Comentário Bíblico
Adventista
Disse mais - (cba)
Jó 40:1
Jó 40:1-5 marcam um breve interlúdio no discurso que Deus dirigiu a Jó. Parece que neste momento Deus está dando a Jó a oportunidade de fazer uma entrega completa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jó 40:1-5
A comunhão com o Senhor convence e humilha efetivamente o santo, e o alegra por afastar-se de seus pecados mais apreciados. É necessário estar totalmente convencido e humilhado como preparação para libertações notáveis. Depois de Deus ter mostrado a Jó o quão incapaz ele era de julgar os métodos e desígnios da providência, por sua manifesta ignorância sobre as obras da natureza, faz-lhe uma pergunta convincente: O que contende com o Todo-poderoso vai dar-lhe instruções? Agora Jó começa a derreter-se em santo pesar; não se rendeu quando os seus amigos argumentaram com ele; porém, a voz do Senhor é poderosa, e quando o Espírito da verdade chega, Ele convence. Jó se rende à graça de Deus, humilha-se perante Ele e nada tem a dizer para justificar-se, pois agora entende que é pecador.
O arrependimento muda a opinião que os homens têm sobre si mesmos. Agora, Jó está convencido de seu erro. Os que são verdadeiramente sensíveis à sua pecaminosidade e vileza, não se atrevem a justificar-se diante de Deus. Ele percebeu que era uma pobre criatura pecadora, néscia e má, que não deveria ter dito uma só palavra contra a conduta divina.
Um olhar à santa natureza de Deus é capaz de aniquilar o rebelde mais contumaz. Então, como poderia o homem mal ver a sua glória no dia do juízo? Quando virmos esta glória revelada em Jesus Cristo, seremos humilhados sem ser aterrorizados; a humilhação de si mesmo está de acordo com o amor de filho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |