim recebeu a posse de algumas das cidades de Manassés. Parece ter se tratado de um acordo pacífico, regido pela boa vontade.
Começando no Jordão - (cba)
Josué 16:1
Literalmente, "saindo do Jordão". Começando desde o Jordão, bem em frente a Jericó, a fronteira sul se dirigia até as "águas de Jericó", a "fonte do Sultão", onde Eliseu realizou um milagre, passando por ela pelo lado leste. Dali, a fronteira continuava para o leste, deixando a cidade de Jericó ao sul.
Vai ao deserto - (cba)
Josué 16:1
No hebraico não há preposição antes da palavra "deserto", mas é necessário acrescentá-la. É provável que a expressão "pelo caminho do" represente melhor o pensamento do autor. A região destacada neste versículo é a chamada de deserto de Bete-Áven (Josué 18:12). Pelo que se pode deduzir de Josué 7:2 que Bete-Áven ficava a leste de Betel.
- 12 O seu termo ao norte, partindo do Jordão, vai até a saliência ao norte de Jericó e, subindo pela região montanhosa para o ocidente, chega até o deserto de Bete-Áven; Josué 18:12 2 Josué enviou de Jericó alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven ao Oriente de Betel, e disse-lhes: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai. Josué 7:2
Até Betel - (cba)
Josué 16:1
A preposição heb. be, traduzida nesta passagem por "até", transmite, na verdade, a ideia de "em", ou "nas proximidades de". Alude-se à região montanhosa em volta de Betel. Depois de passar ao norte e a leste de Jericó, a fronteira continuava pelo deserto de Bete-Áven (ver Josué 18:12) e subia por um dos desfiladeiros, ou o Wadi Harish ou Wadi Suweinit, e pelos montes que rodeavam Betel.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Josué 16:1-10
Os filhos de José.Este capítulo e o seguinte não devem ser separados. Eles narram a sorte de Efraim e Manassés, os filhos de José; portanto, tiveram a primeira e melhor parte da zona norte de Canaã, como Judá na região Sul.
O povo de Deus, agora como antes, sofre com a permanência de seus inimigos. Bendito Senhor, quando serão vencidos todos os nossos inimigos? (1 Coríntios 15:26). Expulsa-os a todos, pois somente Tu podes fazêlo!
As fronteiras fixas podem nos fazer recordar que nossa situação e provisão, nesta vida, como também nossa herança futura, têm sido designadas somente pelo sábio e justo Deus, e devemos estar contentes com nossa porção, posto que Ele sabe o que é melhor para nós, e o que temos é mais do que merecemos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 15 Josué, pois, e todo o Israel fingiram-se feridos diante deles, e furiram pelo caminho do deserto: Josué 8:15 61 No deserto: Bete-Arabá, Midim, Secaca, Josué 15:61 12 O seu termo ao norte, partindo do Jordão, vai até a saliência ao norte de Jericó e, subindo pela região montanhosa para o ocidente, chega até o deserto de Bete-Áven; Josué 18:12 19 Os homens da cidade disseram a Eliseu: Eis que a situação desta cidade é agradável, como vê o meu senhor; porém as águas são péssimas, e a terra é estéril. 20 E ele disse: Trazei-me um jarro novo, e ponde nele sal. E lho trouxeram. 21 Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade. 2 Reis 2:19-21