Comentário Bíblico
Adventista
Festa da Dedicação - (cba)
João 10:22
[A Festa da Dedicação. Jesus é interrogado, João 10:22-42]. Esta festa foi instituída por Judas Macaheu para comemorar a purificação do templo e a restauração de seus serviços após a profanação por Antíoco Epifânio (ver com. de Daniel 11:14). De acordo com 1 Macabeus 4:59, “Judas, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria” (BJ). Josefo diz que o festival era chamado de “o festival das luzes” (Antiguidades, xii.7.7) e era comemorado mais ou menos da mesma forma que a Festa dos Tabernáculos (2 Macabeus 10:6, 7). O mês de casleu corresponde a novembro/dezembro. Na literatura rabínica a festa é chamada Hanukkah, que significa “dedicação”.
- 22 Celebrava-se então em Jerusalém a festa da dedicação. E era inverno. 23 Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão. 24 Rodearam-no, pois, os judeus e lhe perguntavam: Até quando nos deixarás perplexos? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. 25 Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo disse, e não credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho de mim. 26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; 28 eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30 Eu e o Pai somos um. 31 Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar. 32 Disse-lhes Jesus: Muitas obras boas da parte de meu Pai vos tenho mostrado; por qual destas obras ides apedrejar-me? 33 Responderam-lhe os judeus: Não é por nenhuma obra boa que vamos apedrejar-te, mas por blasfêmia; e porque, sendo tu homem, te fazes Deus. 34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? 35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), 36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus? 37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. 38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai. 39 Outra vez, pois, procuravam prendê-lo; mas ele lhes escapou das mãos. 40 E retirou-se de novo para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali ficou. 41 Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro. 42 E muitos ali creram nele. João 10:22-42 14 E, naqueles tempos, muitos se levantarão contra o rei do sul; e os violentos dentre o teu povo se levantarão para cumprir a visão, mas eles cairão. Daniel 11:14
Era inverno - (cba)
João 10:22
De acordo com o Talmude (Baba Mezia, 106.b, ed. Soncino, p. 608), o inverno se estendia mais ou menos da metade de quisleu até a metade de sebate (cerca de meados de dezembro à meados de fevereiro). A palavra para inverno (cheimõn) pode se referir à estação ou simplesmente ao tempo chuvoso, tempestuoso. Talvez João tenha feito esta observação apenas para mostrar que Jesus estava no Pórtico de Salomão (João 10:23) porque o tempo era inclemente naquela estação do ano.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 10:22-30
Todos aqueles que têm algo a dizer a Cristo podem encontrá-lo no templo. Cristo nos fará crer; nós causamos dúvidas a nós mesmos. os judeus entenderam o significado, mas não puderam dar forma às suas palavras como uma acusação completa contra Ele.
O Senhor descreveu a disposição da graça e o estado de felicidade de suas ovelhas; elas ouviram e creram em sua Palavra, seguiram-no como seus fiéis discípulos, e nenhum deles perecerá, porque o Filho e Deus Pai são um. Assim, pode defender as suas ovelhas contra os seus inimigos, o que prova que o plano da salvação inclui Cristo demonstrar que temo mesmo poder e perfeição divinos, iguais ao Pai.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
